quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Corinthians vê possível punição como injusta e questiona segurança

O Corinthians diz não merecer ser punido pela morte de Kevin Espada, torcedor de 14 anos acertado por um sinalizador disparado pela torcida alvinegra durante a partida contra o San José, na noite da última quarta-feira. Lamentando bastante o ocorrido, o presidente do clube, Mário Gobbi, argumenta que trata-se de uma fatalidade e, por isso, qualquer punição por parte da Conmebol seria injusta. 
 
- Se seu filho de 5 anos comete um delito, você é o responsável e tem que pagar, mas eu não concordo que um clube com uma massa dessas tenha que responder pelo que um torcedor fez isoladamente. Existem outras formas de coibir a violência nos estádios - declarou o mandatário.

De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser até excluído do torneio. No artigo 18 do Código Disciplinar, uma das punições previstas para tais acontecimentos é exclusão da competição (presente ou de edições futuras), proibição de jogar em um estádio ou no país, perda de pontos, entre outras penas.

- O caso será julgado e o regulamento será aplicado, mas era um no meio de uma multidão. É preciso refletir. Não tenho dúvidas que o regulamento seja cumprido, nós fazemos questão que seja, mas fica uma coisa muito subjetiva. Nem dá para saber se aquela única pessoa é corintiana, são-paulina ou santista - completou Gobbi.
mario gobbi filho corinthians presidente entrevista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Gobbi diz que clube não pode se responsabilizar por multidão
 
O Corinthians ainda contesta a segurança do estádio em Oruro, que permitiu a entrada de torcedores dos dois times com sinalizadores.

- Eu não sabia que sinalizadores são armas letais, mas se são, como podem permitir que entrem no estádio? Estava quase tudo tomado por sinalizadores dos dois lados. A segurança é feita pela polícia e, se deixaram entrarem armados, não podemos ser responsabilizados criminalmente - destacou o diretor de futebol do clube, Roberto Andrade.

Após o incidente, a segurança do estádio passou a se preocupar com a integridade dos brasileiros que estavam presentes. Nesta manhã, a delegação corintiana deixou o hotel sob escolta. O clube não prevê qualquer tipo de represália dos bolivianos no próximo duelo entre as equipes. Corinthians e San José voltam a duelar pelo Grupo 5 da Taça Libertadores apenas na sexta rodada, dia 10 de abril, no Pacaembu.

*Colaborou Maria Clara Ciasca, sob supervisão de Zé Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário