sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sem um artilheiro, Corinthians divide seus gols entre 16 jogadores

  tite corinthians grupo elenco equipe (Foto: MAURO HORITA/AGIF/AE) 
No grupo de Tite, não há um artilheiro que se destaque
 
A vitória do Corinthians por 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira-VEN, quarta-feira, no Pacaembu, pela Taça Libertadores, foi um resumo da temporada alvinegra. Não pelo número de gols marcados em uma única partida, mas, sim, pela divisão deles. Seis jogadores diferentes balançaram as redes (Danilo, Paulinho, Jorge Henrique, Emerson, Liedson e Douglas). Enquanto o Levezinho luta para espantar a má fase, o Timão se desmembra em vários artilheiros para ser um dos favoritos no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores.

Em 25 partidas somadas dos dois torneios, 16 diferentes atletas colaboraram para que o Alvinegro balançasse a rede 39 vezes (28 no estadual e 13 na competição internacional). No total, o time de Tite contabiliza 41 gols na temporada, somando os dois contra feitos por Dezinho, do Mirassol, e Márcio Araújo, do arquirrival Palmeiras.

O número de jogadores que marcaram já está próximo do que a equipe atingiu em 2011. Na ocasião, em 63 partidas (90 gols), foram 21. Um dos motivos para isso é o revezamento imposto pelo treinador nesta temporada. No ano passado, com a eliminação para o Tolima-COL na fase prévia da Libertadores, o Timão disputou praticamente todo o Paulistão com a equipe principal.

A diferença está em um equilíbrio maior de quem faz os gols. Em 2011, Liedson foi disparado o artilheiro, com 23 gols. Em segundo lugar, bem distantes, apareceram Paulinho e Willian, com dez.

Desta vez, a disputa é muito mais intensa. Emerson e Danilo são os primeiros colocados até o momento, com cinco. Abaixo deles aparecem Paulinho e Willian, com quatro. O Levezinho, autor do primeiro dele na Libertadores diante dos venezuelanos, soma três e divide o posto com Elton e Jorge Henrique. Com os mesmos 25 jogos no ano anterior, Liedson já somava 11, com Dentinho e Willian tendo quatro.

– Vários jogadores estão marcando e as vitórias estão vindo. Claro que a minha responsabilidade é maior por ser o jogador mais perto da defesa adversária, mas ela também é de todos – afirmou o camisa 9.

Os atletas considerados reservas também estão dando sua parcela de contribuição. Dos 39, 15 foram anotados por aqueles que geralmente começam as partidas no banco de reservas. Destaque para Elton e Willian, que alternam bons e maus momentos desde o início das competições.

Na última quarta-feira, mais um jogador entrou para a lista de “goleadores” do ano. Longe de apresentar o futebol esperado por torcida e diretoria, o meia Douglas recebeu a bola para cobrar o pênalti que fechou goleada. Gesto muito elogiado por Tite.

– Alegria de um é alegria de todos. O erro de um é o erro de todos. Não determinei ninguém a bater. Seria o Willian, mas eles deram para o jogador que ainda não havia feito gols e está se integrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário