terça-feira, 24 de abril de 2012

Único confronto com Emelec teve derrota corintiana e "luta campal"

Corinthians, do técnico Tite, estreia no mata-mata da Libertadores nesta semana. Foto: Bruno Santos/Terra
Corinthians, do técnico Tite, estreia no mata-mata da Libertadores nesta semana
Prestes a se enfrentarem pelas oitavas de final da Copa Libertadores, Corinthians e Emelec têm histórico de apenas um duelo, em 14 de abril de 1966. Ao contrário do próximo confronto em Guayaquil, o de 46 anos atrás era amistoso, mas foi envolvido por um ambiente tão tenso quanto o de uma partida eliminatória, como será a de 2 de maio. Naquela ocasião, o time local venceu por 1 a 0 após uma "luta campal".

A equipe brasileira, convidada para um torneio quadrangular que tinha ainda Barcelona de Guayaquil e Flamengo, fazia sua estreia em território equatoriano e tinha entre seus 11 aquele que viria a ser considerado por muitos o maior ídolo do clube: Rivellino. Mesmo com o craque, a formação comandada por Oswaldo Brandão não foi capaz de bater o Emelec, que venceu com gol de Fernandez aos 45min.

Um dos motivos do tropeço foi a bola. Os brasileiros exigiam uma que havia sido levada por eles. Os equatorianos, por sua vez, não cederam e jogaram com uma que, de acordo com A Gazeta Esportiva, "pouco perdia para o balão de basquete". Mas não foi só por isso, ainda segundo o jornal, que o Corinthians acabou derrotado no Equador: o meia Tales perdeu "bisonhamente" uma grande oportunidade, e o atacante Ney desperdiçou outras duas chutando para fora.

Além das chances não convertidas, a equipe brasileira foi se irritando com a atuação do árbitro Leonardo Hidalgo, o qual permitiu jogadas violentas por parte do clube local. Aos 37min do segundo tempo, quando o Corinthians ainda buscava o empate, Rivellino retribuiu entrada dura e viu os equatorianos investirem contra ele. Os corintianos foram ao socorro do companheiro imediatamente, e teve início então uma troca generalizada de socos e pontapés. A confusão cessou cinco minutos depois, já com os policiais dentro de campo.


Com um atleta expulso de cada lado (Ney pelo Corinthians, e Fernandez pelo Emelec), o jogo prosseguiu com ritmo menos acelerado, e os mandantes fizeram cera para segurar o placar e impedir que o goleiro Magereger fosse vazado. Derrotada na estreia, a formação brasileira na sequência perdeu por 2 a 0 para o Flamengo e goleou o Barcelona local por 5 a 1, ficando em terceiro lugar, com dois pontos.

O novo confronto com o Emelec, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores, será na semana que vem, também em Guayaquil. Enquanto o Corinthians passou pela fase de grupos com a segunda melhor campanha geral (atrás apenas do Fluminense), seu oponente garantiu a vaga na última rodada, graças a triunfo heróico sobre o Olímpia-PAR por 3 a 2, fora de casa. Resultado que, inclusive, eliminou precocemente o Flamengo da competição sul-americana.
Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário