terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Corinthians tem melhor média defensiva em 5 anos e retoma hegemonia

Presença de Ralf à frente da zaga é um dos trunfos do sistema defensivo corintiano. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Presença de Ralf à frente da zaga é um dos trunfos do sistema defensivo corintiano
Dono da melhor defesa do Campeonato Paulista em três dos últimos quatro anos, o Corinthians exibe novamente em 2012 a consistência que marca sua participação no Estadual das temporadas recentes. São três gols sofridos em 10 jogos, o que dá aos corintianos, também lembrados por vitórias magras, novamente o índice de melhor retaguarda do Estadual. Em 2011, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari ficou com essa marca.

O índice obtido pelo Corinthians nas 10 primeiras rodadas do Paulista 2012 é inédito nos últimos cinco anos. Nem mesmo as equipes dirigidas por Mano Menezes em 2008, 09 e 2010 conseguiram o feito. Dono da melhor retaguarda no ano passado, o Palmeiras também tem números defensivos inferiores em relação à equipe de Tite deste ano. Só Mirassol, Bragantino e Mogi Mirim vazaram Júlio César. Entre os clubes da elite nacional, só o Atlético-MG vai melhor com um gol sofrido em quatro jogos.

Ao contrário do Campeonato Brasileiro 2011, em que também teve a melhor defesa, o Corinthians do Paulista se caracteriza pela posse de bola que dá refresco ao time e impede o adversário de criar. Nos quesitos trocas de passes e posse, o time de Tite também lidera o Estadual, segundo o Footstats. Nos desarmes, diferencial na campanha do último ano, a equipe é a quarta colocada.

"Temos um conjunto muito forte, entrosamento, e o time todo joga compactado. Se você tem a bola e se corre certo, facilita até a parte física", lembra o lateral Fábio Santos.

O zagueiro Wallace também cita a solidariedade como explicação. "Afirmo que o ataque tem grande parcela no sucesso da defesa", lembra ele, titular no último sábado, dia da quinta vitória por 1 a 0 em dez jogos do Paulista. "Todos da frente colaboram. O Liedson, o Willian, o Emerson, o Gilsinho. Isso facilita lá trás. Não ficamos tão expostos".

Confira as melhores defesas do Paulista nos últimos 5 anos:

2008 - Corinthians e Palmeiras com média de 0,78 gol sofrido por partida
2009 - Corinthians com 0,78 gol sofrido por partida
2010 - Corinthians com 0,94 gol sofrido por partida
2011 - Palmeiras com 0,47 gol sofrido por partida. Corinthians em segundo com 0,69
2012 - Corinthians tem 0,3 gol sofrido por partida após 10 rodadas
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário