segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Apelação da defesa contesta cinco pontos de inquérito contra corintianos

Menor corinthians chega acompanhado do advogado   (Foto: Werther Santana/Agência Estado) 
Menor se entrega em Guarulhos para confessar disparo
 
O advogado Miguel Blancourt apresentou, no início da tarde desta segunda-feira, a apelação à decisão do juiz cautelar Julio Huarachi Pozo de decretar a prisão preventiva dos 12 torcedores corintianos indiciados pela morte de Kevin Douglas Beltrán Espada, 14 anos. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao documento, que contesta cinco pontos considerados falhos no inquérito policial assinado pela fiscal de investigação Abigail Saba. 
 
O inquérito mostra que os 12 torcedores foram indiciados por homicídio doloso, sendo que dois deles seriam autores – Cleuter Barreto Barros e Leandro Silva de Oliveira –, enquanto os outros dez ficaram na condição de cúmplices. Este é o primeiro ponto contestado pela apelação: “É impossível fazer com que 12 pessoas sejam responsáveis pelo lançamento de um único artefato”, diz o documento.

Os outros quatro pontos apontados como possíveis contradições do inquérito são os seguintes:
- De acordo com a lei boliviana, os depoimentos dos acusados precisam ser tomados por quem está lhes acusando. No caso, a fiscal de investigação Abigail Saba. No entanto, quem ouviu os 12 torcedores corintianos foi um assistente dela;

- Para o advogado dos presos, eles só foram encarcerados pelo fato de serem brasileiros, o que configuraria um preconceito. Para Miguel Blancourt, o único motivo da prisão foi um suposto temor de fuga dos corintianos;

- A prisão não foi em flagrante, e a princípio o advogado alega que os 12 foram levados apenas para prestarem esclarecimentos. A morte de Kevin ocorreu às 21h05m (horário local), no início do primeiro tempo do jogo entre San José e Corinthians. Os torcedores só foram levados para a delegacia uma hora depois;

- De acordo com o advogado da embaixada, Abigail Saba prometeu apresentar vídeos que provariam a participação dos torcedores no disparo do sinalizador. Na audiência, porém, foi mostrada apenas uma foto do incidente. Miguel Blancourt diz que as provas são inconsistentes.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Abigail Saba respondeu de forma veemente aos argumentos apontados pelo advogado que cuida dos 12 presos na Penitenciária de San Pedro. Ela tem convicção de que o juiz cautelar vai negar a apelação e que o processo vai continuar correndo normalmente.

- É um processo normal. A defesa tem direito à apelação, mas, pela minha experiência, sei que isso será negado. Há muitas questões que ainda precisamos esclarecer, e por isso o melhor é manter esses 12 brasileiros encarcerados. Não há contradições no inquérito, ele é que não está interpretando da maneira correta – disparou Saba.

Além da apelação, a defesa dos corintianos prepara provas suficientes para apresentar um pedido de reforma do inquérito, que correria paralelamente à apelação. Neste pedido de reforma, é possível incluir novos fatos – o advogado quer anexar a entrevista do menor de 17 anos que confessou o crime ao programa "Fantástico", da TV Globo, além de uma ficha do garoto, que deve chegar à Bolívia ainda nesta segunda, e de depoimentos de testemunhas. Marina Kim, esposa de um dos presos, será a primeira a dar sua versão do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário