domingo, 30 de setembro de 2012

Timão acorda no segundo tempo, e Romarinho dá a vitória sobre Sport

Romarinho recebe o carinho dos companheiros após brilhar contra o Sport. Foto: Fernando Borges/Terra 
Romarinho recebe o "carinho" dos companheiros após brilhar contra o Sport
  • lance capital
    9 do 2º tempo

    Após boa jogada de Alessandro e Danilo, Paulinho aparece na área e chuta no canto direito de Magrão, tirando o Corinthians do sufoco na partida
  • nome do jogo
    Romarinho

    Assim como toda o time, o atacante voltou ligado para o segundo tempo e fez dois gols. Ele é o artilheiro alvinegro no Brasileirão, com seis
  • deu certo
    Guerrero

    O centroavante peruano mostra que está se adaptando ao clube. Apesar de não marcar, fez o pivô que Tite tanto quer e começa a ganhar espaço na equipe
O Corinthians deu neste domingo mais um passo no Campeonato Brasileiro para poder pensar só no Mundial de Clubes. Mas não foi fácil como o placar pode sugerir. Com uma atuação discreta no primeiro tempo, o Timão despertou apenas na etapa final e venceu o Sport por 3 a 0, no Pacaembu, ficando mais próximo da “zona de conforto” que o técnico Tite tanto almeja.

Pensando no torneio internacional, marcado para dezembro, no Japão, o Corinthians teve neste domingo a ajuda do presente e do futuro da equipe. Presente nos pés de Paulinho, fundamental em abrir caminho para o triunfo aparecendo como um atacante na área. Futuro com Romarinho, cada vez mais adaptado ao esquema tático e autor do segundo e terceiro gols.

O resultado deixa o Timão apenas seis pontos atrás da meta estipulada pela comissão técnica para iniciar o planejamento para o Mundial, principalmente para dar folga aos titulares. O Alvinegro soma agora 39 pontos, apenas seis abaixo dos 45 que a comissão técnica deseja para dar descanso aos titulares.

Os corintianos, aliás, ajudaram o arquirrival Palmeiras na luta contra o rebaixamento. Isso porque o Sport permanece com 27 pontos, somente um acima do Verdão, e não consegue deixar o grupo dos quatro últimos do Brasileirão.

Na próxima rodada, o Corinthians volta a enfrentar um time pernambucano, e o Sport pega outro paulista. Na quinta, o Leão encara a Portuguesa, às 21h, no Canindé, em São Paulo. Já o Timão joga no sábado, às 16h20, contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, no Recife.
Paolo Guerrero na partida do Corinthians contra o Sport (Foto: Alex Silva / Ag. Estado) 
Paolo Guerrero sofre marcação dupla dos jogadores do Sport 
Timão começa bem, mas não marca
O Corinthians parecia que não teria dificuldades para bater o Sport. Com a tradicional marcação no campo de ataque, o Timão assustou o adversário nos primeiros minutos, controlou a partida sem grandes problemas, mas não conseguiu ficar em vantagem no placar. O passar do tempo permitiu que o Leão se ajustasse e segurasse a igualdade com uma estratégia claramente defensiva.

A blitz feita pelos corintianos nos momentos iniciais rendeu também as melhores oportunidades de um primeiro tempo de baixo nível técnico. Aberto pelo lado direito, Romarinho foi quem mais se aproximou de marcar ao bater rente à trave e depois parar em boa defesa de Magrão.

Depois do susto, o Sport usou a experiência de veteranos como Cicinho e Hugo, campeões pelo São Paulo, para segurar o ímpeto alvinegro. Mais do que satisfeito com um empate diante do campeão da Libertadores, no Pacaembu, o Leão esfriou a partida e quase não deu trabalho a Cássio. Na única chance, Moacir esteve perto de acertar o ângulo esquerdo em chute de longe com desvio.

O Timão só voltou a acordar nos últimos dez minutos, mas não empolgou os mais de 20 mil torcedores que compareceram ao estádio. Guerrero, que fez boa atuação como pivô, por pouco não fez o primeiro gol dele na “casa” corintiana ao girar sobre a marcação na área e bater rasteiro. Magrão salvou no canto esquerdo.

Paulinho e Romarinho garantem a vitória

O Corinthians voltou para a etapa final tentando colocar mais velocidade na partida. Tite deu liberdade total a Paulinho para se aproximar do setor ofensivo e tentar embaralhar a forte marcação rival. A alteração tática funcionou antes mesmo dos dez minutos. Em rápida jogada pela direita, o volante recebeu de Alessandro na área e tocou rasteiro, no canto direito do goleiro pernambucano.

O Sport tentou reagir ao abandonar a retranca, mas teve problemas ofensivos para assustar. Em um dos poucos momentos de perigo, não levou sorte, como em chute de cruzado de Hugo que passou bem próximo da trave de Cássio.

A necessidade do Sport avançar ajudou o Corinthians. Os paulistas ganharam espaço para atacar e ainda contaram com a ajuda do adversário. Ralf roubou a bola no meio de campo e lançou Romarinho na esquerda. Com a defesa pernambucana aberta, o atacante avançou em velocidade e chutou rasteiro, fazendo 2 a 0.

Com a partida praticamente decidida, o Corinthians teve tempo para aumentar. Alessandro cruzou da direita, Guerrero chutou forte, mas parou no goleiro Magrão. No rebote, Romarinho ganhou da zaga na pequena área e tocou para a rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário