sábado, 28 de julho de 2012

Apaixonado por feijoada, chinês Zizao completa cinco meses no Corinthians ainda sem estrear

Zizao treina sozinho devido à recuperação no ombro e não tem previsão de estreia
Zizao treina sozinho devido à recuperação no ombro e não tem previsão de estreia

O Corinthians firmou contrato em 28 de fevereiro com Chen Zhizao como jogada de marketing. A ideia era atrair investidores da China. Há cinco meses no Parque São Jorge, o chinês ainda não despertou o interesse da mídia asiática, nem estreou no time e, dificilmente, deve atuar neste ano. Por outro lado, apesar de estar em recuperação de uma lesão no ombro, o jogador tem aproveitado o tempo livre para se adaptar aos costumes locais. E Zizao, como é conhecido, já se apaixonou pela feijoada.

Pelo menos uma vez por semana o jogador come feijão preto em um dos restaurantes do seu empresário, Flávio Pires, que fica na Vila Madalena.

A comunicação de Zizao, por enquanto, é feita em conversas em inglês com integrantes da comissão técnica corintiana. O chinês já apresenta desenvoltura no português. Para acelerar o aprendizado, sempre que Zizao ouve uma instrução em inglês, o jogador pede para que seja repetido em português.
“A linguagem da bola é universal. Quando há necessidade, ele fala inglês fluente. Quando é mais específica, o Fábio [Mahseredjian, preparador físico] e o Delamore [auxiliar técnico] falam em inglês com ele”, destacou Tite.

O chinês ganha cerca de R$ 40 mil mensais no Corinthians. Ele já esboça várias palavras em portuguesa. Às vezes, Zizao surpreende o elenco alvinegro. O chinês ouve e emenda uma resposta em português, causando risada entre os atletas.

Por enquanto, o máximo que Zizao conseguiu foi ficar no banco na partida contra a Ponte Preta, no encerramento da 1ª fase do Paulistão.

A lesão no ombro fez com ele se afastasse do elenco alvinegro nos treinamentos. Enquanto os jogadores atuam no campo, o chinês dá voltas em outros campos do CT.

O isolamento tem uma explicação: ele ainda não pode sofrer qualquer esbarrão, conforme processo pós operatório no ombro. Ele apenas integra o grupo em atividades com bola em que não há contato físico. Por ser franzino, o receio é maior de Zizao voltar a ter problemas no ombro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário