quinta-feira, 30 de maio de 2013

Com gol chorado no fim, Corinthians arranca empate com o Goiás fora

  • lance capital
    41 do 2º tempo

    Após bate-rebate na área, Guilherme, o substituto de Paulinho, aproveita a sobra e empata o jogo para o Corinthians.
  • inacreditável
    Pato

    O atacante perdeu um gol incrível no segundo tempo, depois de driblar o goleiro, e chutar por cima do travessão.
  • casa cheia
    31.074

    Torcidas de Goiás e Timão encheram o Serra Dourada nesta quarta à noite. A renda foi de R$ 815.800.00.
Para quem acaba de voltar à Série A, o cenário era ótimo: estádio lotado, atuação segura e vitória sobre o atual campeão do mundo até os 41 minutos do segundo tempo. O Goiás conseguiu quase tudo na noite desta quarta-feira, mas viu um bravo Corinthians perder gols, mais gols e mais gols antes de buscar o empate por 1 a 1, no Serra Dourada, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Ironicamente, quem marcou foi Guilherme, substituto do melhor jogador da equipe: Paulinho, que está na seleção brasileira.

O resultado foi um castigo para o Goiás, que somou seu primeiro ponto no Brasileirão. O gol de Ernando, ainda no primeiro tempo, quase foi suficiente, mas só porque o Corinthians deu uma aula de como perder gols incríveis – todos na segunda etapa. Pato errou sem goleiro, Guerrero não estava com a pontaria em dia, e parecia que a bola não ia entrar. A quatro minutos do fim, Guilherme salvou o time de Tite.

Ao Corinthians, as constatações: Pato e Emerson Sheik não estão bem e vão disputar uma vaga no time. Guerrero ainda é o melhor atacante do elenco. Douglas, aos poucos, mostra que pode ser opção. Paulinho e Danilo (com dores musculares) fazem muita, muita falta. E Tite terá trabalho para fazer o atual campeão do mundo retomar o padrão de sempre. São apenas dois pontos em dois jogos, longe dos planos do técnico.

O Corinthians volta a campo no próximo sábado, quando recebe a Ponte Preta às 21h, no Pacaembu. O Goiás pega o Coritiba no mesmo dia, às 18h30, no Serra Dourada.
Pato jogo Goiás e Corinthians (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado) 
Alexandre Pato, em ação pelo Corinthians, contra o Goiás 
 
Goiás aproveita preguiça alvinegra
O primeiro jogo de Série A em casa após três anos era motivo de festa para o torcedor do Goiás. Por isso, a Polícia Militar abriu um espaço maior do Serra Dourada para os esmeraldinos, que corresponderam às expectativas e lotaram o estádio – praticamente dividindo com os corintianos. Em campo, a equipe treinada por Enderson Moreira mostrou postura totalmente diferente da derrota por 5 a 0 para o Cruzeiro, domingo passado.

O Timão até começou bem, com Douglas inspirado e abusando dos passes em profundidade para Emerson e Alexandre Pato. A impressão era de que os alvinegros teriam controle total do jogo, mas, assim como no Paulistão e na Libertadores, faltou quem chutasse a gol – sem levar perigo ao goleiro de Renan, não houve como abrir o placar. À beira do gramado, Tite cobrava finalizações. Ninguém deu ouvidos.

Aos poucos, o Goiás se soltou – pela direita e com Vitor, jogador que parece dar certo só em Goiânia. Incisivo, o lateral ex-Palmeiras e Cruzeiro não teve problemas contra Fábio Santos e criou boas chances. Na melhor delas, cruzamento para Araújo e gol de Hugo – o lance foi anulado por impedimento.

Aproveitando-se de um Corinthians preguiçoso, o Goiás mandou em todos os setores a partir dos 20, 25 minutos. Com Pato, Emerson e Romarinho controlados, até o volante Dudu Cearense se arriscou, chutou de fora da área e levou perigo a Cássio. O gol, porém, sairia na bola aérea, outra deficiência que o Timão precisa corrigir. Aos 37 minutos, Araújo cobrou escanteio na cabeça de Ernando, que exigiu defesa difícil de Cássio, mas pegou o rebote e mandou para a rede: 1 a 0.

O Timão já não ia tão bem, e ainda poderia ficar pior quando perdeu a cabeça. Fábio Santos correu risco de ser expulso após entrada duríssima em Vitor. O lance gerou reclamações exageradas de Enderson Moreira, que acabou expulso pelo árbitro Rodrigo Nunes de Sá.

Timão perde gols, mas acha empate no fim

Difícil imaginar o que se passou na cabeça de Douglas nesta quarta-feira. Após um longo tempo no banco de reservas, ele ganhou uma chance, aproveitou, foi o melhor do Corinthians em campo, mas... O meia deixou Alexandre Pato na cara do gol, que driblou Renan e, feliz e tranquilo, achou que empataria o jogo. A bola foi alta demais. Pouco depois, passe idêntico para Guerrero, que tocou na saída de Renan, mas a centímetros da trave esquerda. Douglas ficou louco.

Foram só as maiores entre tantas chances que o Corinthians teve para mudar a história do jogo no segundo tempo. Mesmo sem o entrosamento ideal, mesmo sem Danilo e Paulinho, mas com Guerrero, que mesmo com febre entrou na vaga de Emerson. Com calma, abrindo o jogo pelas pontas, os alvinegros conseguiram penetrar na defesa goiana.

Renan trabalhou muito, principalmente em cabeçada de Guerrero aos 17 minutos, a poucos palmos de distância da pequena área. Espetacular intervenção do goleiro, ex-Inter, que substituiu o barrado Harlei – titular do Goiás por anos a fio.

Para o Goiás, tudo quase perfeito. Faltou só aproveitar melhor os contra-ataques, apesar de Walter estar ligado e inspirado; até meia-lua em Chicão ele deu – algo que Araújo também fez, minutos depois. A postura mais defensiva teria seu preço.

O Corinthians pode ter errado muito, mas não se escondeu em momento algum. Após tantos gols perdidos em jogadas bem trabalhadas, o empate saiu no abafa, aos 41 minutos, com Guilherme - ironicamente, o substituto de Paulinho, na seleção brasileira. Empate justo, ruim para as duas equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário