quarta-feira, 27 de junho de 2012

Boca promete cuidar dos corações do ‘bando de loucos’ na final

Haja coração!!! O famoso bordão nunca foi tão colocado à prova para os corintianos como será na noite desta quarta-feira. Os minutos mais esperados pela nação alvinegra estão próximos, o nervosismo à flor da pele. E, por ironia do destino, quem garante a saúde dos torcedores, pelo menos os que estiverem na Bombonera, é o rival Boca Juniors.
 
O clube argentino se gaba de ser o único no continente a oferecer um estádio “cardioprotegido”. Desde 2008, criou um projeto apoiado pela Fundação Cardiológica da Argentina, que consiste em garantir que qualquer torcedor que tenha parada cardíaca dentro do mítico estádio seja atendido e ressuscitado em, no máximo, quatro minutos, tempo que o cérebro se mantém ativo sem oxigênio.

Guillermo Bortman, diretor do departamento médico do Boca Juniors, é um dos coordenadores do projeto. Depois de quatro anos, ele garante que os torcedores da equipe já sabem como devem proceder caso alguém passe mal. Ao contrário dos visitantes. Por isso, uma de suas missões nesta quarta será educar e proteger os corações corintianos.

- Em todos os jogos distribuímos uma revista informativa a todos os espectadores, explicando como devem agir nessas situações. E em frente à arquibancada onde estará a torcida do Timão (sim, o médico só se refere ao Corinthians como Timão) haverá um placar eletrônico com orientações, números de telefone, tudo que precisam saber. O atendimento é o mesmo para todos, locais e visitantes - assegura Bortman.
médico Guillermo Bortman do Boca Juniors (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com) 
Guillermo Bortman, médico do Boca, promete atenção à Fiel
 
Todos sabem o que é o futebol para nós, argentinos e brasileiros. O que representa o Timão no Brasil, o Boca aqui. O estresse pode causar uma obstrução coronária"
Guillermo Bortman, médico do Boca
 
Em cada partida são cerca de 50 pessoas envolvidas: 22 socorristas espalhados pelo estádio, dez médicos no centro especializado da Bombonera, além de médicos e motoristas de quatro ambulâncias, que encaminham os pacientes a um hospital a cinco quadras do local. Bortman também revela que há um desfibrilador automático a cada 30 segundos de caminhada no palco do Boca e 64 câmeras judiciais, que são invioláveis. Revelam hora, minuto e segundo dos fatos.

- Foi um projeto baseado no que havia no Morumbi, do São Paulo, mas lá já não existe mais. Existe no Camp Nou, do Barcelona. São incidentes que podem ocorrer em qualquer estádio de futebol, mas os outros não estão preparados - ressalta o médico, que se orgulha também em dizer que o programa foi espalhado por todo o clube social.

Para serem credenciados por instituições de respeito, os médicos e socorristas fazem cursos e se atualizam anualmente. Tudo parece lindo, mas Bortman não hesita em jogar um balde de água fria em quem pensa se tornar imortal na Bombonera: ele não pode garantir vida eterna a ninguém. Desde que o projeto foi implantado, houve seis casos de morte súbita. Um deles foi fatal. Em 2010, um senhor de 75 anos teve uma parada cardiorrespiratória durante uma partida contra o River Plate, maior rival do Boca. Não resistiu.

O último ressuscitado da Bombonera foi um rapaz de 29 anos, na semifinal da Libertadores contra a Universidad (CHI), há duas semanas. Ele sofreu um infarto, mas três minutos depois já estava no departamento médico.
kit do médico Guillermo Bortman do Boca Juniors (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com) 
O kit de primeiros socorros utilizado por Bortman
 
- O ideal é chegar antes de três minutos para iniciar a ressuscitação cardiopulmonar e ver se é preciso dar choques. O desfibrilador é automático, isso auxilia no diagnóstico. Esse garoto de 29 anos chegou ao hospital em 14 minutos, mas já recuperado - conta o chefe do DM.

As causas da morte súbita podem ser diversas, segundo Guillermo Bortman: arritmia, embolia, infarto. E até mesmo o estresse causado pela partida de futebol. Não é algo matemático. Para ele, é muito mais fácil alguém passar mal por causa de um jogo na América do Sul do que nos estádios europeus, onde a plateia se comporta como se estivesse numa peça teatral.

- Todos sabem o que é o futebol para nós, argentinos e brasileiros. O que representa o Timão no Brasil, o Boca aqui. Na Guerra das Malvinas, 35% dos soldados argentinos não morreram por balas, e sim por estresse. Na Inglaterra eles aplaudem, é muito lindo, mas não tem nada a ver. O estresse pode causar uma obstrução coronária.

Mais um tempero para o histórico encontro desta quarta-feira: o bando de loucos contra o bando de médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário