sexta-feira, 22 de março de 2013

Com dois terços prontos, Arena Timão tem atenção a detalhes

Foram 21 meses de trabalho e o estádio do Corinthians está ganhando forma. Dois terços da obra já foram concluídos e a chamada “casa do povo” vai ficando pronta. Nesta semana, foi instalado o segundo módulo de cobertura da arquibancada oeste – trabalho que exige a dedicação de 40 homens e um superguindaste. Até o final de abril, dez módulos estarão instalados, cada um com 120 toneladas e 75 metros de comprimento.
arena corinthians (Foto: Tiago Maranhão) 
Módulo de cobertura da arquibancada oeste está instalado
 
Não são apenas as grandes estruturas que estão ficando prontas. Nesse estágio da obra, já começou o trabalho de acabamento: detalhes como pintura de frisos e decoração dos banheiros estão sendo providenciados.

A área onde ficará o gramado ainda está coberta de terra, mas por pouco tempo. O campo foi rebaixado em 50 centímetros para a instalação do sistema de drenagem, que estará pronto até o fim de abril. Em maio, será plantado o gramado que receberá a primeira partida da Copa do Mundo de 2014.

A construtura pretende entregar o estádio para a Fifa em dezembro, o que não significa que ele estará totalmente pronto.

- O estádio vai passar por um processo de acréscimos de assentos, como as arquibancadas provisórias, com isso também haverá banheiros provisórios, alguns camarotes vão passar por adaptações. Paredes podem ser suprimidas ou nem construídas, a ocupação dos estacionamentos cobertos, da mídia, alguns assentos não serão colocados para o jogo de abertura, só pra sequência - explicou Frederico Barbosa, engenheiro responsável pela obra.
arena corinthians (Foto: Tiago Maranhão) 
Funcionários trabalham na decoração dos banheiros
Dinheiro

Está tudo adiantado, o estádio ficando bonito, mas existe um assunto sobre o qual ninguém gosta de comentar abertamente: dinheiro. Muito dinheiro: São R$ 400 milhões. É o valor do financiamento do BNDES para a construção do estádio. Esse crédito ainda não foi liberado e há o risco de a obra parar.

A liberação de recursos funciona da seguinte forma: o financiamento do BNDES é liberado por intermédio de um banco. Nesse caso, o Banco do Brasil, que, por sua vez, precisa de uma garantia para repassar o empréstimo. Nem o Corinthians, nem a construtora ofereceram essa garantia até o momento e é isso que está atrasando o processo. O clube se compromete a pagar em dez anos, mas o banco não aceita receitas futuras, como renda e outras vendas, como forma de garantia.
arena corinthians (Foto: Tiago Maranhão) 
Local onde ficará o gramado foi rebaixado para a instalação do sistema de drenagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário