quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Embaixada brasileira na Bolívia envia agentes a Oruro para evitar 'abusos'

MOSAICO - tragédia torcedor san jose morre libertadores corinthians (Foto: Editoria de arte)
 
Os doze torcedores do Corinthians detidos em Oruro após a morte do adolescente Kevin Douglas Beltrán Espada vão receber assistência de um agente consular da embaixada brasileira na Bolívia nas próximas horas. O fato foi registrado por um plantonista durante a noite, e, na manhã desta quinta-feira, um agente consular e um advogado foram enviados à cidade, que fica a 226 quilômetros da capital La Paz. 
 
O ministro conselheiro da embaixada, Eduardo Saboia, quer evitar abusos das autoridades da Bolívia contra os torcedores. Segundo ele, como os agentes ainda estão a caminho de Oruro, não há maiores informações. No entanto, ele acha estranho que doze pessoas tenham sido presas pelo disparo do sinalizador que atingiu o olho do garoto, torcedor do San Jose.

- Não vou especular sobre o que vai acontecer, o que surpreende um pouco é que tenham sido detidos vários brasileiros. Imagino que apenas uma pessoa tenha feito isso, então não sei quais foram as circunstâncias das detenções. Vamos detectar abusos e irregularidades. Se houver, protestaremos - afirmou o ministro ao GLOBOESPORTE.COM.

Durante o empate entre Corinthians e San Jose, na estreia dos clubes na fase de grupos da Libertadores, um cilindro de plástico com 2,5cm de diâmetro e 20cm de comprimento teria sido disparado do local onde estavam os torcedores brasileiros. A polícia boliviana diz ter apreendido nove objetos semelhantes. Eduardo Saboia afirmou que a embaixada tem a função de garantir uma apuração correta dos fatos e a assistência aos presos.

- Aqui aplica-se a legislação boliviana, mas é importante que os fatos sejam apurados dentro do processo legal, os brasileiros tenham direito à defesa, e não haja detenção injustificada.

A embaixada está em contato frequente com o Ministério das Relações Exteriores, no Itamaraty, em Brasília, e ficou de dar um retorno mais preciso sobre a situação dos presos no fim da tarde desta quinta-feira, após a visita do advogado e do agente consular. Confira a lista com os nomes dos brasileiros detidos:

Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário