quarta-feira, 25 de julho de 2012

Com Douglas em alta, Tite já cogita mudar esquema: 'Dúvida aumentou'

douglas corinthians treino (Foto: José Patrocínio / Agência Estado) 
Douglas não pega o Cruzeiro por estar suspenso
 
O terceiro cartão amarelo de Douglas no empate entre Corinthians e Portuguesa no último sábado "facilitou" a vida do treinador alvinegro Tite. Com a suspensão do meia, o técnico não teve dúvidas do que fazer para substituí-lo e escalou Danilo, que ficou fora do último jogo por conta de dores musculares. Mas a tranquilidade do comandante está perto de acabar. Se tudo correr bem, na rodada do fim de semana, contra o Bahia, em Pituaçu, ele terá os dois à disposição. Como ambos estão em boa fase, Tite já cogita mudar o esquema para não deixá-los fora. Nesse caso, um dos atacantes perderia a vaga entre os titulares.

– A dúvida quanto ao esquema aumentou bastante depois das boas atuações de Douglas – disse Tite.

Como o Corinthians estava com os olhos virados para a Libertadores e Tite escalou na maior parte do Brasileiro uma equipe alternativa para preservar os titulares, Douglas cavou seu espaço. Com isso, ele jogou todas as partidas do nacional e mostrou que tem condições de brigar para estar no time. Nos últimos dois jogos, fez três gols e colocou uma dúvida na cabeça do treinador.

Sem Douglas para o duelo desta quarta, contra o Cruzeiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, Tite irá escalar a equipe com Danilo, Emerson, Romarinho e Jorge Henrique. Os dois primeiros entrarão mais na área com a bola. Sem ela,  o time terá uma linha de quatro, à frente dos volantes Paulinho e Ralf.

Caso opte por jogar com Douglas e Danilo, Tite teria de mudar um pouco o esquema. Os dois atuariam como meias mais fixos, com dois atacantes à frente – provavelmente Jorge Henrique e Emerson. E isso sem falar em Paolo Guerrero e Juan Manuel Martínez. O peruano poderá fazer sua estreia já contra o Cruzeiro, mesmo sem ter condições de jogar 90 minutos. Já a previsão de o argentino vestir pela primeira vez a camisa do Timão é daqui a pouco mais de dez dias, na 14ª rodada, contra o Vasco da Gama, em 5 de agosto.

Antes de passar a jogar desta maneira, Tite escalava a equipe com Liedson como referência do ataque. Depois que o Levezinho caiu de produção, o treinador teve de mudar a forma de jogar.

– O importante é ter opções. A gente não pode ficar amarrado a apenas um jeito de jogar. Lembro do Brasileirão do ano passado, quando a gente precisava de um pivô. Mesmo sem condições, o Adriano entrou e foi decisivo. É sempre bom ter jogadores com característica diferente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário