segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chen Zhi-Zhao vai virar o Zidane chinês do Timão

Atacante chinês Chen Zhi-Zhao, de 23 anos, estava no Nanchang Hengyuan, clube da primeira divisão do seu país. Em 2012, no Timão...  
Atacante chinês Chen Zhi-Zhao, de 23 anos, estava no Nanchang Hengyuan, clube da primeira divisão do seu país. Em 2012, no Timão...
 
A intenção do departamento de marketing do Corinthians de entrar no aquecido mercado chinês renderá mais um jogador para o elenco de Tite. Trata-se do atacante Chen Zhi-Zhao, de 23 anos.

O jogador, que atuou na última temporada pelo Nanchang Hengyuan, chegará emprestado por duas temporadas, com opção de compra ao término do vínculo. Seu clube de origem, que pertence à Primeira Divisão do seu país, tem o mesmo fornecedor de material esportivo do Timão. Algo que, sem dúvida, facilitou a opção por Chen.

O jovem deve chegar ao Brasil até o fim de janeiro para ser apresentado e iniciar os treinamentos. O anúncio oficial da inusitada contratação do Timão acontecerá assim que a parte burocrática de sua transferência estiver finalizada. O visto de trabalho do fechado governo chinês, que nem sempre é concedido a seus habitantes, é uma das preocupações do clube.

Apesar de ainda não confirmar oficialmente, o clube já sabe como trabalhará a imagem de Chen Zhi-Zhao. Aproveitando-se das letras “Z” no começo de seu sobrenome composto, o marketing vai chamá-lo de “Zizou” do Timão. O apelido marcou a carreira vitoriosa do astro francês Zinedine Zidane.

Em entrevista ao LANCENET!, o empresário que intermediou a chegada do chinês garantiu que o mesmo tem noções básicas do idioma português, por ter atuado cerca de seis meses no Trofense, de Portugal. De acordo com Flávio Pires, o Corinthians já providenciou até um tradutor para ajudá-lo no dia a dia.

– Temos a expectativa de ele entender um pouco da língua. O Corinthians já contratou um intérprete para ele e acredito que, em quatro ou cinco meses, estará entendendo bem – afirmou o agente.

Apesar de ser promessa no seu país, Zhi-Zhao não integrou a lista do técnico José Antonio Camacho nos últimos jogos das eliminatórias asiáticas para a Copa de 2014.

PASSO A PASSO DA CONTRATAÇÃO

Julho/11

Durante uma palestra para estudantes de marketing, Luis Paulo Rosenberg anuncia a intenção de contratar um jogador chinês “ruim de bola” para colocá-lo no elenco do Corinthians.

Setembro/11

L! revela que a intenção do dirigente não foi bem recebida pelo técnico Tite nem responsáveis pelo departamento de futebol profissional, preocupados com o andamento do Brasileirão e o título que seria confirmado depois...

Dezembro/11

Tite é avisado de que a ideia sairá do papel no próximo ano e aceita. Clube começa pesquisa, via DVDs e chega ao nome de Chen Zhi-Zhao, de 23 anos.

QUEM É ELE...

Nome: Chen Zhi-Zhao
Nascimento: 14/03/1988 (23 anos), em Guangdong (CHN)
Altura e peso: 1,70m e 63kg
Posição: Atacante

Clubes: Começou no Shanghai Shenhua (CHN), mas se profissionalizou no Citizen AA, de Hong Kong, na temporada 2007/2008. Em 2009, foi contratado pelo Nanchang Hengyuan, vice-campeão da China League One naquele ano. Depois, foi levado por um grupo de empresários para Portugal, onde ficou por um período de testes no Trofense. Porém, não ficou no clube europeu, retornando ao seu país de origem.

COM A PALAVRA

Flávio Pires, empresário responsável por intermediar a transferência

Como foi feita a seleção do jogador chinês para o Corinthians?

Trabalho há um tempo com o mercado chinês, então eu trouxe o material para o clube e eles avaliaram. Quando a repercussão começou, o Rosenberg (Luis Paulo, diretor de marketing) tinha uma outra opção, mas apresentei essa e foi a que ele mais gostou. O departamento de futebol avaliou também.

Como joga o Chen Zhi-Zhao?

É um atacante que atua mais pelos lados, de velocidade. Está vindo para compor e fazer parte do grupo. Um jovem que se destacou e que até foi levado para Portugal. É bem conhecido na China, uma revelação.

Teme pela adaptação dele?

Já contratamos um intérprete. O Corinthians está se preocupando com isso, dará toda a estrutura para ele ser adaptar. Como passou alguns meses em Portugal e escutou o idioma, nossa expectativa é que em quatro ou cinco meses talvez já comece a entender bem a língua.

A vinda dele ao Brasil pode abrir um mercado novo aos asiáticos?

O mercado europeu está cheio de asiáticos e africanos. Aqui existe um preconceito grande. O brasileiro se acha o melhor do mundo. Tentei trazer o Kiroki Sakai (lateral-direito do Kashiwa Reysol-JAP) para o Santos, mas não deu certo, os valores não agradaram ao clube. Mas houve proposta oficial, ia ser bem legal, os asiáticos têm mercado.

MAIS DE 30 DVDs FORAM ANALISADOS

A decisão de contratar Chen Zhi-Zhao, de 23 anos, do Nanchang Hengyuan, demorou algumas semanas. E não pela distância que separa China e Brasil, e sim, pela dificuldade de se encontrar um jogador que não viesse apenas para ser um figurante.

A intenção do departamento de futebol profissional do Timão era ajudar os homens do marketing, mas também de oferecer a Tite um atleta com possibilidade real de atuar em partidas de menor expressão, por alguns minutos, sem virar motivo de chacota.

Para isso, o gerente Edu Gaspar analisou mais de 30 DVDs, que chegaram ao clube por meio de empresários. Após o anúncio do objetivo de contratar um chinês para 2012, o CT Joaquim Grava virou alvo principal de pessoas com acesso a jogadores que nasceram naquele país. Depois de muita análise, Edu Gaspar chegou ao veredicto: Chen Zhi-Zhao.

lancenet !

Um comentário: