Os jogadores e a torcida do Corinthians poderão sentir neste sábado, a partir das 18h, no Pacaembu, um pouco do doce sabor de ser campeão nacional novamente. Depois de uma arrancada espetacular e de acumular alguns tropeços inesperados, o Timão recebe o Figueirense para conquistar o simbólico título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, enfrentará um adversário instável e em queda nas últimas rodadas.
Uma simples vitória fará o clube do Parque São Jorge “campeão” com uma rodada de antecedência. A equipe dirigida pelo técnico Tite soma 37 pontos, três a mais que o Flamengo. Os paulistas também levam vantagem no número de vitórias: 11 contra nove. Assim, mesmo que seja alcançado na pontuação, não perderá o primeiro lugar por causa da vantagem neste critério de desempate - pega o Palmeiras, em Presidente Prudente, na última rodada.
Empolgação não vai faltar. Na partida passada, o Corinthians parecia que mergulharia na má fase, mas mostrou seu poder de reação. Após sair perdendo por 2 a 0, virou o jogo para 3 a 2 sobre o Atlético-MG, em Ipatinga, e garantiu a ponta da tabela – os concorrentes também ajudaram: o Flamengo perdeu para o Atlético-GO, em casa, e o São Paulo empatou com o América-MG, em Sete Lagoas.
Já o Figueirense tenta acabar com o período ruim. O time de Florianópolis vem de um empate por 2 a 2 contra o rubro-negro carioca, no Orlando Scarpelli, e uma derrota por 3 a 0 para o Fluminense, no Engenhão. Resultados que derrubaram o clube para a décima colocação, com 23 pontos.
Fabrício Neves Correa (RS) apita a partida. Os auxiliares são Marcelo Bertanha Barison (RS) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS). O Premiere Futebol Clube transmite a partida para todo o Brasil, e você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
Corinthians: uma vitória por qualquer placar sobre os catarinenses dá ao Timão o título do primeiro turno do Brasileirão. O clube do Parque São Jorge soma 37 pontos contra 34 do Flamengo, mas com duas vitórias a mais (11 a nove). Caso vença, pode até se dar ao luxo de perder o clássico diante do arquirrival Palmeiras que mesmo assim manterá a liderança.
Figueirense: depois de conseguir uma reação impressionante no empate por 2 a 2 com o Flamengo, no Orlando Scarpelli, o Figueirense voltou a ser derrotado (3 a 0) como visitante na última quarta-feira, pelo Fluminense. O péssimo retrospecto atuando fora de casa preocupa a todos no clube. Em oito jogos, são cinco derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Além disso, foram 16 gols sofridos longe de Florianópolis, média de dois por partida.
Corinthians: o técnico Tite fará apenas uma alteração em relação ao time que derrotou o Atlético-MG. O zagueiro e capitão Chicão cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e retorna na vaga de Wallace. O lateral-direito Alessandro chegou a ser dúvida ainda em decorrência da lesão que sofreu na coxa direita, na segunda rodada, mas tem presença garantida. Emerson, destaque na virada sobre o Galo, permanecerá no banco de reservas. A formação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Weldinho; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Liedson.
Figueirense: sem Elias, suspenso, a volta de Fernandes é a principal novidade. Exceto essa mudança, o time deve ser o mesmo que enfrentou o Flu: Wilson, Bruno, João Paulo Goiano, Édson Silva, Juninho, Ygor, Túlio, Maicon e Fernandes. Somália e Júlio César.
Corinthians: a bruxa está solta na lateral esquerda. Fábio Santos fraturou a clavícula esquerda diante do Santos e segue em recuperação. Ramon, o reserva imediato, lesionou a coxa esquerda e só deve voltar diante do Verdão. Terceira opção, o garoto Denner, também com um problema muscular, sequer foi relacionado.
Figueirense: além de Elias, suspenso, Aloísio e Rhayner estão no departamento médico.
Corinthians: Emerson e Leandro Castán.
Figueirense: Juninho, Coutinho, Túlio, Rhayner e Aloísio.
Corinthians: a presença de Liedson deixa a torcida do Corinthians mais aliviada. Depois de operar o joelho esquerdo, dia 22 de julho, o atacante voltou a ser titular na partida anterior e não decepcionou: marcou o gol que deu a vitória ao time em Ipatinga. São 17 até o momento, disparado na artilharia alvinegra na temporada 2011.
Figueirense: apesar de ter passado em branco na derrota para o Fluminense, o atacante Somália é perigoso, goleador e ótimo no jogo aéreo. Ele é a referência para os cruzamentos dos laterais Bruno e Juninho.
Tite, técnico do Corinthians: “O Figueirense é um time de qualidade. Não vamos dominar o adversário os 90 minutos. No tempo em que não conseguirmos ser melhores, vamos tentar neutralizar. O sentimento que tenho é que nossa equipe retomou o padrão com resultado. Foi efeitiva. Contra Santos e Avaí, criamos, mas não fizemos os gols”.
Juninho, lateral-esquerdo do Figueirense: "Aconteceu, temos que estar preparado para as derrotas também. Fora de casa está sendo uma dificuldade para a gente, ganhamos apenas uma. Tem jogos que isso vai acontecer, agora é virar a página, erguer a cabeça e ir para outra batalha".
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Computando todas as competições e amistosos, Corinthians e Figueirense já se enfrentaram em 16 oportunidades, com sete vitórias do Corinthians, seis empates e três vitórias do Figueirense. O Corinthians marcou 30 gols e o Figueira 23. Foram 13 jogos pelo Campeonato Brasileiro, dois jogos pela Copa do Brasil (2005) e um amistoso (1943).
* O primeiro confronto entre Figueirense e Corinthians aconteceu há 68 anos. No dia 4 de fevereiro de 1943, o Corinthians venceu por 6 a 3, em amistoso disputado na cidade de Florianópolis (no antigo estádio Adolfo Konder).
* A média de gols das partidas entre Corinthians e Figueirense na história do Campeonato Brasileiro é de 3,07. Foram marcados 40 gols em 13 partidas, e apenas dois empates sem gols foram registrados, ambos em Florianópolis, em 1975 e 2006.
* A história do Campeonato Brasileiro registra apenas duas vitórias do Figueirense sobre o Corinthians, ambas obtidas em São Paulo. O Figueira venceu por 1 a 0 em 2003 (gols de William) e por 3 a 1 em 2006 (dois gols de Cícero e um de Schwenck; Tevez descontou), ambas no Pacaembu.
* A história do Campeonato Brasileiro registra apenas duas vitórias do Figueirense sobre o Corinthians, ambas obtidas em São Paulo. O Figueira venceu por 1 a 0 em 2003 (gols de William) e por 3 a 1 em 2006 (dois gols de Cícero e um de Schwenck; Tevez descontou), ambas no Pacaembu.
Corinthians e Figueirense se enfrentaram pela última vez no dia 28 de outubro de 2007, pelo Campeonato Brasileiro. O Timão venceu de virada por 2 a 1, gols do centroavante Finazzi. Chicão, hoje ídolo no clube paulista, abriu o placar para os catarinenses. O resultado não foi suficiente para tirar a equipe do Parque São Jorge da zona do rebaixamento - cairia para a Série B mais tarde. O Figueira terminou aquela edição do torneio em 13º.
Nenhum comentário:
Postar um comentário