sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Contra problemas no Brasil, Ramírez exclui palavra Peru do vocabulário

Ramirez (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com) 
Ramirez ainda não domina totalmente o português
 
O pouco domínio da língua portuguesa fez Luis Ramírez se intimidar no Corinthians. Sem entender e falar fluentemente o idioma, o jogador quase não concedeu entrevistas desde que foi contratado, no início de 2011. Entre algumas brincadeiras dos companheiros de elenco, o meio-campista foi recomendado pelo volante Paulinho a não utilizar o nome do próprio país: Peru.

- Quando cheguei, o Paulinho disse para não falar esse nome porque aqui ele significa outra coisa. Não falo mais o nome do meu país (risos) – contou.

Ramírez revela que ainda não adicionou ao vocabulário os palavrões brasileiros. Apesar de estarem tão presentes durante as partidas na boca dos corintianos e dos adversários, o jogador continua lembrando das ofensas em espanhol quando está irritado.

- Conheço alguns, mas, nessa hora, ainda penso na minha língua – disse o armador, citando alguns exemplos impublicáveis.

O meio-campista garante que a timidez está apenas no contato com os jornalistas. Mais próximo do lateral-esquerdo Fábio Santos e do atacante Willian, o peruano diz que, fora do CT Joaquim Grava, não fica retraído com o idioma.

- Não tenho vergonha de falar do meu jeito. Se a pessoa não entende, falo duas ou três vezes até entender. Vocês (brasileiros) falam muito rápidos. Eu nunca vou falar assim. Aqui não tem ninguém que fale espanhol. Então, tenho que aprender o português. Aos poucos, vou melhorando.

Ramírez está em alta no Timão depois de boas exibições. O jogador marcou dois gols na temporada e vem de uma bela atuação no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, na última quarta-feira, no Pacaembu. Com o sucesso, foi convencido a participar da entrevista coletiva da última quinta.

- Não gosto muito, é meu jeito de ser. Eu entendo o trabalho de vocês, que precisam saber o que acontece com o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário