sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sem gol de falta há 15 meses, Tite busca alternativas nas bolas paradas

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Tite procura no elenco opções para as faltas
 
O Corinthians não faz um gol em cobrança de falta direta há 15 meses, desde que Alex (hoje no Al-Gharafa, do Qatar) acertou uma bomba de fora da área diante do Internacional, em outubro de 2011. Apesar de utilizar bastante o recurso e ver seu time fazer gols cobranças laterais e desviadas por jogadores dentro da área, o técnico Tite se incomoda com o jejum e busca alternativas para o Timão voltar a levar perigo nesse fundamento. Até Alexandre Pato se candidatou ao posto de batedor.

O meia Douglas chegou a marcar em um jogo de 2012, contra a Portuguesa, mas não de forma proposital. A bola seria cruzada, mas passou por todo mundo e entrou. O último gol "proposital" foi mesmo o de Alex.

Os cobradores oficiais do time são o zagueiro Chicão, machucado, e o lateral-esquerdo Fábio Santos, que não teve tantas oportunidades de chutar de onde mais gosta, pelo lado direito do ataque. Por isso, os gols no fundamento rarearam. Tite percebeu e colocou mais gente para trabalhar nesse sentido.

No treino de sexta-feira, cinco jogadores bateram. Pato e Fábio Santos mostraram melhor aproveitamento, enquanto Paulinho, Jorge Henrique e Douglas ficaram abaixo da dupla. A prática, porém, agradou ao técnico.

– Minha ideia é exatamente essa, de aprimorar os lances de bola parada, que possam definir direta ou indiretamente a jogada. Essa semana também treinamos faltas laterais – informou Tite.

A bola parada é fator importante para a maioria dos times. O Palmeiras, adversário deste domingo, no Pacaembu, também investe muito nesse fundamento. Se o time perdeu Marcos Assunção, peça-chave do ano passado, ganhou Henrique, zagueiro que tem subido ao ataque e feito gols em bolas aéreas – após cobranças de faltas ou escanteios.

Por isso, Tite também usou a semana para trabalhar a bola aérea defensiva. Tudo para evitar o pior no clássico. Considerado favorito ao duelo de domingo, o Timão tenta se cercar de todas as armas para não ser surpreendido por seu maior rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário