domingo, 31 de março de 2013

Pato fecha ciclo de clássicos e pega Tricolor pela primeira vez

Pato treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Pato teve atuações discretas contra Palmeiras e Santos
 
O atacante Alexandre Pato busca seu melhor desempenho em um clássico com a camisa do Corinthians. Após atuações discretas contra Palmeiras e Santos, ele pode ser titular no duelo deste domingo contra o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Recuperado de um problema muscular que o tirou dos últimos quatro jogos, Pato poderá fazer sua estreia diante do Tricolor caso Guerrero não se recupere do incômodo muscular que o tirou do último treino.

O estádio, Pato conheceu há menos de um mês. Por causa de uma perda de mando, o Santos mandou o clássico com o Corinthians no Morumbi – o duelo terminou em empate sem gols.

Além de pegar ritmo para o confronto de quarta-feira contra o Millonarios, pela Taça Libertadores, o duelo pode servir para Pato tentar seu melhor aproveitamento no clássico. Contra o Palmeiras, ainda em seu início pelo clube, o atacante entrou no segundo tempo, atuou por 25 minutos, e só deu um chute a gol. Sofreu uma falta, recebeu outra e acertou quatro passes.

A prioridade é o jogo de quarta-feira, e quero todo o time preparado para enfrentar o Millonarios"
Tite, sobre o retorno de Pato
 
Semanas depois, contra o Santos, Pato foi titular e jogou 82 minutos, até ser substituído por Romarinho. No entanto, o desempenho foi semelhante. Em um jogo truncado, o atacante só conseguiu um chute a gol, recebeu duas faltas, cometeu uma, e acertou 11 passes, contra quatro errados.

Após uma sequência de 11 jogos, Pato deixou o time no meio do jogo contra o Tijuana. Assim que fez um dos gols da vitória por 3 a 0, sentiu a coxa e saiu antes que o problema se agravasse. O atacante teve detectada uma mialgia na coxa direita, que consiste em uma dor muscular tardia em decorrência da grande sequência de jogos. A parada o fez fortalecer a região. Sem pressa, a intenção do departamento médico era prepará-lo para o clássico e o jogo da Libertadores.

– Ele ainda está retomando um patamar, por isso não sei por quantos minutos ele pode estar disponível. A prioridade é o jogo de quarta-feira, e quero todo o time preparado para enfrentar o Millonarios – afirmou Tite.

Com a maior parte da carreira construída no exterior, defendendo o Milan, Pato vai desbravando aos poucos os estádios brasileiros. O Morumbi foi apenas o quarto estádio no país que o atacante conheceu com a camisa do Corinthians. Antes, ele havia passado por Pacaembu, Santa Cruz (Ribeirão Preto) e Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista).

Discreto, Gil se firma na defesa e vira recordista de jogos no ano

Gil Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Gil participará do 17º jogo de 20 possíveis neste ano 
 
A preocupação do técnico Tite com a parte física dos jogadores do Corinthians é justificável, já que o excesso de partidas e a pré-temporada curta prejudicaram a preparação do time. No entanto, pelo menos um jogador tem conquistado espaço graças à regularidade e à baixa incidência de lesões. Menos badalado entre os três reforços contratados no início do ano, o zagueiro Gil se firmou fazendo o simples e já virou recordista de jogos do Timão em 2013.

Confirmado como titular para o clássico deste domingo contra o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, Gil vai chegar ao 17º de 20 jogos possíveis na temporada, sempre como titular. Também confirmado para o clássico, Romarinho vai atingir o mesmo número de jogos – nem sempre desde o início.

Contratado do Valenciennes, da França, por cerca de R$ 9 milhões, Gil admitiu que o fato de estar vindo de uma temporada europeia facilitou sua sequência no Corinthians – enquanto os companheiros iniciavam o calendário, ele já estava na metade dos campeonatos. Além da parte física privilegiada, a discrição é a principal receita do zagueiro para continuar confiante.

Não tenho histórico de lesões, sempre chego mais cedo para fazer um trabalho de fortalecimento"
Autor
 
- Não tenho histórico de lesões, sempre chego mais cedo para fazer um trabalho de fortalecimento, isso ajuda bastante. Não sinto qualquer dor nos jogos, mas acho que o fato de eu estar no meio da temporada favoreceu um pouco. Venho fazendo o simples, é isso que o Tite pede. Ganho confiança a cada jogo, mas vou manter os pés no chão – avisou Gil, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

A contratação do zagueiro era desejo antigo do Corinthians, que via em Gil uma alternativa segura à dupla formada por Chicão e Paulo André. Mais experientes, os defensores campeões mundiais são mais propensos a lesões e problemas musculares. Tanto que só se encontraram em campo uma vez em 2013: quarta passada, contra o Penapolense, quando Gil foi poupado.

- Sei que Chicão e Paulo André dispensam comentários, são jogadores consagrados e campeões. Também temos Felipe e André Vinícius, outros bons zagueiros. Quem o Tite escolher vai dar conta do recado, mas quero conquistar meu espaço e continuar no time – disse o defensor.

A fase de Gil é boa, mas ele não pretende mais ser poupado. Com a concorrência pelas vagas na defesa, ele não quer perder espaço para os mais experientes. Hoje, Chicão é seu reserva imediato. O zagueiro campeão do mundo passou por artroscopia no joelho no começo do ano e só agora ganha ritmo de jogo.

- A parada foi boa para eu repor as energias, no clássico eu estarei 100%. Espero conseguir uma longa sequência para não sair mais do time – desejou Gil.

No estadual, São Paulo e Corinthians fazem 'esquenta' para Libertadores

O resultado do clássico deste domingo pouco mudará a situação de São Paulo e Corinthians no Campeonato Paulista, mas serve como combustível para uma semana que pode valer pelo ano todo. Em segundo plano no semestre, o torneio é agora a solução para acertar detalhes. Em busca de vagas no mata-mata da Taça Libertadores, Tricolor e Timão usam o clássico deste domingo, às 16h, no Morumbi, para fazer os últimos ajustes.  
 
O São Paulo vive situações distintas. A equipe dirigida por Ney Franco se classificou para as quartas com cinco rodadas de antecedência ao vencer o Paulista por 2 a 0, em Jundiaí – é líder, com 35 pontos. Na Libertadores, porém, vive um drama e não pode perder para o Strongest, quinta-feira, na Bolívia, se quiser continuar com chances de avançar no Grupo 3.

Já o Corinthians entra no clássico com a necessidade de acabar com a sina de empates. Foram oito em 15 jogos pelo Paulista, o último deles contra o Penapolense, quarta-feira, no Pacaembu. Com 26 pontos na sétima posição, o time quer terminar a rodada entre os quatro primeiros colocados para jogar tranquilo pela Libertadores. Diante do Millonarios, quarta que vem, a vitória vale classificação antecipada à segunda fase. Mesmo assim, Tite vai escalar força máxima para o clássico.

Leandro Bizzio Marinho apita a partida. Os auxiliares são Fabrício Porfirio de Moura e Claudenir Donizeti, Gonçalves da Silva são os auxiliares. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para RJ, RS, PR, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, Recife e Petrolina (PE); o Premiere 1 também exibe, através do sistema pay-per-view.

header as escalações 2
São Paulo: Ney Franco não quis adiantar a equipe que inicia a partida, mas deve usar a formação que teve bom rendimento contra São Bernardo e Bragantino. Assim, mandaria a campo o time no esquema 4-4-2, com apenas o volante Denilson na marcação. Na lateral direita, Paulo Miranda, recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, tem boas chances de voltar no lugar de Rodrigo Caio. A provável escalação é: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Denilson, Maicon, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.

Corinthians: Tite tem uma dúvida para o confronto, e a resposta dela só sai no domingo. Com dores na coxa direita, Guerrero não treinou no sábado e se tornou dúvida. Se ele não jogar, Pato será titular. Outra mudança é na armação de jogadas, setor em que Romarinho ganhou a vaga de Jorge Henrique. Com uma série de retornos de titulares, o Timão começa o Majestoso com: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho, Danilo e Emerson Sheik; Alexandre Pato (Guerrero).
quem esta fora (Foto: arte esporte)
São Paulo: ninguém.

Corinthians: Renato Augusto, com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, Igor, que lesionou o ligamento colateral lateral do joelho esquerdo, e Douglas, ainda em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa.


header fique de olho 2
São Paulo: apesar da cara fechada, Luis Fabiano vem correspondendo nos últimos duelos do estadual. O atacante fez cinco gols nas últimas quatro partidas e disparou na artilharia da equipe no ano, com 12. Além disso, tem boas recordações do Corinthians. Na temporada passada, anotou dois no clássico que acabou com o jejum de sete anos sem vitórias tricolores sobre o Timão no Pacaembu.

Corinthians: de volta ao time após três jogos de molho, o volante Paulinho é um dos pontos de equilíbrio de Tite na busca pela regularidade de 2012. Acostumado a subir com qualidade ao ataque, ele pode ajudar a resolver o problema das finalizações erradas do Timão nos últimos jogos.

header o que eles disseram

Jadson, meio-campista do São Paulo: “Vencer um clássico é sempre importante. A torcida fica ansiosa pelo jogo, e tem também a rivalidade das equipes. Uma vitória assim dá muita confiança para a partida seguinte, na Bolívia”.

Tite, técnico do Corinthians:Os clássicos são campeonatos à parte. Numa semifinal ou final tem outra dimensão, claro, mas agora também tem sua importância. As equipes estão em início de temporada e se ajustando, mas não espero menos do que um jogaço”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Computando apenas os jogos válidos pelo Paulistão, o Corinthians leva vantagem sobre o São Paulo. Em 161 jogos pelo Paulistão, o Timão venceu 58 vezes, contra 52 vitórias do Tricolor e 51 empates.

* A maior goleada registrada neste confronto, dentro do Campeonato Paulista, aconteceu dia 10 de março de 1996, quando o Timão venceu por 5a 0 em Ribeirão Preto, gols de Edmundo, duas vezes, Róbson, Souza e Henrique.
* No Morumbi, empate é o resultado mais comum no retrospecto recente entre São Paulo e Corinthians. Nas últimas dez vezes que as duas equipes se encontraram no estádio, seis jogos terminaram empatados.

* No século 21, de 2001 para cá, São Paulo e Corinthians se enfrentaram 39 vezes, com pequena vantagem corintiana. Foram 14 vitórias do Timão, 12 empates e 13 vitórias são-paulinas.

* Interessante é o fato que já houve dois grandes tabus envolvendo este clássico nos últimos dez anos. O Corinthians ficou 13 jogos sem derrotar o São Paulo entre 2003 e 2007 e o São Paulo permaneceu 11 jogos sem vitórias sobre o Timão entre 2007 e 2011.

* Diante do Corinthians, o São Paulo defende uma invencibilidade de 24 jogos no Morumbi. A última derrota são-paulina em sua casa foi dia 12 de agosto de 2012 quando perdeu para o Grêmio por 2 a 1, pelo Brasileirão.

* As duas equipes já decidiram o Paulista nove vezes, com cinco  conquistas corintianas (1938, 1982, 1983, 1997 e 2003) e quatro são-paulinas (1957, 1987, 1991 e 1998). As duas equipes também decidiram o Brasileirão de 1990 e o Torneio Rio-São Paulo de 2002, com vitórias do Timão.

sábado, 30 de março de 2013

Com dúvida no ataque, Tite relaciona 18 jogadores para o Majestoso

Corinthians jogadores treino (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Corinthians terá retorno de titulares para o clássico
 
O atacante Paolo Guerrero é dúvida do Corinthians para o clássico contra o São Paulo, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Mesmo assim, o peruano consta na lista dos 18 relacionados que se concentraram a partir deste sábado para o confronto do Campeonato Paulista. Ele sentiu dores na coxa direita, não treinou pela manhã e passou por tratamento no departamento médico.

A lista conta com as sete novidades já previstas pelo técnico Tite para o clássico: Cássio, Paulinho e Alexandre Pato, que se recuperavam de problemas médicos distintos, além de Alessandro, Gil, Ralf e Danilo, poupados no empate por 1 a 1 com o Penapolense, quarta-feira. Se Guerrero não puder jogar, Pato será o titular no Majestoso.

Os desfalques serão Renato Augusto e Igor, machucados, além de Douglas, que ainda faz trabalhos físicos depois de ter se recuperado de lesão muscular. O substituto de Renato será Romarinho, que ganhou disputa com Jorge Henrique e será o responsável pelas jogadas no lado direito do ataque.

Confira a lista dos 18 relacionados:

Goleiros: Cássio e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Fábio Santos e Edenílson
Zagueiros: Gil, Paulo André e Chicão
Volantes: Ralf, Paulinho, Guilherme Andrade e Guilherme
Meia: Danilo
Atacantes: Alexandre Pato, Guerrero, Emerson Sheik, Romarinho e Jorge Henrique

Guerrero vira dúvida, e Pato treina como titular antes de clássico

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Tite não sabe se poderá contar com Guerrero no Morumbi 
 
O atacante Paolo Guerrero virou dúvida de última hora do Corinthians para o clássico deste domingo contra o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Com um incômodo na coxa direita, o peruano não participou do treino tático da manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, e será observado até horas antes do jogo para saber se terá condições. Sem ele, Alexandre Pato treinou entre os titulares.

Na saída da atividade, o técnico Tite informou que vai esperar pela recuperação de Guerrero. A ideia inicial era ter Pato no banco de reservas, já que ele está voltando de um período de tratamento de dores musculares. No entanto, o atacante foi avisado sobre a chance de iniciar o clássico. Isso porque o comandante não quer arriscar com nenhum jogador antes do confronto com o Millonarios, quarta-feira, pela Taça Libertadores. A competição internacional é tratada como prioridade.

No treino deste sábado, Tite também definiu aquele que pode ser o substituto do lesionado Renato Augusto nos próximos jogos. Romarinho ganhou a disputa com Jorge Henrique e formou uma linha ofensiva de três jogadores com Danilo e Emerson Sheik. Pato ficou mais avançado, na função de centroavante.

O restante do time é aquele que o técnico já indicava na sexta. O Corinthians vai começar o Majestoso com Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson Sheik; Alexandre Pato (Guerrero).

O elenco iniciou regime de concentração no próprio CT, logo após o treino. Guerrero passou a manhã toda em tratamento no departamento médico e só deixou o local para distribuir autógrafos a alguns torcedores que acompanharam a movimentação deste sábado.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Jogadores do Timão são parados em blitz próxima ao CT Joaquim Grava

Chicão no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
De carro novo, Chicão foi um dos escolhidos
 
Os jogadores do Corinthians tiveram um obstáculo para ultrapassar antes do treino técnico da manhã desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava. Uma blitz da Polícia Rodoviária à beira do quilômetro 17 da Rodovia Ayrton Senna fez nomes como Chicão, Fábio Santos e Julio Cesar perderem tempo antes da atividade. Todos foram parados e tiveram de mostrar documentação do veículo e carteira de motorista.

Dois carros da Polícia Rodoviária estavam instalados em uma alça que dá acesso ao CT. Alguns funcionários do Corinthians também foram parados, mas todos foram tratados com naturalidade. Quem teve maior “problema” foi Chicão, que dirigia um Land Rover novo, ainda sem placa. Com a documentação em dia, o zagueiro foi liberado sem maiores prejuízos.

A fiscalização da Polícia Rodoviária é comum na região, principalmente em feriados. De acordo com relatos de funcionários, não houve atraso de nenhum jogador para o treinamento, marcado para as 9h30.

Tite indica força máxima em clássico, mas com Pato no banco

Pato treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Pato deve ir para o clássico e ficar no banco
 
O Corinthians deve ter time completo para o clássico deste domingo contra o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Mesmo pensando no duelo com o Millonarios, pela Taça Libertadores, o técnico Tite afirmou que quer utilizar todos os jogadores que tiver à disposição. Os únicos desfalques serão Renato Augusto e Igor, machucados, além de Douglas, ainda em fase final de preparação física após se recuperar de lesão.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o técnico confirmou que Cássio, Alessandro, Gil, Paulinho, Ralf e Danilo estão muito bem fisicamente. Com o atacante Alexandre Pato, a postura foi mais cautelosa. Recuperado de dores musculares que o tiraram de quatro jogos pelo Campeonato Paulista, Pato deve começar o confronto no banco de reservas. A definição só ocorre após o treino tático deste sábado, no CT Joaquim Grava.

- Ele (Pato) deve estar à disposição, não sei para quanto tempo, devo conversar com o Fábio (Mahseredjian, preparador físico) por causa do trabalho da manhã, a tendência é que esteja disponível. Mas não sei por quanto tempo devo utilizá-lo – explicou Tite.

- É mais difícil tê-lo desde o início, pois está retomando um patamar e, teoricamente, eu já queimaria uma substituição para o segundo tempo. Não dá para arriscar – completou.

A maior dúvida é em relação ao substituto de Renato Augusto, que tem uma lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa direita. A tendência é que Jorge Henrique seja escalado, e Emerson Sheik atue mais próximo de Guerrero. A única troca no setor ofensivo seria a entrada de Danilo na vaga de Romarinho.

Nesta sexta, Tite comandou apenas um treino técnico com os jogadores que não participaram do empate por 1 a 1 com o Penapolense, quarta-feira, no Pacaembu. Os titulares daquela partida correram em volta do gramado e nem calçaram chuteiras.

Com Pato no banco, a tendência é que o Corinthians inicie a partida com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson Sheik; Guerrero.

Paulinho aguarda nova sequência na Seleção de Felipão: 'Quero retornar'

Paulinho no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Paulinho quer recuperar espaço na Seleção
 
Uma lesão leve na coxa esquerda foi suficiente para tirar o volante Paulinho dos amistosos da seleção brasileira contra Itália e Rússia, semana passada. De longe, ele viu nomes como Fernando e Hernanes serem testados entre os volantes, mas mostrou confiança em sua condição como jogador consolidado com o técnico Luiz Felipe Scolari. Recuperado, ele espera ser lembrado já para o amistoso contra a Bolívia, dia 6 de abril, em Santa Cruz de la Sierra.

– Sei que a Seleção está bem servida, e quem chegar vai poder dar conta do recado, mas tenho de continuar fazendo meu trabalho para poder retornar – disse Paulinho.

Prestigiado por Felipão, o volante fez elogios aos companheiros de posição que enfrentaram Itália e Rússia e não mostrou temor com uma possível perda de espaço após a lesão que o tirou destas partidas.

– Foram dois grandes jogos, com muito equilíbrio entre as seleções. Quanto aos jogadores que atuaram na minha função, não tenho preocupação. Sei que são ótimos jogadores, mas também estou em busca do meu espaço – destacou o volante.

Dentro do clube, Paulinho é um dos mais lembrados pelos companheiros quando o assunto é seleção brasileira. Após as declarações de Pelé, alguns jogadores falaram no volante como favorito a representar o Timão na Copa das Confederações e na Copa do Mundo em 2014. O Rei do Futebol havia afirmado que, se um time pudesse ser utilizado como base para a Seleção, este time deveria ser o Corinthians.

Timão peca nas finalizações, e Tite dá receita: 'Menos força, mais precisão'

tite corinthians (Foto: Rodrigo Faber) 
Tite dá receita para equipe melhorar produção no ataque 
 
O Corinthians ainda se acerta na temporada 2013, mas o técnico Tite detectou há algum tempo o principal problema que o time tem apresentado nos jogos, tanto pela Libertadores, quanto pelo Paulistão. Salvo raras exceções, como na vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana, o Timão tem pecado nas finalizações – em quantidade e qualidade. Sem tempo para trabalhar o fundamento e com jogadores em recuperação, o comandante espera que o ajuste venha dentro das partidas. A começar pelo clássico deste domingo contra o São Paulo, no Morumbi.

O empate por 1 a 1 com o Penapolense foi o último exemplo de erros nas finalizações que custaram um resultado positivo. Foram 14 chutes a gol, a maioria deles no primeiro tempo, mas apenas cinco na direção do goleiro Marcelo. O único gol corintiano foi contra, marcado por Heleno.

A cena se repetiu nos dois jogos anteriores, também contra equipes do interior e que jogam mais fechadas. Na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, o Corinthians só teve oito finalizações, quatro delas certas. No empate por 1 a 1 com o XV de Piracicaba, o volume foi maior: 13 chutes a gol, mas apenas quatro corretos.

Com o clássico contra o São Paulo e o duelo decisivo da Taça Libertadores com o Millonarios, Tite avisou que vai abrir mão da força e apostar na precisão dos treinos para fazer o Corinthians melhorar nessa estatística e sofrer menos para fazer gols, mesmo tendo um ataque dos mais poderosos: 

Alexandre Pato, Guerrero, Emerson Sheik, Jorge Henrique e Romarinho são as opções para o setor.

Temos de transformar os passes e articulações em finalizações e colocar o goleiro adversário para trabalhar um pouco mais"
Tite
 
– Vamos trabalhar para intensificar essa condição, temos de transformar os passes e articulações em finalizações e colocar o goleiro adversário para trabalhar um pouco mais. Às vezes, é preciso abrir mão da força e ter a precisão um pouco maior – explicou Tite.

A falta de tempo para treinar e a pré-temporada reduzida fizeram o Corinthians trocar mais passes e ter mais cautela na hora de chutar a gol, na visão de Tite. No entanto, o técnico se vê sem saída. Convivendo com lesões de titulares em quase todos os jogos, ele toma cuidado nas atividades da semana para não “estourar” jogadores.

– Semana passada fiz um treino de finalizações para colocar precisão, mas aí tivemos um problema com o Renato Augusto. Fico naquela linha divisória entre colocar o cara para treinar, ou ao mesmo tempo dar uma segurada. O fato de não termos iniciado a temporada com um tempo maior nos traz isso. Às vezes não posso trabalhar finalizações para não estourar ninguém – lamentou.

Contra o São Paulo, o poder de fogo deve aumentar. Dois dos maiores finalizadores do time, Paulinho e Alexandre Pato têm retorno praticamente confirmado. A missão é tornar o Corinthians mais contundente na hora de chutar a gol.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Após gol e lesão em 2012, Guerrero quer enfrentar o São Paulo

Em meio a um elenco com alta rotatividade, com jogadores poupados, lesionados ou suspensos, o atacante Paolo Guerrero tem sido um dos mais assíduos em jogos do Corinthians nesta temporada. Mesmo com uma sequência de participações em 10 das últimas 12 partidas da equipe na temporada, ele se mostra disposto a enfrentar o São Paulo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Mesmo às vésperas de um duelo decisivo com o Millonarios, quarta que vem, na Colômbia, pela Libertadores, o peruano não quer ser poupado.
Guerrero em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Guerrero em treino do Corinthians
 
O técnico Tite ainda não definiu a equipe que joga o clássico, mas a intenção é ter todos os titulares à disposição. Para Guerrero, o duelo teria motivação especial. Ano passado, no último jogo antes do embarque para a disputa do Mundial de Clubes, no Japão, o atacante fez um gol contra o São Paulo, mas saiu machucado ainda no primeiro tempo e viu o time perder por 3 a 1 no Pacaembu.

O estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito não o impediu de ser herói no Mundial, com os gols das vitórias por 1 a 0 sobre Al-Ahly e Chelsea, este último na final. Mesmo assim, Guerrero ficou com o gosto amargo do clássico. Por isso, quer muito estar em campo no domingo.

– Todo clássico nós queremos ganhar. Ano passado, perdemos duas vezes para eles, então é importante vencer agora, até para entrar no grupo dos quatro primeiros do Paulista. Acho que vamos jogar com time completo, o Tite está muito otimista e confiante para esse jogo – disse Guerrero.

Depois daquela lesão, o peruano passou por tratamento especial no departamento médico e não sofreu mais com problemas físicos. Por isso, ele quer manter a boa sequência com a camisa alvinegra. Ele é o artilheiro do Corinthians na temporada, com oito gols.

– Não sei como a comissão técnica vai fazer, mas eu não tenho qualquer problema. Fisicamente estou muito bem, e apresento as melhores condições para jogar. Só quero seguir trabalhando e corrigindo os erros dos últimos jogos – alertou o atacante.

Para o clássico, Tite deve promover o retorno de praticamente todos os titulares que não enfrentaram o Penapolense nesta quarta-feira, em empate por 1 a 1 no Pacaembu. Recuperados de lesões, Cássio, Paulinho e Alexandre Pato devem voltar, assim como os poupados Alessandro, Gil, Ralf e Danilo.

Tite deixa dúvida, mas indica titulares em clássico com o São Paulo

O Corinthians terá reuniões entre comissão técnica e departamento médico nos próximos dias para definir a equipe que enfrenta o São Paulo no domingo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Apesar da importância dada ao clássico válido pelo Campeonato Paulista, o técnico Tite admitiu que a prioridade é a Taça Libertadores. Na próxima quarta-feira, o Timão enfrenta o Millonarios, na Colômbia. 
 
A tendência é que voltem os nomes que precisam de ritmo de jogo após lesões ou problemas musculares, casos claros de Cássio, Paulinho e Alexandre Pato, além dos poupados do empate por 1 a 1 com o Penapolense, nesta quarta-feira, no Pacaembu: Alessandro, Gil, Ralf e Danilo. Paulo André e Guerrero, que participaram deste jogo, podem até ganhar descanso. Tudo será definido até sexta-feira, mas o técnico deixou claro que quer ter o melhor à disposição.
Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Tite admitiu que a Libertadores é prioridade do Corinthians
 
– A ideia é agir em cima do que pode dar uma melhor condição de enfrentamento contra o Millonarios, se é entrar com a equipe titular ou não. Ano passado, antes do Mundial, jogamos contra o mesmo São Paulo com todos os titulares, corremos o risco de perder o jogo, perdemos, mas nos preparamos bem. O que for mais importante para o jogo de quarta-feira, vamos fazer – explicou Tite.
 
A ideia é agir em cima do que pode dar uma melhor condição de enfrentamento contra o Millonarios"
Tite, técnico
do Corinthians


Pela terceira vez, o Corinthians terá um clássico estadual antes de uma viagem para jogar pela Libertadores. A situação não agrada a Tite, que gostaria de ter a possibilidade de se preparar melhor para a competição internacional.

– Não gostaria que tivesse (um clássico antes da viagem). Pela exigência e preparação que se deve ter para um jogo como esse. Mas a tabela já está pronta há bastante tempo, sabíamos disso. Vamos para o jogo, é um campeonato à parte, com todos os riscos que este jogo traz – avisou Tite.

A maior dúvida se dá em relação ao substituto de Renato Augusto, que mudou a forma de o time jogar, mas sofreu uma lesão mais grave na coxa e fica pelo menos seis semanas em tratamento. Jorge Henrique é o favorito à vaga.

– Deixa eu pensar bem nas possibilidades, prometo responder isso na sexta ou no sábado, com algo mais pensado e ponderado – despistou o técnico.

Tite assume responsabilidade por empate: 'Vai para a minha conta'

O técnico Tite assumiu a responsabilidade pelo empate do Corinthians por 1 a 1 com o Penapolense, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Ao ver o time vencendo por 1 a 0, mas perdendo o domínio do meio-campo no segundo tempo, ele pensou em colocar o volante Willian Arão na vaga de um dos meias. No entanto, considerou que demorou demais para tomar sua decisão. Quando preparou Arão para entrar, viu Silvinho receber uma bola em profundidade e empatar a partida. 
 
– Hoje vai para a minha conta. Se eu tivesse feito a substituição uns 3, 5 minutos antes, não teria tomado o gol. Preparei o Arão para entrar, e bem no momento em que converso com ele, tomamos o gol – lamentou o comandante.

Bastante chateado com sua própria atuação no empate, Tite disse que não vai conseguir tão bem na noite desta quarta-feira.

– Vou dormir mal para caramba porque demorei para mexer. Vou ficar muito p... da vida. No vestiário, estava chutando as paredes. Eu vi que eles estavam colocando volume nessa faixa central, colocando intensidade, e na hora que fui tentar ajeitar tomamos o gol. O técnico não vai dormir direito, mas por grande culpa dele – analisou.

Com o 1 a 1, o Corinthians se tornou o “rei” do empate no Campeonato Paulista. Contra o Penapolense, o time obteve a oitava igualdade em 15 jogos e foi a 26 pontos, na quinta posição da tabela.

A tentativa de reação será no próximo domingo, contra o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. O clássico antecede uma viagem a Bogotá e um duelo decisivo pela Taça Libertadores, diante do Millonarios, na próxima quarta-feira.

Zagueiros do Timão lamentam vacilo e novo empate no Paulistão

 
Paulo André Corinthians x Penapolense (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Paulo André, no empate entre Corinthians e Penapolense
 
O Corinthians chegou ao oitavo empate no Campeonato Paulista ao ficar no 1 a 1 com o Penapolense, nesta quarta-feira, no estádio do Pacaembu. A equipe é recordista no quesito na competição estadual. No único vacilo que teve no setor defensivo ao longo de toda a partida, o Timão acabou sofrendo o gol que lhe tirou a vitória em casa. Novamente titulares na zaga, Chicão e Paulo André lamentaram a bobeira que custou o resultado. 
 
Em saída errada do lateral Edenílson, que segue encontrando problemas quando atua na ajuda à defesa, Silvinho (revelado na base do Corinthians) apareceu sozinho na frente de Julio Cesar para empatar. Na opinião dos zagueiros alvinegros, a única chance do Penapolense ao longo de todo o jogo.

– Eu falei no intervalo que não poderíamos errar atrás e dar contra-ataque. Em um erro, eles fizeram o gol. Não tiveram mais oportunidades. Temos de v
encer jogando em casa, para melhorar na tabela e ter benefícios lá na frente – argumentou Chicão.
– Saímos chateados por não termos produzido um bom jogo. Tomamos um gol bobo, que nos distanciou dos líderes. Os dois últimos jogos não foram tão bons... Começamos bem, mas diminuímos o ritmo – lamentou Paulo André.

Tanto no último domingo (quando venceu o Guarani por 1 a 0, em Campinas) quanto nesta quarta, o Corinthians fez o gol logo no início da partida e se acomodou com a vantagem no placar. Passou a jogar apenas para administrar o resultado, permitindo a reação do adversário. No caso da partida no Pacaembu, o Penapolense esbarrou em deficiências técnicas, mas insistiu até marcar o gol de empate.

“Rei do empate”, o Corinthians já ficou no empate três vezes em casa neste Campeonato Paulista: 2 a 2 com São Caetano e Palmeiras, e 1 a 1 com o Penapolense. A única derrota no estadual também veio no Pacaembu – 1 a 0 para a Ponte Preta. Para Paulo André, se o Timão quiser chegar ao G-4 até o fim da primeira fase do torneio, não poderá mais bobear como mandante.

– Acho que tivemos alguns minutos fortes, mas oscilando bastante. Temos de tentar fazer 90 minutos bons e ganhar. Não podemos empatar dentro de casa – completou o zagueiro.

Quinto colocado, com 26 pontos, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, quando faz o clássico contra o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Morumbi. Após o Tricolor, o Timão ainda enfrenta São Bernardo (em casa), Linense (fora) e Atlético Sorocaba (em casa) na reta final da primeira fase do Paulistão.

Rei do empate, Corinthians bobeia e cede nova igualdade ao Penapolense

  • torcida
    Diversão
    A Fiel não lotou o Pacaembu, mas ganhou um presente antes do jogo. A goleada sofrida pelo Palmeiras foi alvo de piadas e gritos de “Segunda Divisão”.
  • deu certo
    Trio no ataque
    Em linha, atrás de Guerrero, Jorge Henrique, Romarinho e Sheik fizeram boa partida, com trocas de posições, tabelas e muita dor de cabeça à defesa
  • minuto-chave
    29 do 2º tempo
    Após erro da defesa corintiana, Silvinho recebe sozinho, avança e toca na saída de Julio Cesar. Empate deixa Penapolense na boa e não dá tempo à reação
O torcedor do Corinthians passa a semana na expectativa do clássico contra o São Paulo, domingo, e do duelo da Libertadores com o Millonarios, quarta-feira que vem, na Colômbia. Mas antes, um time misto montado por Tite teve de enfrentar o Penapolense na noite desta quarta-feira, num Pacaembu meio cheio, meio vazio, num jogo meio quente, meio frio... No fim, mais do mesmo. Com bobeada de Edenílson e gol de Silvinho, o time do interior buscou o 1 a 1 e deu ao Timão seu oitavo empate no Campeonato Paulista em 15 jogos.

Mesmo com time misto, claro que não era o que Tite queria antes do clássico e da Libertadores. O Corinthians foi aos 26 pontos e se instalou na quinta posição, ainda abaixo do objetivo traçado: o G-4. O curioso é que Silvinho, autor do gol do rival, foi formado nas categorias de base do clube alvinegro. De positivo, a boa atuação de Emerson Sheik, Romarinho e Jorge Henrique. A rotina de resultados iguais incomoda.

Do outro lado, o Penapolense só tem a comemorar. Com 21 pontos, o time subiu para a oitava posição e voltou à zona de classificação para a próxima fase. E mais: a modesta equipe treinada por Pintado está invicta no Pacaembu. Além do empate, uma vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, ainda nas primeiras rodadas do estadual.

O Corinthians volta a campo para enfrentar o São Paulo, domingo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Já o Penapolense vai a Mirassol enfrentar o time da casa, sábado, às 18h30.
Emerson Corinthians x Penapolense (Foto: Alex Silva / Ag. Estado) 
Emerson tenta o domínio em duelo contra o Penapolense 
 
Gol contra só melhora ambiente

Antes de o jogo começar, a impressão era de que o Corinthians podia até perder para o Penapolense que o torcedor continuaria feliz graças à goleada sofrida pelo Palmeiras - 6 a 2 diante do Mirassol. E os corintianos se esqueceram do maior rival logo nos primeiros minutos.

O trio formado por Jorge Henrique, Romarinho e Emerson Sheik não sentiu a falta de entrosamento. Acostumado a jogar de armador nos tempos de Bragantino, Romarinho jogou à vontade para organizar e iniciar o lance que deu origem ao gol precoce, logo aos 4 minutos. Sheik recebeu passe do companheiro, dançou pela esquerda do ataque e buscou Guerrero na área. Heleno chegou antes e cabeceou contra o próprio gol: 1 a 0 Timão.

O Corinthians não se poupou. Em campo, um time com intensidade. Fábio Santos, duro em alguns lances, até levou cartão amarelo. No ataque, Sheik e Romarinho trocaram constantemente de posições, e o primeiro não temeu divididas – chegou a ser atendido pelo departamento médico após entrada dura de Jailton.

O clima de Libertadores cessou após a metade do primeiro tempo. Natural, pois não dava para manter o ritmo forte sem se cansar. O Penapolense cresceu, mas não teve criatividade e só apostou em bolas aéreas para o veterano Val Baiano. Nada que levasse perigo ao gol de Julio Cesar ou que incomodasse o torcedor no Pacaembu.

Coletivo de luxo termina em empate

Um coletivo de luxo marcou o segundo tempo. Sem grandes responsabilidades, o Penapolense deixou o Corinthians jogar e apostou na tentativa de explorar o erro do adversário. Assim, o Timão tocou bola. Tocou, tocou mais um pouco, tentou alguns chutes a gol... Guerrero acordou e buscou mais jogo, mas parecia não estar no seu dia. De frente para o goleiro Marcelo, isolou a bola após cruzamento rasteiro de Guilherme.

O “treinamento” mostrou que os reservas do Timão conseguem manter o nível de posse de bola e troca de passes que o torcedor se acostumou a ver com os titulares. Até porque muitos dos que jogaram nesta quarta-feira eram incontestáveis com Tite em algum momento da temporada passada.

O Penapolense deu algum trabalho, principalmente quando Val Baiano, visivelmente acima do peso, foi substituído por Geuvânio. Com maior velocidade, o time do interior correu pelo empate e criou algumas chances. E o próprio Corinthians resolveu se complicar. Após saída errada de Edenílson, Silvinho apareceu sozinho na frente de Julio Cesar para empatar: 1 a 1. O técnico Pintado não viu o gol, pois havia sido expulso minutos antes.

Com pouco tempo para reagir, Tite lançou o garoto Giovanni, sem sucesso. Às vésperas do clássico com o São Paulo, o Corinthians empatou de novo. O resultado teve valor bem maior para o modesto time do interior, na briga por uma vaga entre os classificados para a segunda fase.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Autuori escala Dedé contra Olaria e lamenta: 'Sei que ele vai sair'

Dedé treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein) 
Dedé em treino desta terça: escalado para  pegar o Olaria
 
Paulo Autuori vai contar com um reforço importante em sua estreia pelo Vasco. O treinador confirmou a escalação de Dedé na partida contra o Olaria, nesta quarta-feira, pela terceira rodada da Taça Rio. O zagueiro treinou sem limitações nesta terça e mostrou-se recuperado do problema que o afastou dos amistosos da seleção brasileira. No entanto, o técnico reconheceu que a torcida não verá o ídolo por muito tempo com a camisa cruz-maltina. A diretoria já avisou a Autuori que  Dedé deixará São Januário no meio deste ano.

- Sei que o Dedé vai sair. Isso já foi falado desde quando comecei a conversar com o Vasco. Não vou ficar inventando história, porque isso só complica. A vida é muito simples. Para mim, é um prazer trabalhar com ele, tem uma cabeça muito legal. Vou sugar o máximo a presença dele e depois cabe ao René Simões e ao Ricardo Gomes trabalhar em função da saída do Dedé.

Principal ídolo da torcida vascaína na atualidade, Dedé despertou interesse do Corinthians e do Cruzeiro no início deste ano, além de diversos clubes europeus. Os empresários do jogador chegaram a pressionar o Vasco a negociá-lo com o Timão, porém a diretoria garantiu a permanência do zagueiro em São Januário até 30 de junho. Os dirigentes cruz-maltinos sempre prometeram esforço para segurar o camisa 26, mas o discurso mudou nas últimas semanas. No dia 16, o diretor geral do clube, Cristiano Koehler, reconheceu ser inevitável perder o Mito.

- A gente também precisa aqui trabalhar com lucidez para não iludir a torcida do Vasco dizendo que o Dedé não vai sair do Vasco. Algum momento ele vai sair - disse Koehler à Rádio Globo.

Segundo dirigentes do Vasco, o valor mínimo para negociar Dedé é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões), mas o clube espera que a negociação chegue a 15 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões).

Recuperado de problema urológico

Depois de ser cortado dos amistosos da Seleção contra Itália e Rússia, Dedé não participou do treino do Vasco na última segunda-feira. Ele se consultou com um urologista, que constatou que as dores abdominais tinham origem no leve estreitamento do canal do ureter. No entanto, o caso não é cirúrgico. Mas, nesta terça, o Mito trabalhou e ouviu as orientações de Paulo Autuori, ao lado de outros jogadores de defesa.

Antes de clássico e 'Liberta', Timão vai de misto contra o Penapolense

guerrero corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) 
Artilheiro do time, Guerrero está confirmado por Tite
É inevitável dizer que o duelo contra o Penapolense, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu, tem importância muito menor do que os confrontos que o Corinthians terá pela frente entre Campeonato Paulista e Taça Libertadores. Às vésperas de um clássico contra o São Paulo e uma longa viagem para enfrentar o Millonarios, na Colômbia, o técnico Tite optou por preservar quatro titulares – já não terá outros machucados – em jogo que vale a busca corintiana pelo G-4 do estadual.
Alessandro, Gil, Ralf e Danilo se juntam a Cássio, Renato Augusto, Alexandre Pato, Paulinho, Douglas e Igor, todos fora por lesão ou recuperação física pós-lesão. Mesmo assim, o time continua forte. No ataque, Guerrero terá a companhia de Emerson Sheik, Jorge Henrique e Romarinho. Na zaga, Chicão e Paulo André reeditam a zaga campeã do mundo contra o Chelsea.

Com 25 pontos, o Corinthians está a um do Mogi Mirim, quarto colocado, e por isso a vitória é fundamental para melhorar na tabela e ganhar moral para os duelos decisivos que estão por vir. O curioso é que a equipe alvinegra enfrenta o Penapolense pela primeira vez em sua história, já que o time do interior fez neste ano sua estreia na elite do futebol paulista.

O Penapolense, que já tem como certa sua permanência na elite do Paulistão – seu declarado objetivo inicial – agora quer mais. O time do interior, 9º colocado com 20 pontos, um atrás do último time do G-8, sonha com a classificação à próxima fase e também com a conquista de uma das vagas para a Série D do Brasileiro.

Para isso, o time do técnico Pintado sabe que, além de fazer o "dever de casa", precisa beliscar pontos como visitante. Afinal, nas cinco rodadas que restam, a Pantera da Noroeste terá três jogos longe de Penápolis, sendo dois deles contra times grandes – além do Corinthians, nesta quarta, encara o Santos, na Vila, na última rodada.

A arbitragem será de Adriano de Assis Miranda, auxiliado por Fausto Augusto Viana Moretti e Risser Jarussi Corrêa. A TV Globo transmite o duelo somente para Sorocaba (SP), enquanto o PFC mostra para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 21h30.
header as escalações 2
Corinthians: com sete mudanças em relação ao time que venceu o Guarani, Tite não fez mistérios e manteve o esquema 4-2-3-1. Emerson Sheik e Guerrero estão mantidos no ataque. O time: Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Guilherme Andrade e Guilherme; Jorge Henrique, Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero.

Penapolense: o técnico Pintado terá todos os jogadores à disposição para enfrentar o Timão. Por isso, ele deve manter a equipe que venceu o São Bernardo na última rodada. A única dúvida é no setor defensivo. A provável escalação é: Marcelo; Luis Felipe, Jaílton, Biro (Guarberto) e Rodrigo Biro; Heleno, Fernando, Liel e Guaru; Silvinho e Val Baiano.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: Renato Augusto, com uma lesão na coxa direita que o tira de combate por seis semanas, Cássio, com um problema no quadril, Igor, com lesão no joelho esquerdo, Alexandre Pato, ainda retomando a melhor forma física, e Paulinho e Douglas, ambos com lesões leves na coxa. Alessandro, Gil, Ralf e Danilo serão poupados.

Penapolense: o CAP não tem nenhum jogador machucado ou suspenso.

header fique de olho 2

Corinthians: artilheiro corintiano na temporada com oito gols, Guerrero é a única unanimidade de um ataque que teve Emerson Sheik em dúvida nos últimos tempos, Jorge Henrique e Romarinho na reserva e Alexandre Pato se recuperando de dores musculares. Diante do Penapolense, o peruano é mais uma vez a maior esperança de balançar as redes.

Penapolense: o experiente Val Baiano deve ser titular. Contratado recentemente, o atacante começou jogando na rodada passada e ganhou a confiança de Pintado. Ele ainda não balançou a rede, mas ainda assim é uma das principais esperanças da equipe.

header o que eles disseram

Paulo André, zagueiro do Corinthians: “É possível entrar com motivação, pois ficamos um pouco para trás na classificação e temos de buscar o G-4. Vale também como ânimo para o jogo de domingo, então vamos fazer nossa lição de casa para entrar com mais moral diante do São Paulo”.

Samuel, goleiro do Penapolense: “Estamos bastante confiantes para este confronto. Sabemos que o nosso adversário é uma equipe com excelentes jogadores, mas não podemos deixar que isso nos intimide. Temos que mostrar serviço em campo”.

header números e curiosidades

* Apesar de levantar dúvidas em relação ao excesso de empates, o Corinthians não perde há 12 jogos no Paulista. A última derrota foi por 1 a 0 para a Ponte Preta, pela segunda rodada.

* Enquanto o Corinthians é o time que mais empatou (sete vezes em 14 jogos), o Penapolense apresenta estatística inversa. É a equipe que menos empatou, duas vezes, ao lado de São Paulo e Mogi Mirim.

* O Penapolense já aprontou em sua primeira partida no Pacaembu pelo Paulistão: venceu o Palmeiras por 3 a 2, agravou a crise no clube alviverde e confirmou a boa campanha. Foi a única vitória da equipe do interior fora de casa.

Felipão diz que convocação para jogo da Bolívia não atrapalhará clubes

O técnico Luiz Felipe Scolari vai divulgar na quinta-feira, via site oficial da CBF, a convocação dos jogadores que vão encarar a Bolívia, no dia 6 de abril, em Santa Cruz de la Sierra. Desta vez, o treinador só poderá chamar atletas que atuam no Brasil. E, segundo o comandante, a lista não vai atrapalhar em nada as equipes que estão na briga pelo título da Libertadores.
 
- Não. As equipes jogam nos dias 3, 4 e 10. Nosso jogo será no dia 6 de abril apenas. Todos terão tempo. Temos como ajeitar essa situação. Além disso, eu e o Parreira já conversamos com quase todos os treinadores e todos foram muito legais cedendo um ou dois jogadores de sua equipes.
Felipão Scolari Brasil x Russia (Foto: AFP) 
Felipão terá dois jogos só com 'brasileiros' antes de convocar para Copa das Confederações
 
Mesmo com a liberação dos clubes, Felipão ainda quer ver alguns jogadores que atuam na Europa. A CBF está tentando conseguir a liberação dos atletas para que eles possam atuar diante dos bolivianos. A partida será a penúltima antes da convocação final para a Copa das Confederações, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho, no Brasil.

Felipão afirmou logo após o empate por 1 a 1 com a Rússia, nesta segunda-feira, que ainda vai acompanhar alguns jogos na Europa. A intenção é ver o desempenho dos atletas por seus clubes em confrontos importantes no Velho Continente.
osvaldo daniel alves brasil coletiva (Foto: Wander Roberto / Vipcomm) 
Osvaldo, do São Paulo, é nome certo na lista de Felipão 
 
- Vamos assistir aos jogos que sejam interessantes para nós.

Apesar de estar tentando ter atletas que atuam no exterior no jogo diante da Bolívia, a intenção é conseguir a liberação de tais atletas para o jogo diante do Chile, no dia 24 abril, no Mineirão. Em relação ao grupo que disputou os dois últimos amistosos, Felipão foi só elogios.

-Saio daqui com uma imagem boa desses dois jogos e com o grupo mais ou menos fechado. Vou observar alguns atletas nos dois próximos jogos para concretizar a ideia – disse o comandante canarinho.

Um nome é certo na lista de Felipão para os dois próximos amistosos do Brasil: o atacante Osvaldo. O treinador queria ter utilizado o atleta diante da Rússia, mas preferiu segurar a alteração por conta da intensidade da partida.

- Pensei se eu poderia lançar o Osvaldo, mas deixei para observá-lo contra a Bolívia e depois no jogo do Chile.

Paulo André nega temor por lesões e diz: 'Sabemos dos nossos limites'

Paulo André treino Corinthians (Foto: Diego Ribeiro) 
Paulo André estará em campo nesta quarta-feira, contra o Penapolense 
 
O zagueiro Paulo André é um dos poucos titulares do Corinthians que estarão em campo contra o Penapolense, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Recém-recuperado de uma fratura na mão, o defensor não teme novas lesões às vésperas de um clássico com o São Paulo, domingo, e um duelo decisivo contra o Millonarios, pela Taça Libertadores, quarta-feira. O alerta foi ligado após as lesões de Cássio e Renato Augusto contra o Guarani, domingo passado.

Apesar de negar o receio, Paulo André aproveitou o momento para voltar a defender nos campeonatos estaduais. De tanto falar sobre o assunto, o zagueiro até participou de um seminário na manhã desta terça, em São Paulo.

– Não há receio algum por lesões neste momento. O receio vem desde o início do ano com esse calendário maluco. Jogamos dia 5, 8, 11, 14... Esse medo de se machucar aparece em todo jogo, mas tiramos isso com preparação, recuperação, uma organização que temos aqui. Sabemos dos nossos limites, por isso somos poupados algumas vezes – avisou Paulo.

– Temos de nos adaptar a essa maluquice a que somos expostos a cada ano, nosso desafio é tentar minimizar o risco e as perdas, até que alguém tome uma decisão e tenha propostas para melhorar – completou.

Esse medo de se machucar aparece em todo jogo, mas tiramos isso com preparação, recuperação e organização que temos aqui"
Paulo André
 
Renato Augusto, por exemplo, vai ficar fora do time por pelo menos seis semanas por causa de uma lesão na coxa. Alexandre Pato também sofreu com problemas musculares, mas em um jogo da Libertadores, inserido no meio da longa primeira fase do Campeonato Paulista. Na visão de Paulo André, os estaduais estão perto do fim – pelo menos se continuarem com esse formato.

– Acho impraticável, com esse formato não vai sobreviver por muito tempo. Há alguns modelos que têm sido propostos, alguns mais interessantes, outros menos. Mas não sei até que ponto vale ter equipes das Séries A e B, talvez até C, disputando um estadual. Não vejo muito futuro. Eles (estaduais) podem continuar existindo, mas talvez sem a participação dos maiores clubes – opinou o zagueiro.

O calendário apertado fez o Corinthians ser agraciado com três clássicos antes dos três jogos fora de casa pela primeira fase da Libertadores. Assim será no domingo, quando o time enfrenta o São Paulo, no Morumbi. Na tarde de segunda-feira, a delegação viaja para Bogotá, na Colômbia, onde enfrenta o Millonarios na quarta.

– Não sei como isso é definido, se é sorteio... Mas claro que não é bom, complica um pouco a nossa vida. Deveríamos reclamar mais, mas agora só temos de jogar e fazer o melhor – lamentou o engajado Paulo André.

Com volta de Zizao, Tite relaciona 18 para duelo com Penapolense

Zizao no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Zizao volta a aparecer no banco de reservas do Timão
 
A convocação para a seleção chinesa fez bem ao atacante Zizao, que voltou a ser lembrado pelo técnico Tite na lista de relacionados para o duelo contra o Penapolense, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu. Após voltar da China, onde ficou no banco em jogo contra o Iraque, Zizao treinou durante a semana e foi chamado para integrar o grupo de 18 relacionados.

Tite terá pelo menos dez baixas e por isso teve de recorrer a garotos da base para completar o elenco. Paulinho e Alexandre Pato, recuperados de problemas musculares, participaram do treino coletivo desta terça-feira, mas vão passar a semana se preparando para o clássico com o São Paulo e o confronto com o Millonarios, pela Libertadores, na sequência do calendário corintiano.

Os outros desfalques são Renato Augusto e Igor, lesionados, Cássio e Douglas, recuperando-se fisicamente após lesões, e Alessandro, Gil, Ralf e Danilo, poupados para os próximos jogos. Assim, o banco de reservas terá nomes como Yago e Paulo Victor, recém-promovidos aos profissionais.

O time que começa o jogo terá Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Guilherme Andrade e Guilherme; Jorge Henrique, Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero.

O banco terá a seguinte formação: Danilo Fernandes, Felipe, Yago, Paulo Victor, Willian Arão, Giovanni e Zizao.

Com lesão no joelho, Igor desfalca Timão por pelo menos um mês

Igor Corinthians Treino (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Igor, de 20 anos, ficará pelo menos um mês afastado
 
O lateral-esquerdo Igor será desfalque do Corinthians por pelo menos quatro semanas. Após reclamar de dores na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, domingo passado, ele fez exames e teve constatada uma ruptura parcial no ligamento colateral lateral (LCL) do joelho esquerdo. Com o diagnóstico, Igor iniciou tratamento nesta terça-feira e fica um mês fora de combate.

O tratamento é clínico, sem necessidade de cirurgia, o que deve acelerar a recuperação do garoto de 20 anos. Ele vinha sendo o reserva imediato de Fábio Santos, que volta ao time no duelo contra o Penapolense, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Paulista.

Sem Igor, o técnico Tite terá de improvisar se precisar de um reserva para Fábio. Quem costuma fazer a função é Guilherme Andrade, que também atua pela direita e como volante. Ele será titular contra o Penapolense, mas no lugar de Ralf, poupado.

O outro lateral-esquerdo do elenco é Denner, de 19 anos, que está em fase final de recuperação de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e faz trabalhos físicos no gramado. Ainda não há estimativa de retorno aos treinos com bola.

Com sete mudanças, Timão terá equipe mista contra o Penapolense

Julio Cesar treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Julio Cesar deve reaparecer como titular nesta quarta
 
Um treino coletivo na tarde desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, serviu para o técnico Tite definir a equipe do Corinthians que enfrenta o Penapolense nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu. Com uma formação mista, Tite fez sete mudanças em relação à formação que venceu o Guarani por 1 a 0 no domingo – algumas por lesão, outras por opção. Apenas Paulo André, Guilherme, Emerson Sheik e Guerrero foram mantidos.

O novo time não pode ser exatamente chamado de "expressinho", pois todos os substitutos já foram titulares em algum momento da temporada passada. A formação teve Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Guilherme Andrade e Guilherme; Jorge Henrique, Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero.

Três dessas mudanças são por motivos médicos. Cássio, com uma lesão no quadril, não joga nesta quarta e deu lugar a Julio Cesar no treino coletivo – Danilo Fernandes deve ser reserva desta vez. No meio-campo, Renato Augusto sofreu uma lesão na coxa direita e fica fora por pelo menos seis semanas. Jorge Henrique foi seu substituto. Na lateral esquerda, Fábio Santos volta a ocupar sua vaga – o garoto Igor machucou o joelho contra o Guarani.

As outras quatro alterações ocorreram por opção de Tite, que tem pela frente um clássico contra o São Paulo, domingo, e um duelo contra o Millonarios, quarta-feira, pela Taça Libertadores. Alessandro, Gil, Ralf e Danilo apenas correram em volta do gramado nesta terça-feira e não serão relacionados para enfrentar o Penapolense. A intenção é deixá-los preparados para a nova maratona de jogos decisivos que está por vir.

A maior surpresa entre os substitutos é Guilherme Andrade, que não vinha sendo relacionado, mas vai ocupar a vaga de Ralf.

O banco de reservas deve ter uma novidade: o volante Paulinho participou do coletivo, no time de baixo, e deve aparecer na lista do duelo. Ele sofreu uma lesão na coxa há uma semana que o tirou dos confrontos da seleção brasileira contra Itália e Rússia. O atacante Alexandre Pato também participou do treino, mas só volta diante do São Paulo. O meia Douglas, ainda se recuperando de problemas musculares, fez apenas trabalhos físicos no gramado.

Renato Augusto desfalca o Timão por seis semanas com lesão na coxa

Renato Augusto machucado, Guarani x Corinthians (Foto: Denny Cesare/Agência Estado) 
Renato Augusto cai no gramado ao sentir a lesão na coxa 
 
A lesão de Renato Augusto é mais grave que o previsto. Nesta terça-feira, o meia do Corinthians foi submetido a um exame que detectou lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa direita. Segundo o departamento médico alvinegro, o jogador precisará de seis semanas para se recuperar.

Destaque do Timão nas últimas partidas, Renato Augusto se machucou ainda no primeiro tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, no último domingo, em Campinas.

Ao tentar arrancar pela intermediária, ele desabou no gramado e sequer conseguiu se levantar para ser substituído por Jorge Henrique – foi retirado de maca e transportado até o vestiário. Na volta para São Paulo, o meia precisou de ajuda para embarcar no ônibus, já que não conseguia encostar a perna machucada no chão.

Se o prazo de seis semanas se confirmar, Renato Augusto só volta a ficar à disposição de Tite no começo de maio. Com isso, ele irá perder as duas partidas restantes da fase de grupos da Taça Libertadores. Caso o Corinthians se classifique às oitavas de final, o meia deve desfalcar a equipe nos dois confrontos.

Jorge Henrique e Douglas são os principais candidatos a substituir Renato Augusto. O camisa 25 ganhou o lugar de Jorge Henrique durante a Libertadores e já fez um gol com a camisa alvinegra, na vitória sobre o União Barbarense, pelo Paulistão.

terça-feira, 26 de março de 2013

Com calendário cheio e 5 competições, Corinthians pode jogar até 89 vezes em 2013

Pelo último ano, Pacaembu receberá muitos jogos do Corinthians
Pelo último ano, Pacaembu receberá muitos jogos do Corinthians
Com o calendário cheio e participando de 5 competições, o Corinthians tem já garantido 67 partidas pra disputar em 2013, podendo chegar a 89 jogos.

No Paulistão, são 19 jogos da primeira fase e 23 se o Corinthians chegar as finais.

Na Libertadores, o Corinthians entra na fase de grupos, são 6 jogos pela competição que podem chegar a 14 a medida que o time for se classificando

Na Copa do Brasil, agora os clubes que vão pra Libertadores entram na segunda fase, são 2 jogos garantidos, podendo chegar a 8 partidas se for as finais.

Na Recopa, o Corinthians (campeão da Libertadores) enfrenta o São Paulo (campeão da série b da Libertadores), serão 2 confrontos.

No Brasileirão que continua no formato de pontos corridos serão 38 jogos.

Além dos 5 campeonatos, o Corinthians ainda pode jogar o mundial se for bicampeão da Libertadores além de poder marcar amistosos, principalmente com a expectativa da Arena Corinthians ser concluída em 2013. Além de um provável amistoso pra manter o ritmo do elenco durante a pausa dos campeonatos pra Copa das Confederações que acontece no Brasil.

Em 2012 o Corinthians jogou 76 partidas:

Paulistão: 20 jogos
Brasileirão: 38 jogos
Libertadores: 14 jogos
Mundial de clubes: 2 jogos
Amistosos: 2 jogos

Meu Timão

Timão descarta pressão sobre Conmebol para ter Fiel fora de casa

Corintianos sendo retirados pela polícia, Tijuana x Corinthians (Foto: Diego Ribeiro) 
Corintianos são retirados pela polícia durante jogo contra o Tijuana, no México
 
No início de março, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) suspendeu a punição ao Corinthians de proibir torcida em seus jogos como mandante no estádio do Pacaembu, pela Taça Libertadores da América. Além da aplicação de uma multa de US$ 200 mil ao clube, a pena passou a se restringir aos jogos fora de casa, pelo período de 18 meses. Embora tenha prometido recorrer da decisão, o departamento jurídico alvinegro descarta pressionar a entidade para ter a Fiel como visitante.

A agilidade da confederação, que teria 60 dias para julgar o caso corintiano após a morte do torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na partida contra o San José, em Oruro, fez com que o clube adotasse mais cautela sobre o recurso. A vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, no dia 27 de abril, realizada com os portões fechados, fez com que o Timão deixasse de ganhar aproximadamente R$ 2 milhões em ingressos – e, consequentemente, deixou a Conmebol sem cerca de R$ 200 mil, já que 10% do montante arrecadado fica com a entidade.

– O Corinthians ainda precisa receber a decisão fundamentada, onde constam os motivos que fizeram com que a sanção fosse aplicada ao clube. Com base nisso, podemos recorrer, mas não temos como pedir que o caso seja acelerado. Precisamos dar tempo ao Tribunal Disciplinar, que julgou a medida antes da nossa segunda partida como mandante – afirmou o advogado do clube, Luiz Felipe Santoro.

O Corinthians ainda precisa receber a decisão fundamentada, onde constam os motivos que fizeram com que a sanção fosse aplicada ao clube"
Luiz Felipe Santoro
 
Na vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana, primeiro jogo que a Fiel pode assistir no estádio do Pacaembu na Libertadores deste ano, o Corinthians teve como renda bruta R$ 2.049.017,50, com um público de 31.671pagantes. De acordo com o balanço financeiro divulgado pelo clube no início de 2013, na última temporada os ingressos foram responsáveis por 10% da receita total do Timão – quarta maior parcela, atrás de TV (43%), patrocínio e publicidade (18%) e social e amador (13%).

Criado neste ano, o Tribunal de Disciplina da Conmebol teve trabalho em seus primeiros três meses de funcionamento. A morte de Kevin Espada continua repercutindo – acusados de envolvimento no disparo do sinalizador naval que vitimou o torcedor boliviano de apenas 14 anos, 12 corintianos continuam detidos na Penitenciária de San Pedro, em Oruro. O estádio Jesús Bermúdez segue recebendo os jogos do San José.

Apesar da proibição aos torcedores do Corinthians como visitantes, alguns infiltrados foram vistos na vitória por 1 a 0 sobre o Tijuana, no México. Membros de torcidas organizadas do Timão chegaram a estender uma faixa no estádio Caliente, mas foram rapidamente vetados pela polícia local. Luiz Felipe Santoro assegurou que a presença ilegal de corintianos nos jogos fora de casa não podem prejudicar o clube juridicamente, já que este não tem controle sobre a venda de ingressos de seus adversários.

– A Conmebol enviou um comunicado a todos os clubes que disputam a Libertadores, dizendo que não deveriam ser enviados ingressos ao Corinthians ou separada uma carga para visitantes quando nos enfrentassem. Se o Tijuana não controlou isso, não temos culpa. Não solicitamos ingressos, está fora da nossa alçada – esclareceu o advogado.

Se a decisão da confederação se mantiver, o Corinthians não terá sua torcida como visitante em todos os jogos da Libertadores (mesmo que chegue à final) e também nas duas partidas da Recopa Sul-Americana, contra o rival São Paulo, no segundo semestre. No ano passado, quando se sagrou campeão da América, o clube vendeu pacotes de viagem para que os torcedores acompanhassem o elenco nos jogos fora do Brasil.