quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pelo G8, Lusa desafia invencibilidade e ‘casa’ corintiana nesta quarta-feira

tite willian corinthians treino (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com) 
Tite escala Willian novamente como titular
 
Um mês depois de realizarem um amistoso em ritmo de preparação, Portuguesa e Corinthians voltam a se enfrentar, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu, agora para embalar definitivamente no Campeonato Paulista. Enquanto a Lusa tenta entrar no grupo dos oito melhores que avançarão à segunda fase, o Timão joga para tomar a liderança do rival Palmeiras.

Apesar de ser mandante, a Portuguesa vai atuar praticamente como visitante nesta rodada. A diretoria decidiu levar a partida para a histórica casa corintiana para tentar lucrar mais com a venda de ingressos. Por isso, abriu mão de boa parte dos bilhetes, ficando apenas com tobogã para acomodar seus torcedores.

O histórico, porém, não é ruim. Em janeiro, Corinthians e Portuguesa se enfrentaram em um teste para o estadual. Melhor para a Lusa. Os técnicos Tite e Jorginho usaram titulares no primeiro tempo e reservas, no segundo. Rafael Oliveira, na etapa final, fez o gol que deu a vitória à Rubro-Verde.

No Paulistão, os clubes vivem momentos parecidos. Ambos vêm de duas vitórias consecutivas. O Timão leva vantagem por ter números melhores, aparecendo com 20 pontos, em segundo, perdendo apenas no saldo de gols para o Palmeiras. Já a Portuguesa ocupa a nona colocação, com 12.

Leonardo Ferreira Lima apita a partida. Os auxiliares são Fábio Luiz Freire e Maísa Teles Paiva. O Premiere Futebol Clube transmite a partida para todo o Brasil, em sistema pay per view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances  em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2
Portuguesa: Jorginho terá quatro desfalques na partida. Com isso, Gustavo e Wilson Júnior ganham uma chance. Guilherme volta de suspensão e é outro a entrar. Ananias também pode voltar ao time, mas ainda não está 100%. Com isso, pode ficar no banco de reservas e isso abriria uma vaga para o jovem Danilo. A Lusa deve entrar em campo com: Weverton, Luis Ricardo, Rogério, Gustavo e Raí; Guilherme, Léo Silva, Maylson e Henrique; Ananias (Danilo) e Wilson Júnior.

Corinthians: depois de usar os reservas na vitória sobre o São Caetano, no ABC, o técnico Tite colocará os titulares novamente em ação. Alguns deles estão com problemas físicos e não voltam. O meia Alex, que perdeu o lugar na estreia na Libertadores, regressa à equipe. Já Willian, autor do gol na última rodada, se mantém. A formação é a seguinte: Julio Cesar, Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Willian e Liedson.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Portuguesa: Renato e Boquita, emprestados pelo Corinthians, não poderão jogar por questões contratuais. Marcelo Cordeiro, com dores nas costas, e o atacante Rafael Oliveira, também machucado, não entrarão em campo.

Corinthians: os problemas se acumularam no Timão nos últimos dias. O lateral-direito Alessandro e o atacante Jorge Henrique, com dores musculares, estão fora. Já o atacante Emerson tem uma pubalgia e também foi vetado. O meia Douglas e o centroavante Adriano não estão relacionados para fazerem trabalhos visando a melhora do condicionamento físico.
header fique de olho 2
Portuguesa: o volante Guilherme é um dos destaques do time e está de volta após cumprir suspensão contra o XV de Piracicaba. Além disso, ele reencontra o Corinthians, que tentou sua contratação no início do ano.

Corinthians: um dos destaques na conquistado Brasileirão, Willian voltou a ser decisivo com a camisa alvinegra. O atacante teve uma boa atuação e ainda marcou o gol da vitória sobre o Azulão e agora terá mais uma chance como titular.
header o que eles disseram

Jorginho, técnico da Portuguesa: “Eu acho um absurdo isso. Se o time não usa determinado jogador e empresta é porque ele não serve para o clube de origem. Então por que colocar no contrato uma cláusula que ele não pode enfrentar seu time? Aqui aconteceu com o Thiago Silvy e eu pedi para liberarem ele para jogar contra nós pelo Criciúma” (em referência a Renato e Boquita, que pertencem ao Corinthians e não podem jogar nesta quarta).

Tite, técnico do Corinthians: “Eu vejo motivação quando você tem uma coisa grande para buscar. Nós temos muito respeito pela Portuguesa. É um grande clássico, temos essa invencibilidade para manter. E um dado verdadeiro também: ela nos venceu naquele amistoso no início do ano”.
header números e curiosidades

* O retrospecto recente aponta equilíbrio total entre Timão e Lusa. Nas últimas dez vezes em que as duas equipes se enfrentaram, cada time venceu três vezes e houve quatro empates, o Timão marcou 13 gols contra dez da Portuguesa.

* Nesses últimos dez jogos, o Timão venceu por 5 a 2 no Brasileiro 2002, 1 a 0 no Paulistão 2008 e 2 a 0 no Paulistão 2011. A Lusa venceu por 1 a 0 no Paulistão 2004, 2 a 1 no Paulistão 2006 e 1 a 0 em amistoso este ano.

* Pelo Campeonato Paulista, a última vitória da Portuguesa sobre o Corinthians aconteceu dia 22 de janeiro de 2006, no Pacaembu. Na oportunidade, a Lusa venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Du Lopes e Leandro Amaral. Tevez marcou para o Timão.

* Corinthians x Portuguesa tem sido garantia de gols. O último 0 a 0 registrado neste confronto foi há 17 anos (ou 29 jogos), quando as duas equipes se enfrentaram no dia 28 de maio de 1995, pelo Campeonato Paulista. A média de gols é de 3,2 por partida. Foram marcados 498 gols em 154 jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário