sábado, 23 de março de 2013

Excesso de empates atrapalha busca de Tite: G-4 do Paulistão

Tite, em treino do Corinthians (Foto: Agência Corinthians) 
Tite, em treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava 
 
O excesso de empates impediu o Corinthians de se posicionar melhor na tabela do Campeonato Paulista. Com a sétima e pior colocação entre os grandes paulistas, o Timão espera que essa série se encerre contra o Guarani, domingo, às 16h (horário de Brasília), em Campinas. São sete empates em 13 partidas, maior marca do estadual, e isso faz Tite alertar seu elenco em relação à necessidade de vitórias – ainda que esteja satisfeito com o desempenho geral.

O técnico disse não ter desculpas para o excesso de igualdades, mas apontou alguns fatores que podem ter feito o Timão não ir tão bem em alguns jogos do Paulistão. O revezamento de atletas e a divisão de alguns grupos na pré-temporada foram lembrados por Tite.

Com 22 pontos, o Corinthians está a sete do líder São Paulo, mas a apenas dois do Palmeiras, quarto colocado. O objetivo inicial é colocar o time entre os quatro primeiros colocados para obter vantagem na segunda fase.

– Alguns detalhes servem para a gente compreender tudo isso. A diferença para a parte de cima da tabela está nos dois primeiros jogos, empate com o Paulista e derrota para a Ponte Preta (os dois jogos com time totalmente reserva). Isso é compreensível, pois estamos trocando muito a equipe. É o preço pela utilização de todos os atletas, estou consciente disso – analisou Tite.

Mesmo com os empates indesejáveis no Paulista, o técnico procurou tomar os últimos quatro jogos como referência. Foram três vitórias (Ituano, União Barbarense e Tijuana, este pela Libertadores), um empate (XV de Piracicaba) e o padrão de jogo melhor definido, com nomes mais novos integrados à equipe – caso principal do meia Renato Augusto.

– Dos últimos quatro jogos, vencemos três e fizemos dez gols. Se tivesse terminado 1 a 0 contra o XV de Piracicaba, estaríamos vendo tudo sob outra ótica. Agora o G-4 é o nosso objetivo, então temos de fazer um bom jogo e vencer o Guarani – explicou Tite.

A vitória sobre o Guarani também é importante por causa de outro aspecto. As cinco vitórias no Paulistão fazem do Corinthians a equipe com menos triunfos entre as oito primeiras colocadas, ao lado do Linense. É difícil imaginar o Timão não classificado à segunda fase do estadual, mas o número de vitórias será fundamental para o posicionamento do time no fim da primeira fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário