terça-feira, 29 de maio de 2012

Na era dos pontos corridos, Timão tem pior início entre campeões

tite corinthians (Foto: Alex Silva/Agência Estado) 
Tite admite que a prioridade é a Libertadores
 
Ninguém no Corinthians esconde que a prioridade, neste momento, é vencer pela primeira vez na história a Taça Libertadores. Classificado para as semifinais, contra o Santos, o Timão teve de deixar de lado o Campeonato Brasileiro e começou a pagar caro por isso. Após duas rodadas, derrotas para Fluminense e Atlético-MG. Números que colocam o clube com o pior aproveitamento entre os campeões na era dos pontos corridos.

Nunca uma equipe que levantou a taça no ano anterior iniciou tão mal o torneio no ano seguinte. Com a competição sendo disputada neste formato desde 2003, quem mais se aproximou do Timão foi o rival São Paulo. Em 2008, perdeu para o Grêmio (1 a 0), no Morumbi, e arrancou um empate contra o Atlético-PR (1 a 1), na Arena da Baixada. Mas se recuperou e ficou com a taça em dezembro.

Não dá para ganhar tudo. Não é desculpa, mas você precisa priorizar em algum momento"
Tite
 
Outro com um aproveitamento semelhante nas primeiras rodadas foi o Flamengo, em 2010. O Rubro-Negro acumulou dois empates por 1 a 1 contra São Paulo, no Rio de Janeiro, e Vitória, em Salvador, e não conseguiu reagir em seguida, acabando o Brasileirão em 14º lugar.

Três times obtiveram uma vitória e uma derrota na largada. Campeão em 2005, o próprio Corinthians começou a temporada posterior perdendo para o Grêmio (2 a 0), em Porto Alegre, e vencendo o São Caetano (3 a 0), no Pacaembu – ficou em nono no fim do campeonato.

Já em 2007, o Tricolor paulista bateu o Goiás (2 a 0), no Morumbi, mas perdeu para o Náutico (1 a 0), nos Aflitos – ficou com o título. O Fluminense, em 2011, foi superado pelo São Paulo (2 a 0), no Rio, e derrotou o Atlético-GO (1 a 0), em Goiânia – garantiu o terceiro lugar.

Curiosamente, os melhores aproveitamentos foram dos primeiros campeões nos pontos corridos. O Cruzeiro de 2004 venceu o Juventude (2 a 1), no Mineirão, e empatou com o Goiás (2 a 2), no Serra Dourada. No fim, ficou só em 13º. O Santos de 2005 venceu as duas: Paysandu (4 a 1), na Vila Belmiro, e Coritiba (3 a 2), no Couto Pereira. Entretanto, tropeçou com o decorrer das rodadas e parou em décimo.

O Corinthians, porém, pode usar como argumento o bom rendimento na Libertadores. Nenhum campeão brasileiro foi tão longe na competição sul-americana na temporada seguinte. Cruzeiro, Timão, São Paulo (2007) e Fluminense caíram logo nas oitavas. Já Santos, São Paulo (2008 e 2009) e Flamengo foram eliminados nas quartas e puderam se concentrar novamente no torneio nacional.

– Não dá para ganhar tudo. Não é desculpa, mas você precisa priorizar em algum momento – justificou o técnico Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário