quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Corintiano preso portava sinalizador idêntico ao que matou boliviano

Dos 12 torcedores corintianos presos após a morte de um garoto de 14 anos no jogo entre San José e Corinthians, em Oruro, dez devem ser liberados até a manhã desta sexta-feira, enquanto outros dois se encontram em situação mais complicada. Clique aqui e veja a identidade dos 12
 
A informação é do advogado do grupo de torcedores, o boliviano Jaime Luiz Flores, que chegou à sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" ("Força Especial de Luta Contra o Crime") na tarde desta quinta-feira. Segundo ele, dois corintianos foram presos com sinalizadores idênticos ao que acertou Kevin Douglas Beltrán Espada, o jovem fã do San José. Um desses torcedores, Cleuter Barreto Barros, portava artefatos do mesmo lote do sinalizador que matou o boliviano.

- Na nossa perspectiva, entendemos que não houve participação de dez dos que estão apreendidos no momento, e estes deveriam ter liberdade imediata. Os outros dois foram presos com sinalizadores, então talvez tenham de esperar um pouco mais. Um deles, Cleuter Barreto Barros, foi detido com um sinalizador do mesmo lote daquele que atingiu a pessoa morta - informou o advogado do grupo.
info sinalizador 4 (Foto: arte esporte)
Os depoimentos dos torcedores devem acabar na noite desta quinta. A partir daí, uma audiência com a fiscal investigativa do Ministério Público, Abigail Saba, vai definir se os corintianos serão liberados ou seguirão presos preventivamente. Na delegacia, atrás das grades, os corintianos falaram com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM - clique aqui e assista ao vídeo.

Paralelamente a isso, um agente consular e um advogado foram enviados pela embaixada brasileira na Bolívia a Oruro para acompanhar o caso dos 12 torcedores corintianos presos.
torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves) 
Torcedores do Corinthians presos na delegacia de Oruro 
 
Eles foram para dar assistência aos brasileiros presos pela polícia boliviana e também para evitar que aconteçam abusos por parte das autoridades locais.

A expectativa do Itamaraty é a de que pelo menos seis torcedores sejam liberados ainda nesta quinta-feira. A embaixada também informou que não deverá dar ajuda financeira aos brasileiros.

- O que surpreende um pouco é que tenham sido detidos vários brasileiros. Imagino que apenas uma pessoa tenha feito isso, então não sei quais foram as circunstâncias das detenções - disse o ministro conselheiro da embaixada, Eduardo Saboia, ao mandar os representantes para Oruro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário