quinta-feira, 28 de junho de 2012

Defesa segura 73min, mas toma primeiro de escanteio na 'Liberta'

O escanteio é sempre uma arma ofensiva poderosa. Mas os adversários do Corinthians não vinham dando sorte nesta jogada na Libertadores. Na hora mais importante, porém, o alvinegro acabou sofrendo o tento contra o Boca Juniors. Menos mal que Romarinho mostrou que tem estrela e fez o gol do empate em 1 a 1 na Bombonera, na primeira partida da decisão da Taça Libertadores da América.

A jogada de bola aérea defensiva é a mais treinada por Tite. O técnico tem verdadeira obsessão em armar seu time para não ser vazado dessa forma. A preocupação vinha dando certo. Este ano, o Corinthians sofreu gol de escanteio só quando atuou com reservas: diante do Fluminense, na estreia no Brasileirão, e contra o Comercial, quando já havia garantido classificação à fase de mata-mata no Paulistão.
Time reunido, Boca Juniors x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com) 
Sistema defensivo voltou a mostrar segurança
 
O gol na Bombonera saiu aos 28 minutos do segundo tempo. Após cobrança de Mouche e bate e rebate dentro da área, Roncaglia mandou para o fundo das redes - Chicão ainda tentou cortar com a mão. Nos 73 minutos anteriores, a zaga do Timão foi perfeita. Nos acréscimos, porém, a bola aérea tornou a ser um tormento: Viatri cabeceou a bola na trave e, no rebote, Cvitanich mandou para fora.

Boca domina, mas Corinthians segura

A posse de bola na partida entre Boca e Corinthians deixou evidente a superioridade do time da casa: 60% contra 40%. Os xeneizes se arriscaram muito mais nas jogadas ofensivas e deram trabalho para o Timão. Isto evidenciou ainda mais qual é o melhor setor alvinegro atualmente: a defesa. Por mais que a equipe argentina tenha dado trabalho, o esquema armado por Tite conseguiu ser superior.

No primeiro tempo Riquelme não ficou um minuto sequer sem alguém na cola. As vezes, até, três jogadores do Corinthians o pressionaram. Quando ele estava mais recuado, Paulinho dava o primeiro combate. Quando se aproximava da área, era a vez de Ralf se incumbir da missão. Caindo mais pela esquerda, Alessandro também teve de ajudar na função. No segundo ele teve um pouco mais de liberdade.

Alessandro conseguiu três desarmes. Os zagueiros Leandro Castán e Chicão conseguiram cinco e Fábio Santos dois. Ralf também tirou uma bola do adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário