sexta-feira, 29 de junho de 2012

Título invicto vira necessidade para Timão, e Tite exalta: ‘Muito grande’

A cada resultado positivo do Corinthians na Taça Libertadores, a possibilidade de ser campeão invicto era levantada e seduzia os torcedores. Tite jamais havia se deixado levar pela empolgação. Mas agora ela se tornou uma necessidade. Para conquistar o título inédito, o Timão vai precisar sustentar sua invencibilidade por mais uma partida, diante do Boca Juniors, quarta-feira, no Pacaembu.

Uma vitória do time argentino põe fim ao sonho alvinegro. Se o jogo terminar empatado, haverá prorrogação e disputa de pênaltis caso a igualdade permaneça nos 30 minutos extras. Agora sim, Tite pode lidar com essa hipótese de maneira mais direta. Talvez por isso não se faça mais de rogado quando questionado sobre o tamanho do feito.

- É muito grande. É a dificuldade de uma Libertadores, os momentos de competitividade e qualidade. É muita coisa, vamos trabalhar para ter essa competência.
coletiva Tite (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Tite pode ser campeão invicto da Libertadores da América
 
A última equipe campeã invicta da competição foi justamente o Boca, em 1978. Porém, naquela oportunidade, os argentinos disputaram somente seis jogos antes do título, pois defendiam a conquista do ano anterior e, por isso, tinham o privilégio de entrar apenas nas fases finais do torneio.

Não tem já ganhou. O torcedor que nos ajude para tirar isso de lado e não sermos surpreendidos"
Tite,
técnico do Timão
 
Bem diferente do Corinthians, que já entrou em campo 13 vezes na atual edição da Libertadores. São sete vitórias e seis empates. Peñarol (URU), em 1960, Santos em 63 e Estudiantes, em 69 e 70, são os outros clubes que se orgulham de ter levantado a cobiçada taça da Libertadores sem perder nenhuma partida.

Porém, o destino pode preparar uma armadilha ingrata para o Corinthians: o vice-campeonato invicto. Para que isso aconteça, o Boca teria que vencer nos pênaltis no Pacaembu. O resultado do tempo normal, de empate, é o que vale para estatísticas e pontuação na competição.

Para evitar esse sofrimento ao torcedor, Tite mantém os lemas que norteoaram o Timão durante a Libertadores: foco, trabalho, concentração e pés no chão. O treinador pede, inclusive, para que o clima de “já ganhou” não seja absorvido pela arquibancada na quarta-feira. Respeito ao Boca Juniors para comemorar, depois de 90 ou 120 minutos, a tão esperada conquista.

- Não tem "já ganhou". O torcedor que nos ajude para tirar isso de lado e não sermos surpreendidos. Temos uma equipe muito madura, com jogadores acima dos 30 anos. Estamos muito com os pés no chão. A ambição e a humildade continuam fortes para reconhecer a força do adversário - assegurou o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário