
Estevam Pereira e Raul Corrêa da Silva, diretor de finanças do Corinthians
O Corinthians divulgou nesta segunda-feira, pelo quinto ano
consecutivo, seu relatório de sustentabilidade. Com informações
econômicas, sociais e ambientais detalhadas sobre a atual gestão do
clube, o relatório exalta a transparência do Timão com suas contas e
relembra o faturamento de R$ 358,5 milhões alcançado em 2012 – cerca de
23% superior ao ano anterior – tendo sido a maior parte gerada sem a
transferência de atletas.
O relatório conta com versões em português, inglês e espanhol, e dá
atenção inclusive ao legado ambiental que será deixado pela Arena
Corinthians. Orçado em R$ 820 milhões, o estádio terá R$ 400 milhões
pagos pelo clube, e o restante ficará a cargo de incentivos fiscais. O
Timão também lembra os projetos sociais capitaneados pelo clube, como a
Escolinha Chute Inicial, o Projeto Time do Povo e a campanha de doação
Sangue Corinthiano.
A ideia de divulgar os gastos e ganhos do Corinthians surgiu justamente
em uma das piores fases atravessadas pelo clube, logo após a queda para
a Série B do Campeonato Brasileiro, no fim de 2007. De acordo com Raul
Corrêa da Silva, diretor de finanças do Timão, o relatório de baseia em
alguns pilares: “Respeito à identidade, cultura, diferenças, tradições,
valores da nação, envolvimento da torcida com o time e com o clube”.
– Na negociação com o Escudero (lateral comprado do Argentinos
Juniors), os argentinos queriam garantias extras. Estava fresco na
cabeça deles aquele Corinthians utilizado pela MSI para fazer lavagem de
dinheiro. A diretoria estava fazendo uma limpeza nas estruturas do
clube e o mercado não sabia disso. O mercado precisava ser comunicado de
maneira impactante – exemplificou Estevam Pereira, um dos responsáveis
pelo relatório.
Um dos principais objetivos, além do mercadológico, é aumentar a
interação entre a alta cúpula do clube e todos os torcedores do
Corinthians, espalhados não só pelo Brasil, mas pelo mundo. No ano
passado, por exemplo, foram impressas versões em línguas orientais. A
diretoria tem como objetivo fazer com que nenhum corintiano se sinta
alheio à realidade do clube, independentemente da intensidade de sua
relação com ele.
– No ano passado fizemos em mandarim e japonês. Levamos para o Mundial
em via eletrônica e impressa. Jogamos na comunicação com a torcida, com
transparência e prestação de contas. Os números do Corinthians estão na
internet. Essa é a forma de nos comunicarmos com o público – disse Raul
Corrêa da Silva.
Atualmente, o Corinthians conta com a marca mais valiosa do futebol
brasileiro, tendo sido o único a ultrapassar a barreira dos bilhões
neste quesito. De acordo com estudo feito em 2013, a marca valeria R$
1.108,2 milhões. A análise atribui 50% da força do Corinthians à sua
torcida, 19% ao mercado e 31% às receitas.
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