quarta-feira, 9 de maio de 2012

P. André volta a treinar em campo e luta para recuperar tempo perdido

Zagueiro já demonstra frustração por recuperação demorada e terá trabalho para voltar a ser titular. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Zagueiro já demonstra frustração por recuperação demorada e terá trabalho para voltar a ser titular
O zagueiro Paulo André começou o ano de 2012 da mesma forma que terminou 2011, atuando como titular da zaga do Corinthians e gozando de prestígio com o técnico Tite. Mas logo tudo mudou por causa de uma lesão. Ainda na primeira partida oficial pela temporada, na estreia no Campeonato Paulista, o defensor foi substituído no segundo tempo e desde então não atuou mais pelo clube. Nesta terça-feira, Paulo André voltou a treinar no campo e agora luta contra o tempo para ter condições de jogo o quanto antes.
 
O que começou com uma artroscopia - cirurgia das mais simples em se tratando de joelho -, com previsão de recuperação entre 30 e 40 dias, já mantém Paulo André afastado dos gramados há mais de cem dias. O zagueiro operou o joelho direito ainda no dia 1º de fevereiro. No fim de março, já com a recuperação atrasada por causa de um problema na cicatrização da cartilagem do joelho, ele esperava voltar em duas semanas. Agora, porém, o departamento médico corintiano não arrisca mais uma previsão para o seu retorno.

Nesta terça-feira, Paulo André cumpriu uma etapa importante da recuperação e voltou a treinar no campo. O jogador, inclusive, fez o aquecimento junto aos companheiros no CT do Parque Ecológico, o que não vinha acontecendo nos últimos dias. Depois, seguiu para trabalhar com a fisioterapia do Corinthians, indicando que os trabalhos de preparação física no gramado, quando iniciados, ainda demorarão a colocar o zagueiro em condições de jogo.

Apesar de Paulo André já ser praticamente um veterano em recuperação de lesões no joelho, tendo superado várias delas ao longo da carreira, as recentes complicações decorrentes da artroscopia vêm frustrando o zagueiro. Ciente das dificuldades que terá para recuperar a posição na zaga corintiana, hoje formada por Chicão e Leandro Castán, o defensor desabafou em seu site oficial.

"Continuo lutando feito louco, contra mim, minhas dores, contra o tempo", escreveu Paulo André, ainda em 14 de abril. "Quero, outra vez, ultrapassar as barreiras e provar que a recuperação física não passa de matemática, dedicação, repetição, adaptação e evolução. Mas essa minha teoria insiste em não funcionar, pelo menos não da maneira que gostaria. Me pego pensando no que disse (Albert) Einstein e me encho de vergonha, pois segundo ele: 'a idiotice é fazer as mesmas coisas todos os dias e esperar por um resultado diferente'", exemplificou o zagueiro, citando o físico alemão.

Sem uma previsão estimada de retorno, Paulo André já corre sério risco de não jogar pelo Corinthians na Libertadores. Ainda que o time se classifique para as quartas de final e siga avançando na competição, o clube pode optar por inscrever outro jogador em seu lugar, possibilidade que já foi cogitada antes da disputa das oitavas. Além disso, outro atleta que foi inscrito para a fase mata-mata, o zagueiro Marquinhos, é mais um concorrente à posição para Paulo André.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário