terça-feira, 8 de maio de 2012

Apesar do bom retrospecto, Timão sofre com mata-mata no Pacaembu

Tite do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Estado) 
Corinthians tem sofrido em partidas de mata-mata
 
O Corinthians considera uma grande vantagem poder resolver no Pacaembu seu futuro na Taça Libertadores. Dono da segunda melhor campanha da primeira fase, o Timão só não decidirá em casa os confrontos se enfrentar o Fluminense, adversário que só poderá encontrar na final. Apesar de ter números muito favoráveis atuando no mais tradicional estádio paulistano, a equipe dirigida por Tite acumula dificuldades em duelos de mata-mata.

Desde que o treinador voltou ao clube, em outubro de 2010, foram 49 partidas no Pacaembu entre Campeonato Paulista, Brasileirão e Libertadores. O rendimento é bastante positivo: foram 36 vitórias, seis empates e apenas sete derrotas, o que o coloca com um aproveitamento de 77,55% dos pontos em disputa.

O problema está em superar obstáculos em enfrentamentos de um ou dois jogos. Mesmo tendo alguns triunfos, o Timão nunca conseguiu tranquilidade. A começar pela mesma Libertadores de 2010. Com poucos dias de treinamento e Ronaldo em péssima condição física, a equipe sucumbiu diante do até então desconhecido Tolima: empate por 0 a 0, em São Paulo, e derrota por 2 a 0, em Ibagué, resultado que desencadeou uma série de protestos da torcida e culminou na aposentadoria do Fenômeno e na saída do lateral-esquerdo Roberto Carlos.

O Timão voltou a crescer no Paulistão, mas teve problemas na fase final. Em confrontos únicos, a equipe sofreu para vencer o Oeste por 2 a 1 nas quartas e eliminou o arquirrival Palmeiras nos pênaltis nas semis (empate por 1 a 1 no tempo normal). Já na decisão, igualdade sem gols, no Pacaembu, e derrota por 2 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro, terminando a competição com o segundo lugar.

A dificuldade voltou a aparecer em 2012. O Corinthians passou sem sustos pela fase de classificação do estadual, fazendo a melhor campanha e garantindo o direito de decidir em casa até as finais. De nada adiantou. Logo nas quartas, o Timão foi surpreendido pela Ponte Preta, perdeu por 3 a 2 em um jogo marcado pelas falhas do goleiro Julio Cesar e disse adeus ao sonho do título.

Contra o Emelec-EQU, o clima volta a ser todo favorável ao Alvinegro. Uma vitória por qualquer diferença de gols coloca a equipe nas quartas de final contra Lanús-ARG ou Vasco da Gama. Até o momento, o time foi perfeito em casa, com três vitórias na primeira fase (Deportivo Táchira-VEN, Cruz Azul-MEX e Nacional-PAR) e nenhum gol sofrido como mandante.

- Pressão é de todos os lados. Até por jogar no Corinthians já existe uma pressão grande. O grupo está preparado e confiante, o que é o mais importante. Temos consciência do que demos fazer para seguirmos. Quarta vamos com tudo - disse o atacante Emerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário