sábado, 23 de fevereiro de 2013

Renato Augusto lamenta ausência da torcida corintiana na Libertadores

Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Renato Augusto será titular no jogo deste domingo
 
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu que o Corinthians deverá jogar suas partidas como mandante na Libertadores da América deste ano sem a presença de torcedores. A morte de Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, na partida contra o San José, em Oruro, resultou na medida da entidade. O meia Renato Augusto conhece bem a sensação de atuar com portões fechados: sua estreia como profissional, em 2005, pelo Flamengo, justamente contra o Timão, aconteceu desta maneira.

A primeira experiência dos alvinegros sem a Fiel por perto será na próxima quarta-feira, contra o Millonarios, da Colômbia, às 22h, no estádio do Pacaembu. Aproximadamente 30 mil ingressos já haviam sido vendidos. As lembranças que Renato Augusto guarda da partida em que entrou em campo pela primeira vez como profissional não são nada boas. Além da derrota por 4 a 2 do Flamengo para o Timão , o clima sem torcida traz más recordações. Por isso, o meia ainda sonha em uma liminar que faça com que os torcedores possam assistir os jogos da competição continental ao vivo.

– É mais difícil. Há muito tempo que não jogo assim, mas o clima é diferente, e o tesão para jogar também. Espero que a gente possa atuar com a torcida, que é nosso ponto forte, quem nos apoia. Apesar da minha estreia ter sido com portões fechados, prefiro não voltar no tempo – avaliou.

– Eu tive a sensação de estar jogando na época de juvenil, infantil, quando só pai e mãe vão te assistir. Isso não é clima de Libertadores ou de Brasileiro.

Mesmo chateado, Renato Augusto alertou: apesar de incomodar os jogadores, o fato de a torcida não poder comparecer não deve ser um entrave para a boa sequência na competição. Confiando no bom senso da Conmebol, o meia avisou que, dentro de campo, o Timão será o mesmo e buscará a classificação à próxima fase sem se abalar.
renato augusto corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians) 
Renato Augusto acredita que a punição será revista 
 
– Estamos aqui para jogar e fazer nosso trabalho todos os dias. Vamos deixar nas mãos da Conmebol e ver o que vai acontecer - ressaltou.

Do atual elenco, quem também teve experiência um pouco mais recente de jogar com portões fechados foi o atacante Alexandre Pato. Em 2010, o Milan, seu ex-clube, teve de enfrentar o Genoa sem a presença da torcida. A punição ao clube rossonero se deu após a torcida, revoltada com uma derrota por 4 a 1 para o Siena, atirar foguetes no gramado. Situação semelhante à vivida pelo Timão, castigado por conta de um sinalizador naval atirado em direção à torcida do San José no estádio Jesús Bermúdez.

No total, para a primeira fase, o Corinthians já havia vendido 85 mil ingressos. Além do Millonarios, a equipe ainda enfrentará o Tijuana, do México, no dia 13 de março, e o San José, da Bolívia, em 10 de abril. O clube tem total convicção na reversão da pena, apoiando-se no fato de que, assim como o Tribunal de Disciplina da Conmebol foi ágil para definir a punição, também poderá ser para cancelá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário