terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Com fama de 'durona', fiscal descarta pressão política e liberação de presos

Abigail Sada trabalha em seu escritório em Oruro (Foto: Reprodução Internet) 
Abigail Sada nega qualquer pressão diplomática ou política
 
Abigail Sada atua há 14 anos como fiscal de investigação na Bolívia. Em Oruro, ela é conhecida como uma chefe 'durona'. De suas mãos, saiu o pedido de prisão preventiva dos 12 torcedores corintianos acusados de envolvimento na morte de Kevin Espada, de 14 anos, na última quarta-feira, na partida entre Corinthians e San José. Em seu escritório, onde conta com a ajuda de duas assistentes e lida com pilhas de inquéritos, Sada recebeu com exclusividade a reportagem do "SporTV News". Apesar das manobras criadas pela defesa dos brasileiros e pela confissão de um menor de idade, no Brasil, ela negou qualquer possibilidade de liberação dos doze detidos antes do prazo. 
 
- Não aceitamos nenhuma pressão diplomática, nem política. A investigação preliminar dura 20 dias. A fase preparatória, seis meses. Depois, há um hipotético júri - disse a promotora,
Abigail Sada trabalha em seu escritório em Oruro (Foto: Reprodução Internet) 
Abigail Sada trabalha em seu escritório em Oruro
 
Apesar da larga experiência em processos de homicídios, é a primeira vez que Sada trabalha com brasileiros. A confissão de um menor de idade, torcedor de uma organizada do Corinthians, em São Paulo, como autor do disparo que vitimou Kevin, não a surpreendeu. A fiscal afirmou que o caso levanta uma questão agravante: se o autor do crime deixou a Bolívia, podem existir outros cúmplices que também deixaram o país.

- Como saiu de Oruro, como chegou aqui? E como cooperaram para que saísse daqui? Os torcedores sabendo disso, que houve um disparo, então várias pessoas facilitaram para que esse garoto fosse embora - disse.

Autoridades bolivianas não vão enviar ao Brasil nenhum representante para investigar o caso. No país, a maioridade penal é de 16 anos. O relatório brasileiro sobre o depoimento do menor de idade ainda não foi informado oficialmente ao país.

- Qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre esse caso precisa se apresentar à Justiça boliviana - disse Sada.

O Corinthians volta a campo nesta quarta-feira diante do Millonarios, da Colômbia, pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores. O jogo será às 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Nesta terça-feira, a Conmbol negou um recurso do Timão e manteve a decisão de obrigar o clube a disputar suas partidas no torneio continental sem a presença do torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário