domingo, 25 de março de 2012

Em alta na temporada, Timão e Verdão fazem clássico recheado

Montagem Jorge Henrique Valdivia (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado) 
Jorge Henrique e Valdivia se reencontrarão neste domingo 
 
Os 95 anos de história já seriam suficientes para mostrar a importância do clássico entre Corinthians e Palmeiras. Mas o bom início de temporada dos dois clubes acrescenta outros ingredientes ao mais tradicional duelo do futebol paulista. Neste domingo, a partir das 16h, no Pacaembu, o Timão tenta roubar a liderança do rival no estadual e manter um tabu de quase 17 anos. Do outro lado, o Verdão luta para segurar o primeiro lugar na classificação e permanecer invicto em 2012.

Nos últimos anos, alviverdes e alvinegros criaram uma marca de se encontrarem em momentos distintos, como em 2011, quando o empate sem gols na última rodada deu o título nacional aos corintianos diante dos palmeirenses em crise. Desta vez, a briga é pelo topo da tabela: o Palmeiras lidera o Paulistão, com 32 pontos, um a mais que o Corinthians, terceiro por perder no saldo de gols para o São Paulo. Quem vencer acaba com a boa série do adversário e se tranquiliza ainda mais no torneio.

O Timão vai embalado depois da vitória por 1 a 0 sobre o Cruz Azul-MEX, atingindo o primeiro lugar do grupo na Taça Libertadores. Apesar de a competição sul-americana ser prioridade, o técnico Tite não quer perder a chance de chegar em uma melhor posição que os rivais no “mata-mata”. Para isso, confia na força de um time sem estrelas e no histórico: o Corinthians não perde para o Palmeiras no Pacaembu desde 1995 – são cinco vitórias e três empates.

Felipão também tem suas armas para triunfar. A principal delas é o grande momento vivido pela equipe, principalmente do artilheiro Barcos, com nove gols marcados em 11 partidas. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Coruripe-AL, pela Copa do Brasil, o Verdão atingiu a marca de 21 jogos de invencibilidade e tem a oportunidade de abrir vantagem sobre um dos principais concorrentes a cinco rodadas do fim da primeira fase.

Marcelo Rogério é o árbitro da partida. Os auxiliares são Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo. A Rede Globo transmite a partida para os estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Você acompanha também, em Tempo Real com vídeos, no GLOBOESPORTE.COM.
header as escalações 2
Corinthians: Tite não revelou quem serão os titulares no clássico, mas não deve fazer mudanças. O atacante Emerson, que teve boa atuação contra o Comercial, entra no lugar de Alex, machucado. Na lateral direita, o volante Edenílson segue improvisado. Alessandro continua fora para ganhar ritmo. A formação deve ser a seguinte: Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Liedson e Emerson.

Palmeiras: o técnico Luiz Felipe Scolari comemora o fato de ter quase todo o elenco à disposição para o clássico. Sem Daniel Carvalho, vetado, no entanto, não há possibilidade de o treinador mandar a campo um time com dois meias. Assim, o Verdão joga com: Deola; Cicinho (Artur), Henrique, Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Maikon Leite e Barcos.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: Alex (dores na coxa direita), Paulo André (joelho direito) e Wallace (tornozelo esquerdo).

Palmeiras: o meia Daniel Carvalho sente dores na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico. Além dele, Luan e Thiago Heleno recuperam-se de cirurgia.

header fique de olho 2
Corinthians: sem badalação, Danilo vem se transformando em uma peça-chave no Corinthians. Na última quarta-feira, o meia fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruz Azul-MEX, pela Libertadores. Desta vez, volta a campo como uma das armas de Tite para recuperar a liderança do Paulistão.

Palmeiras: clássicos contra o maior rival não têm dado sorte a Valdivia desde o retorno ao Verdão. Agora, em boa fase, o Mago não vê a hora de encerrar o jejum de gols contra o Corinthians. O repertório irreverente, com dribles e o polêmico chute no vácuo, sempre costuma ser utilizado por Valdivia no dérbi, que agora tem em Barcos uma referência para dividir a responsabilidade na frente.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “É um jogo decisivo, um clássico que vale a ponta. Clássico é um campeonato à parte. Esperamos que seja um grande espetáculo e que essa rivalidade fique apenas dentro de campo”.

Juninho, lateral-esquerdo do Palmeiras: “Os torcedores cobram e pedem a vitória. Estou sentindo mais a diferença agora do que nos outros clássicos. É uma rivalidade que para a cidade. É gostoso, é um jogo diferente e todos querem jogar”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Pequena vantagem corintiana nas últimas dez partidas entre Corinthians e Palmeiras. O Timão venceu três jogos, o Verdão venceu duas vezes e houve cinco empates. Neste recente, o Palmeiras marcou dez gols e o Corinthians, nove.

* O Pacaembu é o estádio que mais vezes recebeu o clássico: 146 partidas, com 57 vitórias corintianas, 46 palmeirenses e 43 empates.

* A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians completa em maio 95 anos. O primeiro confronto aconteceu no Parque Antártica, dia 06/05/1917 pelo Campeonato Paulista, e terminou com vitória do então Palestra Itália, por 3 a 0, com três gols de Caetano.

* Em toda a história, Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram 338 vezes, com vantagem palmeirense de seis vitórias. O Verdão venceu 121 vezes, contra 115 vitórias corintianas e 102 empates – 492 gols do Palmeiras e 450 do Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário