sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fora das condições ideais, Adriano é liberado de ajudar na marcação

Tite com Adriano no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./ Ag. Estado) 
Tite diz que Adriano foi importante em 2011 e por isso jogará 
 
Com Tite no comando do Corinthians, a equipe campeã brasileira em 2011 se caracterizou pela forte marcação até mesmo no ataque. Mas a presença de Adriano mudará um pouco a maneira de a equipe jogar. Escalado para enfrentar o Botafogo-SP, neste sábado, às 18h30m, no Pacaembu, o Imperador não terá muitas funções na hora de colaborar com o setor defensivo.

Para o treinador, obrigar o centroavante a se esforçar na marcação pode comprometer o aproveitamento ofensivo dele. Por isso, o camisa 10 alvinegro, no máximo, fará a composição no meio de campo quando o time estiver sem a bola. Nem mesmo em lances parados ele se dirigirá até a área.

- Tenho de preservar o Adriano nas ações mais importantes, como pivô e cabeceio ofensivo. Em cada bola parada (na defesa), vou fazê-lo correr uns 150 metros. Vou desgastá-lo. Se eu precisar de uma ação individual, vou chamar, mas preciso preservá-lo para ter energia nos movimentos mais específicos.

Tite espera também uma maneira diferente de atuar sem a presença de Liedson. Ao contrário de Adriano, o Levezinho tem mais facilidade para se movimentar pelos lados, abrindo espaços para a chegada de outros jogadores.

- Muda a característica ter um pivô, trabalhar essa bola na entrada da área, a bola lateral para conclusão e infiltração. Ele é um jogador diferente do Liedson.

Adriano foi titular contra o São Caetano, atuando até os 29 minutos do segundo tempo, mas foi barrado diante da Portuguesa para continuar o processo de evolução física. No treino de terça-feira, no CT Joaquim Grava, o desempenho dele não foi bom frente uma equipe formada por reservas e garotos da base. Mesmo assim, Tite espera vê-lo em melhores condições no sábado.

Ele está com mais confiança e ritmo maior"
Tite, sobre Adriano
 
- Ele está com mais confiança e ritmo maior. Com a equipe, teoricamente, mais entrosada, vejo, sim (melhor).

O treinador explicou também os motivos de ter optado pelo Imperador ao invés de Elton. O ex-vascaíno vinha sendo o reserva imediato de Liedson, mas segue no banco de reservas com o retorno de Adriano.

- O Adriano foi um jogador importante no ano passado, sendo usado sem suas reais condições. É justo nesse processo de recondicionamento. O Elton está em melhores condições, mas precisamos ter esse caminho para que o Adriano possa retomar agora que está muito perto disso. É essa a coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário