quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Corinthians liga o alerta para quatro titulares antes do Mundial

Tite quer mais dez pontos para o Corinthians afastar qualquer risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e passar a pensar exclusivamente no Mundial de Clubes. Depois que isso acontecer, quem entrará é o departamento médico. Fundamentais na equipe e desgastados pela maratona de partidas, Fábio Santos, Ralf, Paulinho e Danilo são os jogadores que mais preocupam a comissão técnica para a disputa do torneio, em dezembro, no Japão.
 
Paulinho, Ralf, Fabio Santos (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) 
Paulinho, Ralf e Fabio Santos foram campeões da Libertadores 
 
Não por acaso, os atletas são aqueles que mais vezes atuaram na temporada. Absolutos nas funções e sem reservas imediatos à altura no elenco, Fábio Santos e Ralf lideram as estatísticas, com 50 participações entre Paulistão, Libertadores e Brasileirão. Paulinho aparece logo abaixo, com 47, seguido de perto por Danilo, com 45.

No planejamento feito para o segundo semestre ficou decidido que eles ganharão folga antes que outros assim que a equipe entrar na famosa “zona de conforto” do torneio nacional. O quarteto deve ser tirado de ação por cerca de dez dias. Segundo o treinador, um tempo maior que esse já prejudicaria o condicionamento físico.

– Se alcançarmos de forma rápida esses pontos, a preparação física e a fisiologia vão pontuar alguns atletas. Por exemplo, o Fábio Santos vem baixando de rendimento no final dos jogos. Ele e tantos outros. Mas só podemos pensar nessa segunda etapa quando chegarmos a esses pontos – afirmou Tite.

A “folga” não será concedida somente ao quarteto. Outros jogadores que atuaram menos também já estão sob observação, principalmente pelo histórico de lesões. São os casos do lateral-direito Alessandro (34 partidas), do zagueiro Paulo André (21) e dos atacantes Jorge Henrique (34) e Emerson (34). O zagueiro Chicão (42) passou na semana passada por uma cirurgia de hérnia inguinal e ficará um mês fora de combate.
danilo corinthians treino (Foto: Luis Moura / Agência Estado) 
Danilo é um dos que mais jogaram na temporada
 
Mais do que evitar lesões, o Corinthians quer economizar energia para um possível confronto contra o Chelsea na decisão. De janeiro até agora, a equipe já foi a campo 61 vezes e consequentemente minou suas forças, enquanto os ingleses iniciaram a temporada 2012-2013 no mês passado e chegarão ao Japão no ápice físico.

– Precisamos estar em uma condição parecida – ressaltou Tite.

Mesmo assim, o Timão entrará em campo com sua formação considerada ideal nas últimas rodadas do Brasileirão. O torneio acaba no dia 2 de dezembro, dois antes da viagem para o Japão. A estreia no Mundial está marcada para o dia 12 do mesmo mês. Na visão da comissão técnica, os dez dias serão suficientes para todos os atletas se recuperarem.

– O ideal seria jogar mais (dos cinco últimos com os titulares). Faltam 13. Se retardarmos a conquista de pontos, não vai dar tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário