domingo, 28 de agosto de 2011

Vale título: Palmeiras e Corinthians escrevem novo capítulo do Dérbi

Montagem Felipão e Tite, Palmeiras x Corinthians (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Felipão, do Palmeiras, e Tite, do Timão: rivalidade
 
A temporada do Campeonato Brasileiro ainda está na metade, mas Palmeiras e Corinthians já fazem neste domingo, às 16h (de Brasília), em Presidente Prudente, um clássico que pode valer título – mas só para o Timão. Se vencer o maior rival neste novo capítulo do dérbi, o clube alvinegro assegura a conquista simbólica do primeiro turno. No caso do Verdão, a intenção é não só estragar a festa do adversário, mas também tentar se aproximar do G-4, mais distante após cinco jogos sem vitória no Brasileirão.

Com 37 pontos, a equipe de Tite chegou desfalcada ao interior paulista: Alex e Alessandro são os mais novos integrantes de um departamento médico que já conta com nomes do quilate de Adriano. Mesmo assim, o Timão confia na capacidade de suplentes da qualidade de Emerson para voltar à rota que começou a pavimentar nas primeiras dez rodadas da competição. Uma vitória neste domingo leva a equipe aos 40 pontos, absoluta na liderança da competição.

Mais atrás na classificação, com 28 pontos, o Verdão ligou o sinal de alerta após a eliminação na Copa Sul-Americana para o Vasco, que veio mesmo depois de vitória por 3 a 1 no Pacaembu. O time de Luiz Felipe Scolari já vê os rivais se distanciarem na briga por vaga na Taça Libertadores. Por isso, o técnico elegeu o dérbi como jogo fundamental para as pretensões alviverdes na competição.

O clássico em Presidente Prudente terá atenção especial sobre Kleber. O Gladiador nunca fez gol em cinco clássicos contra o Timão, e admitiu nessa semana que já torceu para o clube alvinegro quando garoto. Até por isso, a motivação do atacante é dobrada para o dérbi. Depois de ter quebrado um jejum de dez jogos sem gols, ele entrará mais leve em campo.

O PFC transmite a partida para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em tempo real a partir das 16h. O árbitro do duelo será Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto, ambos de São Paulo.
header o que esta em jogo
Palmeiras: o fim da seca de vitórias no Brasileirão. Já são cinco partidas de jejum que ocasionaram a queda na tabela. Nada melhor do que o clássico para fazer o time encostar novamente no G-4.

Corinthians: a manutenção da liderança e o título do primeiro turno. Com 37 pontos, a equipe de Tite só precisa de um empate para se garantir na primeira posição. Mesmo que o Flamengo vença o Vasco, empataria em pontos, mas perderia no número de vitórias.
header as escalações 2
Palmeiras: o time perdeu Maikon Leite na última hora, e a única dúvida é em relação a seu substituto no ataque. Vinícius, Patrik e o recém-chegado Fernandão podem herdar a vaga. Na lateral direita, Márcio Araújo deve ser improvisado. O time: Marcos, Márcio Araújo, Thiago Heleno, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Valdivia e Patrik (Vinícius); Luan e Kleber.

Corinthians: o time tem algumas novidades na escalação para o clássico. As principais são as entradas de Wallace na lateral direita, no lugar do lesionado Alessandro, e de Emerson no ataque, provocando a saída de Alex, também machucado. Assim, o provável Timão é: Julio Cesar; Wallace, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson e Liedson.
quem esta fora
Palmeiras: Cicinho, suspenso, e Maikon Leite, com dores na coxa esquerda, nem viajaram para Prudente. Dinei também está machucado.

Corinthians: Adriano, Fábio Santos, Alessandro, Alex e Weldinho, todos no departamento médico.
header fique de olho 2
Palmeiras: o atacante Kleber é o centro das atenções no clássico depois de ter assumido que já foi torcedor do maior rival na infância. Alvo de gozações no elenco, o Gladiador quer decretar a volta da boa fase com um possível primeiro gol em Dérbi. Nos outros cinco que disputou, passou em branco.

Corinthians: Emerson será titular na vaga de Alex, que nem viajou para Presidente Prudente. O Sheik ganha uma ótima oportunidade de tentar se firmar com Tite. As oscilações ainda prejudicam – depois de uma excelente partida contra o Atlético-MG, foi apagado na derrota por 2 a 0 para o Figueirense, no Pacaembu.
header o que eles disseram
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: Temos de jogar bem no domingo, ganhar, ficar naquele bolo, e depois teremos 19 jogos no segundo turno. O jogo do Corinthians é vital para nossas pretensões, que são de, no mínimo, Libertadores.

Tite, técnico do Corinthians: Temos de buscar equilibrar o primeiro e o segundo tempo, voltar a ter uma sequência de resultados e bons jogos como vinha acontecendo até perdermos do Figueirense. Temos de tomar menos gols e sermos mais efetivos na frente para mantermos a primeira colocação e fecharmos o turno na frente”.
header números e curiosidades
* Pelo Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram 37 vezes. O Alviverde, com 12 vitórias, leva vantagem. O time alvinegro, por sua vez, tem 11 triunfos. Houve ainda 14 empates nos duelos pela competição nacional.

* Essa é a sétima vez que Palmeiras e Corinthians se enfrentam em Presidente Prudente. Até aqui, o Verdão venceu três vezes e teve três empates. O Timão jamais saiu vencedor em um duelo na cidade do interior de São Paulo.

* Em toda a história, Palmeiras e Corinthians se encontraram 336 vezes. E o Verdão tem vantagem de cinco vitórias: 120 contra 115. Os dois rivais ainda empataram em 101 oportunidades. O Alviverde fez 490 gols e o Alvinegro 449.
header último confronto v2
Em 1 de maio, Palmeiras e Corinthians decidiram uma vaga na final do Campeonato Paulista, no Pacaembu. Em jogo nervoso, o Verdão perdeu o zagueiro Danilo, expulso ainda no primeiro tempo, mas conseguiu o empate por 1 a 1. Na decisão por pênaltis, deu Timão: 6 a 5. Após todos os jogadores acertarem as cobranças regulamentares, Julio Cesar defendeu chute de João Vitor e classificou a equipe de Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário