quarta-feira, 29 de maio de 2013

Acostumados a ‘decisões’, Goiás e Timão se reencontram no Brasileiro

montagem Araújo Pato Goiás x Corinthians (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Araújo e Pato, estrelas de Goiás e Corinthians
 
A pausa de quase três anos diminuiu um pouco da rivalidade criada no fim da década passada, mas Goiás e Corinthians se reencontram nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), precisando tanto de uma vitória que o confronto pode ser duro mais uma vez, mesmo valendo apenas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Adversários diretos nos últimos anos, esmeraldinos e alvinegros se cruzam pela primeira vez desde dezembro de 2010.
 
No último confronto, o já rebaixado Goiás tirou do Corinthians a oportunidade de assegurar uma vaga direta na Taça Libertadores. Pela última rodada do Brasileirão de 2010, o Timão empatou por 1 a 1 no Serra Dourada e terminou em terceiro – os goianos, preocupados com a final da Copa Sul-Americana, jogaram até com time reserva. O resultado seria trágico: com a vaga na fase preliminar da Libertadores, o Corinthians acabou eliminado pelo modesto Deportes Tolima.

Em 2007, o Timão também levou a pior. Os rivais brigavam diretamente contra o rebaixamento, mas o Goiás se salvou na rodada derradeira e derrubou o Corinthians para a Série B pela primeira vez na história. Em 2005, mesmo com derrota no Serra Dourada, os paulistas puderam comemorar o título brasileiro na última rodada.

Desta vez, a luta é pela recuperação. O Goiás sofreu a pior derrota na primeira semana de Brasileiro: 5 a 0 para o Cruzeiro. O Corinthians, atual campeão paulista, só empatou em casa com o Botafogo, por 1 a 1, no Pacaembu. Os adversários querem somar pontos antes da pausa para a Copa das Confederações, em junho.

A partida será transmitida pela TV Globo para os estados de São Paulo, Goiás e Tocantins, além da cidade de Recife (PE) e pelo PremiereFC para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 21h30m.

header as escalações 2
Goiás: Enderson Moreira deve fazer quatro mudanças no time, sendo três por opção técnica. O goleiro Harlei, de 41 anos, que falhou em Belo Horizonte, dá lugar a Renan, ex-Internacional. Já o meia Renan Oliveira perde espaço para Ramon. No setor de marcação, o capitão Amaral, vetado, será substituído por Dudu Cearense. A quarta mudança é a entrada do zagueiro Rodrigo, restando a dúvida de quem sai do time titular. O lateral-direito Vítor foi poupado do último treino. Se ele não tiver condições de jogo, Valmir Lucas, zagueiro de origem, será deslocado para a direita. O time: Renan; Vítor (Valmir Lucas), Ernando, Rodrigo e William Matheus; Dudu Cearense, Thiago Mendes, Ramon e Hugo; Araújo e Walter.

Corinthians: o técnico Tite confirmou o time com o mesmo esquema dos últimos jogos. Mas ele teve de fazer algumas mudanças por conta dos desfalques. Uma delas no ataque. Paolo Guerrero, gripado, será reavaliado para ver se tem condições de ficar no banco. Pato será o titular. Assim, o Corinthians vai a campo com: Cássio, Edenílson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme e Douglas; Romarinho, Alexandre Pato e Emerson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Goiás: o capitão Amaral, com lesão muscular, é o desfalque de Enderson Moreira.

Corinthians: Paulo André (coxa esquerda), Alessandro (coxa direita), Danilo (dores musculares), Renato Augusto (coxa direita) e Paulinho (seleção brasileira).
header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Goiás: foi a equipe que mais errou passes na primeira rodada, com 45. William Matheus foi o pior nesse fundamento e errou sete dos 24 que tentou. O Goiás também demonstrou que busca os lados do campo, com 33 jogadas pelas laterais contra o Cruzeiro.

Corinthians: deu um banho de posse de bola na primeira rodada, com 72% do tempo de jogo contra o Botafogo. A equipe também se mostrou perigosa no jogo aéreo, com 18 bolas levantadas. Foi desta forma que o Timão chegou a seu único gol no jogo.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Rodrigo Nunes de Sá (RJ) apita a partida, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ). Rodrigo Nunes arbitrou dois jogos no Brasileirão 2012 e, em média, marcou 36,5 faltas, aplicou 3,5 cartões amarelos, 0,50 vermelho e não assinalou nenhum pênalti. O campeonato do ano passado teve média de cinco amarelos, 0,30 vermelho, 36,7 faltas e 0,23 pênalti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário