sábado, 21 de julho de 2012

Timão x Lusa: campeões nacionais em 2011, rivais duelam no Pacaembu

Douglas Corinthians (Foto: Léo Barrilari/Frame/Agência Estadio) 
Douglas: em alta após os dois gols contra o Fla
 
De um lado, o campeão da Série A. Do outro, o vencedor da Série B. No ano passado, Corinthians e Portuguesa foram as sensações do Campeonato Brasileiro. Seria normal, então, imaginar que as duas equipes estivessem em destaque na atual edição. Mas não é bem assim. Neste sábado, às 21h, no estádio do Pacaembu, Timão e Lusa se enfrentam para subir na tabela de classificação.

Muito embora os dois clubes estejam longe do destaque obtido no ano passado (o Corinthians é o 13º e a Portuguesa, 16ª), a temporada de ambos têm sido bem distinta. O Timão está na zona intermediária do Brasileirão até aqui porque priorizou a Libertadores no primeiro semestre e foi campeão. Já a Lusa apenas dá sequência ao fracasso do rebaixamento no Campeonato Paulista.

Embalado por duas vitórias consecutivas, sobre Náutico e Flamengo, o Timão aparece com 11 pontos, já fora da zona de rebaixamento. A Lusa, por sua vez, não sabe o que é vencer há três rodadas. Assim, tem apenas oito pontos, e está apenas uma posição acima da zona da degola.

O duelo entre Corinthians e Portuguesa, neste sábado, no estádio do Pacaembu, terá transmissão ao vivo apenas pelo canal Premiere, no sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha o jogo em Tempo Real, a partir das 20h30m.
header as escalações 2
Corinthians: Tite ganhou alguns desfalques importantes após o treino de sexta-feira. Com dores musculares, Danilo será poupado pela comissão técnica. No ataque, Jorge Henrique e Alessandro ainda não estão 100% e devem começar a partida no banco de reservas. O Timão no clássico deverá entrar em campo com: Cássio; Welder, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Edenílson e Douglas; Romarinho e Emerson.

Portuguesa: insatisfeito com o desempenho do setor ofensivo nas últimas rodadas, o técnico Geninho vai promover a entrada de Héverton entre os titulares, no lugar de Willian Xavier. Ananias, com faringite, ainda é dúvida para a partida. Na defesa, Valdomiro entra na vaga deixada por Rogério, expulso contra o Cruzeiro. Assim, a Lusa vai entrar em campo com: Dida; Gustavo, Valdomiro e Lima; Luis Ricardo, Guilherme, Moisés, Léo Silva e Marcelo Cordeiro; Héverton e Ananias (Diego Viana).

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: cansado, Danilo foi vetado pelo departamento médico e terá descanso neste sábado. Já o atacante Élton não foi convocado para o clássico por opção da comissão técnica. O volante Gomes e o atacante Zizao seguem em fase de recuperação.

Portuguesa: Rogério, expulso contra o Cruzeiro, está fora. Leandro Silva, que se recupera de cirurgia no pé direito, também é desfalque.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Corinthians:
Douglas e Ramírez.

Portuguesa: Lima e Ananias.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Leandro Bizzio Marinho (SP) apita a partida, auxiliado por Marcio Luiz Augusto (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP). Leandro Bizzio ainda não arbitrou jogos na Série A deste ano, que registra média de 4,68 amarelos, 0,24 vermelho, 37,5 faltas e 0,3 pênalti.

header fique de olho 2

Corinthians:
sem Alex, negociado, e Danilo, poupado, o responsável pelo setor de criação do Timão será mais uma vez Douglas. Na última quarta-feira, contra o Flamengo, na primeira partida como titular absoluto da equipe, o jogador não decepcionou: marcou duas vezes e deu sinais de que pode ser o Maestro do meio-campo alvinegro mais uma vez.

Portuguesa: depois de uma passagem pelo Seongnam, da Coréia do Sul, Héverton acertou seu retorno ao Canindé na semana passada e foi apresentado com a esperança de dar mais qualidade ao setor ofensivo rubro-verde. Após estrear contra o Cruzeiro na última quarta-feira, quando começou no banco, o jogador fará sua primeira partida como titular em sua segunda passagem pelo clube.

header o que eles disseram

Cassio, goleiro do Corinthians: "O time precisava dessas vitórias para se afastar daquela situação. Mas se tratando de Corinthians, nós vamos sempre brigar por títulos. Acredito que se somarmos pontos importantes nesse primeiro turno, vamos nos aproximar dos líderes e brigar pelo título depois".

Héverton, atacante da Portuguesa: "O clima está péssimo no vestiário, como não poderia ser diferente. A gente sabe desse momento ruim que a equipe vive, sabe que precisa vencer e nós vamos fazer de tudo para sair dessa situação o mais rápido possível".
header números e curiosidades

* Corinthians e Portuguesa voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro depois de 10 anos. O último confronto dentro da competição nacional foi em 2002 (07/11/02) quando o Timão goleou por 5 a 2 no Pacaembu. A última participação da Lusa no torneio foi em 2008, ano em que o Alvinegro disputou a Série B. 

* O retrospecto recente aponta equilíbrio total entre Timão e Lusa. Nos últimos dez jogos entre as duas equipes, cada time venceu três vezes e houve quatro empates, com dez gols alvinegros e oito rubro-verdes.

* Em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, Corinthians e Portuguesa empataram pela última vez há 22 anos, no dia 21/10/90: 0 a 0 no Pacaembu 

* O último 0 a 0 registrado neste confronto foi há 17 anos (ou 30 jogos), quando as duas equipes se enfrentaram no dia 28/05/95, pelo Campeonato Paulista. 

* O Pacaembu é o estádio que mais vezes recebeu o clássico no Campeonato Brasileiro. Das 24 partidas, 14 foram realizadas no Pacaembu. Morumbi e Canindé sediaram este jogo em quatro oportunidades cada, e o interior foi palco de dois confrontos: Portuguesa 2 a 0 em Araras, em 1996, e Corinthians 3 a 1 em Limeira, em 2001. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário