terça-feira, 30 de abril de 2013

Riquelme vê Boca forte e provoca: ‘Temos seis, eles têm uma’

 
Riquelme Boca Juniors coletiva (Foto: Diego Ribeiro) 
Riquelme não participou do treino desta terça e ainda é dúvida
 
O Boca Juniors não vence há dez jogos no Campeonato Argentino, tem uma campanha irregular na Taça Libertadores e vai enfrentar o atual campeão do mundo logo nas oitavas de final da competição sul-americana. Nada disso, porém, tira a confiança do meia Riquelme de que seu time tem condições de chegar longe e buscar o sétimo título da América - bateu na trave ano passado ao perder a final para o Corinthians. 
 
Às vésperas de pegar o mesmo rival da decisão de 2012, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília) na Bombonera, o principal jogador do Boca esbanja confiança e até alguma soberba – mas algo natural, de sua personalidade, nada forçado. Questionado sobre o favoritismo do Timão no confronto das oitavas, Riquelme lembrou de toda a história do Boca na competição: seis títulos, com o meia presente em três deles – 2000, 2001 e 2007.

- Nós temos seis Libertadores, o Corinthians só tem uma, que ganhou ano passado. Tenho certeza de que das outras 15 equipes que se classificaram, nenhuma queria pegar o Boca Juniors. Está tudo bem, vamos com calma – afirmou o meia, de forma categórica.

- Temos total esperança de classificação. A competição mais importante para nós é a Libertadores. Temos a esperança de chegar o mais longe possível. Enfrentaremos uma grande equipe, com grandes jogadores, mas sabemos que somos o Boca – completou.

Mesmo com a má fase da equipe, o craque vê o Boca como favorito no confronto, pelo menos neste jogo de ida, em La Bombonera. E mais: ele se lembra do primeiro duelo da final do ano passado, quando as equipes empataram por 1 a 1 graças a um gol de Romarinho nos minutos finais.

- Amanhã (quarta-feira) o favorito é o Boca, que joga de local. Na final do ano passado, fomos claramente superiores e deveríamos ter vencido a partida. Lembro de uma bola no travessão do Viatri aos 90, 91 minutos de jogo. Se jogarmos melhor do que isso, seguramente teremos muita chance de ganhar. A Libertadores é especial para o Boca – completou Riquelme.

O meia corre contra o tempo para se recuperar de uma lesão muscular na coxa. Ele não treinou nesta terça-feira, mas se diz com esperanças de ser utilizado por Carlos Bianchi. O certo é que ele vai se concentrar com o elenco. Se não puder começar jogando, Sanchez Miño e Ledesma disputam a posição.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, a partir das 21h20m. A TV Globo transmite ao vivo.

Novidade na Argentina, Gobbi pede respeito com o 'Senhor Libertadores'

sorteio libertadores Mario Gobbi, presidente do Corinthians (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com) 
Gobbi pede cuidado e humildade contra o Boca Juniors, nesta quarta
 
O presidente Mário Gobbi acompanhou a delegação do Corinthians pela primeira vez nesta Libertadores ao viajar para Buenos Aires, onde o Timão enfrenta o Boca Juniors, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final. Respeitoso ao time argentino, o mandatário pediu que os jogadores alvinegros não se iludam com a má fase do “Senhor Libertadores”.

Sem vencer há 10 jogos no Campeonato Argentino – em 11 disputados na temporada – o Boca Juniors ocupa a 18ª colocação do torneio local. Ainda assim, Gobbi diz que o Corinthians enfrentará sérias dificuldades na Bombonera, palco do confronto desta quarta. O presidente apontou a tradição e o histórico de seis títulos continentais como fatores de equilíbrio para o duelo.

– Temos de fazer nosso trabalho com muito cuidado e humildade. É preciso ter muita cautela ao enfrentar o “Senhor Libertadores”, que é o Boca Juniors. A história mostra isso. É um clube muito grande, forte, um adversário de potencial verdadeiro. Será um duelo de titãs. Quem errar menos passará para a próxima fase – afirmou.

No ano passado, o Corinthians conquistou o inédito título da Libertadores justamente contra o tradicional time argentino. Após empate por 1 a 1 na Bombonera, o Timão ficou com o título ao bater o Boca por 2 a 0 no estádio do Pacaembu. Naquela oportunidade, a equipe dedicava todas as suas atenções ao torneio continental, já que havia sido eliminado pela Ponte Preta do Campeonato Paulista.

Desta vez, a situação é diferente. Após golear a Ponte no último domingo, o Corinthians assegurou um lugar na semifinal do estadual, contra o rival São Paulo. A partida que decide quem irá à decisão será única. Em caso de empate, decisão nos pênaltis. A sequência de jogos decisivos e em alto nível deixa o presidente corintiano apreensivo, mas ciente de que qualquer erro mínimo em campo pode ser fatal na sequência.

– É complicado. Você sai do Boca e enfrenta o São Paulo. Estamos vivendo uma fase em que é proibido errar. Quando você vem de uma vitória, o emocional é mais estruturado. Por isso, esperamos um bom resultado aqui na Argentina – completou.

Embora converse constantemente com os jogadores do Timão, Mário Gobbi descartou dar qualquer palestra motivacional antes da partida com o Boca Juniors. Ele acredita que as palavras do técnico Tite serão suficientes para motivar o elenco a buscar a vitória dentro dos domínios argentinos – com toda a pressão da torcida, que ocupará 100% dos espaços da Bombonera, já que os corintianos estão vetados como visitantes pela Conmebol.

– Temos um comandante extremamente competente para motivar nosso elenco. Eu falo sempre com os nossos atletas, mas dessa vez vou deixar a palavra para o Tite. Ele sabe o que fazer nesses momentos decisivos, é um líder nato.

Riquelme é poupado de treino, e ‘amigo’ de Sheik vira dúvida

jogadores treino boca juniors (Foto: Diego Ribeiro) 
Boca faz treino fechado para a imprensa com Riquelme em tratamento 
 
O principal astro do Boca Juniors foi poupado do treino da manhã desta terça-feira, mas está otimista para participar do duelo de quarta contra o Corinthians, às 21h50m (horário de Brasília), na Bombonera, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. O meia Juan Román Riquelme não foi a campo no centro de treinamentos dos Xeneizes e ficou apenas na sala de fisioterapia tratando de dores musculares na coxa.

- Estou há uns sete dias em tratamento e muito contente com a recuperação, por isso me sinto bem. Não estou 100%, mas a esperança de jogar é tão grande que estou aqui. Bianchi vai escolher os 11 amanhã (quarta-feira), ainda não sei se estarei em campo - disse o camisa 10.

A principal dúvida surgiu na zaga. O defensor Matias Caruzzo sentiu dores na coxa e também não treinou, levando mais problemas ao técnico Carlos Bianchi no setor. Vale lembrar que Caruzzo é o mesmo que teve um entrevero com Emerson Sheik na final da Libertadores de 2012 – o atacante corintiano chegou a morder o rival para provocá-lo e já mirava um reencontro na Bombonera.

Se Caruzzo não puder atuar, Bianchi terá de optar entre um garoto e um jogador fora de forma. O treinador havia cortado o zagueiro Claudio Pérez por estar dois quilos acima de seu peso ideal, mas voltou atrás e o relacionou. A outra opção é o jovem Lisandro Magallán, de 19 anos, revelado pelo Gimnasia La Plata e contratado pelo Boca no ano passado.

O treino desta terça foi cercado de mistérios em La Bombonerita, centro de treinamentos do Boca. A atividade tática realizada por Carlos Bianchi foi fechada para a imprensa, mas nem tanto. Em uma área reservada para os jornalistas, foi possível ver parte do treino sem Riquelme – Sanchez Miño treinou em seu lugar.

A atividade teve a seguinte equipe em campo: Orión, Marin, Magallán, Burdisso e Clemente Rodriguez; Erbes, Somoza, Erviti e Sanchez Miño; Martínez e Blandi. Outra opção para a possível vaga deixada por Riquelme é o experiente Ledesma, que treinou com os reservas nesta terça-feira.
estádio bombonera boca juniors (Foto: Diego Ribeiro) 
Entrada do centro de treinamento do Boca, em Buenos Aires

De volta, Cássio vive recomeço em fase idêntica à do Timão de 2012

cassio corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini) 
Cássio, do Corinthians
 
Primeiro jogo das oitavas de final da Taça Libertadores. Escondido até então, o goleiro Cássio sai do papel de coadjuvante e passa a ser fundamental na conquista continental do Corinthians. O filme que o goleiro alvinegro viveu no ano passado pode se repetir a partir desta quarta-feira, quando o Timão enfrenta o Boca Juniors, às 22h (horário de Brasília), em La Bombonera. Voltando de lesão, Cássio espera, enfim, “começar” seu ano de 2013.

Se no ano passado a luta era apenas para se firmar entre os titulares, desta vez é para driblar as lesões e não desfalcar o Corinthians nos momentos mais importantes da temporada. Em quatro meses, Cássio passou por quatro problemas diferentes – bursite no ombro esquerdo, lesão muscular na coxa esquerda, um problema no quadril, e a fratura recém-curada no punho esquerdo.

Cássio participou de apenas dez dos 26 jogos do Corinthians na temporada, menos do que seu reserva Danilo Fernandes – 12 partidas. Por isso, o retorno no duelo com o Boca é encarado como um recomeço.

– Não é um problema a falta de ritmo. Quando entrei contra o Emelec não tinha jogado e acabei indo bem. Essa parada foi boa para mim, pude fazer a pré-temporada que não fiz no começo do ano – disse o jogador, no hotel do Timão, em Buenos Aires.

– Cada volta minha é encarada assim, esse ano demorei para entrar no ritmo, mas espero engrenar e ajudar o Corinthians como consegui fazer ano passado.

A situação é parecida com a de 2012. Exatamente no início das oitavas da Libertadores, ele foi chamado na “fogueira” para substituir Julio Cesar e fechou o gol no empate sem gols contra o Emelec, no Equador. A partir dali, Cássio ganhou crédito e não decepcionou até o fim da competição continental – a defesa mais lembrada, claro, é a de chute de Diego Souza na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no Pacaembu.

Desde então, Cássio se tornou ídolo e foi herói também na disputa do Mundial de Clubes, com grandes defesas diante do Chelsea – eleito, inclusive, o melhor em campo na decisão. No entanto, as lesões impediram que o goleiro mantivesse o nível em 2013. Chateado, ele espera compensar o tempo perdido a partir do confronto com o Boca.

Com o goleiro de volta, o Corinthians busca ter o mesmo desempenho que o levou ao título do ano passado. Nos oito jogos de mata-mata de 2012, Cássio sofreu apenas dois gols. Se a performance for parecida, as chances de bicampeonato da América ficam maiores.

Paulinho vê mau momento do Boca, mas diz que Timão terá 'pés no chão'

Paulinho corinthians (Foto: Rodrigo Faber) 
Paulinho garante Corinthians com os 'pés no chão' contra o Boca Juniors
 
A principal preocupação do técnico Tite após a goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, no último domingo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, foi em relação ao psicológico de seus jogadores. O comandante teme que o elenco caia em “soberba” por conta  da situação favorável. Campeão brasileiro, da América e do Mundo pelo Corinthians, o volante Paulinho assegurou que nada mudará na equipe, independentemente dos resultados.

O Timão desembarcou em Buenos Aires nesta segunda-feira, para a partida contra o Boca Juniors, agendada para quarta, às 21h50m (horário de Brasília), na Bombonera, em situação completamente oposta à que vivia no ano passado, quando encontrou o time argentino pela decisão da Taça Libertadores da América. Estreante em uma final da competição continental àquela altura, o Corinthians agora convive com o favoritismo e a má fase atravessada pelo adversário.

– É claro que essa situação preocupa. O Tite citou isso, ele pensa dessa forma e está correto. Muitas vezes você consegue um resultado positivo, acha que está tudo muito bem, e aí vem a pancada. Estamos com os pés no chão. Demos um passo grande no Paulista, e agora é pensar no jogo de quarta-feira – argumentou.

Muitas vezes você consegue um resultado positivo, acha que está tudo muito bem, e aí vem a pancada. Estamos com os pés no chão"
Paulinho
 
O Corinthians chegou às oitavas de final do torneio com a quarta melhor campanha da primeira fase. Foram 13 pontos – quatro vitórias, um empate e uma derrota. Em 26 partidas disputadas no ano, o Timão foi derrotado em três oportunidades: pela Ponte Preta, ainda com o time reserva, no início do Paulistão, pelo Linense, na penúltima rodada do estadual, e pelo Tijuana, no México, pela fase de grupos da Libertadores.

O panorama do Boca Juniors, porém, é de preocupação. Em crise, a equipe argentina não vence há dez jogos no campeonato local. Pela Libertadores, foram três vitórias e três derrotas na primeira fase. A classificação veio com apenas um ponto de vantagem sobre o terceiro colocado do grupo, Toluca, devido a uma vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, em partida marcada por arbitragem polêmica.

Ciente da pressão que encontrará na Bombonera na próxima quarta-feira, o volante Paulinho lembrou a tradição do clube argentino como fator de equilíbrio para o confronto que se aproxima em Buenos Aires. Seis vezes campeão da Libertadores, o time confia na experiência de seus jogadores – liderados pelo meia Juan Román Riquelme – para fazer valer o fator casa e largar em vantagem sobre o Timão.

– É um momento totalmente diferente do Boca. Mas é uma equipe que tem de ser respeitada, porque sabe disputar muito bem essa competição. Independentemente do momento que eles vivem, não podemos bobear – completou Paulinho.

De insatisfeito a possível carrasco, Martínez volta ao caminho do Timão

Martinez pelo Boca juniors (Foto: AFP) 
Martinez pelo Boca Juniors
 
Em menos de seis meses, o atacante Juan Manuel Martínez passou de possível ídolo a candidato a carrasco do Corinthians na busca pelo bicampeonato da Taça Libertadores. Contratado em julho do ano passado para ser uma das novas estrelas na campanha do Mundial de Clubes do Japão, o argentino teve menos chances do que desejava, deixou o Brasil em janeiro e hoje é uma das esperanças do Boca Juniors em eliminar o rival nas oitavas de final da competição internacional. O duelo entre as equipes começa às 21h50m desta quarta-feira, na Bombonera, em Buenos Aires (a Globo transmite o jogo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real a partir das 21h20).

Martínez é um dos principais nomes de uma equipe que vive profunda crise no torneio local e encara a Libertadores como única chance de sucesso nesse primeiro semestre. Há dez jogos sem vencer no Campeonato Argentino, o Boca aposta em seu “informante” de luxo para tentar surpreender o atual campeão da América.

Na semana do jogaço contra o Corinthians, Martínez não quis falar sobre seu ex-clube. Coube ao seu pai e empresário, Carlos Martínez, assegurar que o filho não tem mágoas do Timão, mas está motivado para bater o rival.

Não houve mágoa alguma, ele está muito feliz no Boca, e a passagem pelo Corinthians foi uma grande experiência"
Carlos Martinez, pai do atacante Juan Martinez
 
– Não houve mágoa alguma, ele está muito feliz no Boca, e a passagem pelo Corinthians foi uma grande experiência. Houve algumas discordâncias com o técnico (Tite), e creio que o melhor foi ele ter voltado a jogar na Argentina, ainda mais no maior clube do país – afirmou Carlos Martínez, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM por telefone.

A motivação para jogar as oitavas de final contra o antigo clube, claro, é especial. O atacante quer ajudar o Boca a retomar sua mística em La Bombonera e encaminhar um bom resultado para jogar tranquilo a partida de volta, dia 15 de maio, no Pacaembu.

– É um jogo especial, claro, mas seria assim contra qualquer outro adversário. Martínez deixou amigos no Corinthians e certamente será cumprimentado por muitos deles antes do jogo – assegurou Carlos Martínez.

O atacante deixou o Timão porque não estava satisfeito com sua condição de reserva, mas mesmo assim era querido por boa parte do elenco. Tido como boa praça, Martínez fez amizade com os jogadores mais experientes do grupo, caso de Paulo André, que até lhe deve um presente da época do Mundial de Clubes: um quadro com as chuteiras utilizadas pelo argentino no Japão – o zagueiro fez obras parecidas para outros jogadores.

– Espero vê-lo e falar com ele, mas espero que perca o jogo (risos). Ainda tenho de entregar uma lembrancinha para ele – afirmou Paulo André, em entrevista recente no CT Joaquim Grava.
Martinez Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) 
Martinez, no Corinthians: ele não se firmou...
 
Destaque da Libertadores passada pelo Vélez Sarsfield, Martínez chamou a atenção do Corinthians por seu dinamismo no ataque e a seriedade fora de campo. Contratado por US$ 3 milhões (cerca de R$ 6 milhões), ele chegou com concorrência enorme: Emerson Sheik, Jorge Henrique, Romarinho, Guerrero... Logo nas primeiras entrevistas, mostrou impaciência com sua condição de reserva e desagradou a parte da comissão técnica.

Com pouco espaço e a convicção de que não seria tão aproveitado em 2013, ele e seu pai passaram a cogitar a possibilidade de transferência. O Boca Juniors surgiu como principal interessado em meio a outros clubes argentinos.

A negociação saiu por valores semelhantes à da compra junto ao Vélez (cerca de R$ 6 milhões), mas o Timão ficou com 10% dos direitos econômicos do jogador. Carrasco ou não, Martínez ainda tem um pouco de sangue alvinegro no confronto desta quarta-feira.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tietado na capital argentina, Guerrero se surpreende com carinho

Paolo Guerrero Corinthians (Foto: Rodrigo Faber) 
Peruano Guerrero se surpreendeu com o assédio na Argentina
 
 O atacante Paolo Guerrero roubou a cena no desembarque do Corinthians, no aeroporto de Ezeiza, no início da noite desta segunda-feira, em Buenos Aires. Artilheiro da equipe na temporada, com 12 gols marcados em 18 jogos, o peruano foi cercado por aproximadamente 15 torcedores do Alianza Lima, seu clube de infância, que moram na Argentina. A imprensa local também destacou Guerrero como principal figura do Timão. 
 
Somente na Taça Libertadores da América, o atacante marcou quatro gols. Além de ter deixado sua marca em todos os jogos do Corinthians como mandante na primeira fase – vitórias sobre Millonarios, Tijuana e San José – ele também balançou a rede no empate com os bolivianos na altitude de Oruro. Esta será a primeira partida de sua carreira na mística Bombonera, casa do Boca Juniors.

Tratado como ídolo nacional no Peru, Paolo Guerrero ficou impressionado com a recepção dos compatriotas na capital argentina. Animado para enfrentar a tradicional equipe, que foi vice-campeã no ano passado, perdendo a decisão justamente para o Corinthians, o atacante se disse tranquilo e pronto para ajudar o Timão a sair na frente no primeiro confronto de mata-mata pela competição continental neste ano. 

– Eu fiquei impressionado, foi incrível. Estou tranquilo para mais esta partida. É especial jogar na Bombonera, mas vamos em busca da vitória como nos outros jogos – afirmou.

Guerrero chegou ao clube alguns dias após a conquista da Libertadores no ano passado. Ele participou da reta final do Campeonato Brasileiro e se tornou uma das peças mais importantes do Timão na conquista do Mundial de Clubes, no Japão, marcando os únicos dois gols alvinegros no torneio, nas vitórias por 1 a 0 sobre Al Ahly, do Egito, e Chelsea, da Inglaterra.

Desde a chegada de Alexandre Pato, contratado por R$ 40 milhões do Milan, no início deste ano, Guerrero foi o único do disputado setor ofensivo do Corinthians que não perdeu a vaga em nenhum momento. Referência na área, ele fez com que Emerson Sheik e Romarinho – cujas características de jogo são mais semelhantes à de Pato – revezassem os lugares no ataque do Timão.

Com atraso, Corinthians desembarca em Buenos Aires 'em silêncio'

Jogadores do Corinthians no saguão do hotel (Foto: Rodrigo Faber) 
Jogadores do Timao na chegada da delegação alvinegra ao hotel 
 
A delegação do Corinthians desembarcou em Buenos Aires no início da noite desta segunda-feira, para a partida contra o Boca Juniors, na próxima quarta, às 21h50 (horário de Brasília), na Bombonera. O time chegou ao hotel onde ficará instalado na capital argentina com cerca de uma hora e meia de atraso, devido a complicações no caminho entre o aeroporto de Ezeiza e o local da hospedagem.

Um acidente, que causou um incêndio em um ponto do trajeto, prejudicou o trânsito, fazendo com que o ônibus que transportava jogadores, comissão técnica e diretoria do Corinthians se atrasasse. Não houve presença de torcedores, argentinos ou brasileiros, no desembarque no hotel.

O tempo perdido fez com que os jogadores se encaminhassem diretamente à área do jantar, e não dessem entrevistas. De acordo com a programação alvinegra, o Timão deverá treinar nesta terça, em um campo anexo da Bombonera, já que o palco do jogo não foi liberado pelo Boca Juniors para a atividade comandada pelo técnico Tite. A tendência é que o reconhecimento do gramado se limite a uma rápida passagem dos atletas.

Para o jogo de volta, agendado para o dia 15, o Boca também não poderá treinar no estádio do Pacaembu, já que no dia anterior à partida, o Palmeiras faz a segunda partida contra o Tijuana, do México, às 22h, no mesmo palco. De acordo com informações da assessoria de imprensa do clube argentino, o técnico Carlos Bianchi comandará os trabalhos nas dependências do Audax – clube recém-promovido à primeira divisão do futebol paulista, cuja sede fica na zona sul da capital paulista.
Jogadores do Corinthians no saguão do hotel (Foto: Rodrigo Faber) 
Apesar do atraso, corintianos chegaram ao hotel tranquilamente 
 
A principal novidade do desembarque corintiano foi a presença do goleiro Cássio, que estava vetado por conta de uma lesão no punho esquerdo, e trabalhou intensamente nos últimos dias para poder entrar em campo pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. Na última semana, o médico do clube, Júlio Stancati, havia destacado a evolução do titular da meta alvinegra, e há quase certeza absoluta em relação à sua escação. Tite ainda conta Danilo Fernandes e Matheus Caldeira como opções para a posição na capital argentina.

Pelo discurso adotado após a vitória por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o técnico do Corinthians deverá repetir a escalação utilizada no último domingo, trocando apenas o goleiro. Assim, a provável formação alvinegra na Bombonera é a seguinte: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Embora venha fechando os treinos do Boca nos últimos dias, o técnico Carlos Bianchi também já ensaiou a formação da equipe argentina, repleta de figuras já conhecidas pelos corintianos: Orión; Marín, Caruzzo, Burdisso e Clemente Rodríguez; Somoza, Erbes, Erviti e Riquelme; Martínez e Blandi.
Jogadores do Corinthians no saguão do hotel (Foto: Rodrigo Faber) 
Corintianos no hotel em Buenos Aires. Na quarta, o Timão encara o Boca Juniors

Boca x Corinthians ganha pouco destaque, e jornais exaltam Riquelme

jornais Corinthians jogo Boca Junior Argentina (Foto: Rodrigo Faber) 
Jornais da Argentina destacam presença de Riquelme contra o Timão
 
O clima em Buenos Aires para a partida entre Boca Juniors e Corinthians, nesta quarta-feira, na Bombonera, não é dos mais animados. Nas ruas da capital argentina, é possível ver pouquíssimas pessoas vestindo a camisa da equipe local. Nos jornais argentinos – especializados ou não – o destaque para o jogo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores da América é reduzido e limita-se a um jogador: Juan Román Riquelme.

O assunto que envolve a reedição da final da competição continental do ano passado é a presença do jogador no duelo desta quarta-feira. O La Nación destaca a certeza de que Riquelme estará em campo contra o Corinthians, enquanto o diário Olé explica os tratamentos aos quais o experiente ídolo do Boca, de 34 anos, está se submetendo para poder atuar neste confronto. Já o Muy, publicação mais popular, fala sobre a vontade do meia de se recuperar o quanto antes.

Riquelme estava fora da equipe por conta de uma lesão muscular, mas se recuperou rapidamente e acabou relacionado para encarar o Timão. Nesta segunda-feira, o técnico Carlos Bianchi fechou o treino do Boca Juniors pela manhã. Ciente de que a Libertadores é a salvação da equipe no primeiro semestre – uma vez que o time não vence há 10 jogos no Campeonato Argentino – o comandante quer foco total na luta pela vaga nas quartas de final.

A lesão de Riquelme aconteceu no dia 21, em partida contra o Belgrano. Desde então, o meia vem se tratando com um fisioterapeuta particular em dois períodos para entrar em campo com o Corinthians. A partida pela Libertadores é considerada prioridade em relação, inclusive, ao clássico contra o arquirrival River Plate, marcado para o próximo domingo.
jornais Corinthians jogo Boca Junior Argentina (Foto: Rodrigo Faber) 
Duelo entre Boca e Timão tem pouco destaque na imprensa argentina
 
– Temos que tentar ganhar e, depois, pensar no River. As partidas contra times daqui são mais difíceis porque eles já nos conhecem. Se eu jogar, é porque estarei suficientemente bem para ajudar meu time em campo – afirmou Riquelme, em entrevista a uma rádio local.

De acordo com informações do Olé, Carlos Bianchi promoveu um churrasco para descontrair os jogadores logo após o treinamento desta segunda. Eles ficarão concentrados até o duelo contra o Corinthians. A ideia de criar eventos para acalmar os ânimos do seu elenco é prática recorrente do comandante. Certa vez, ele chegou a levar todos os seus atletas para assistir a uma peça de teatro em Buenos Aires antes de um jogo decisivo.

O destaque para o Timão nas publicações argentinas é mínimo. O único que fala sobre o adversário do Boca Juniors é o próprio Olé, que divulgou uma pequena nota sobre a goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, neste domingo, e a consequente classificação corintiana à semifinal do Campeonato Paulista. Uma foto de Alexandre Pato – que marcou um golaço em Campinas – ilustra o texto sobre os alvinegros.

'Filho de tetra', Romarinho volta a La Bombonera: 'Sonho com outro gol'

Romarinho corinthians treino (Foto: Rodrigo Faber ) 
Romarinho, em treino 
 
O ambiente hostil, a pressão de uma torcida que joga junto, um time seis vezes campeão da Libertadores do outro lado. O clima proporcionado pelo Boca Juniors em La Bombonera pode intimidar grande parte dos jogadores do futebol sul-americano. Com Romarinho, isso não acontece. Menos de um ano depois de seu gol heroico no primeiro jogo da decisão do torneio passado, o atacante do Corinthians está de volta ao estádio com os sonhos renovados.

Aos 40 minutos do segundo tempo daquela partida, Romarinho deixou de ser o “filho de Romário”, como acreditava parte da imprensa argentina, e passou a ser conhecido como o carrasco que tiraria a empolgação de 50 mil vozes em La Bombonera. Vale reforçar que o atacante não tem qualquer parentesco com o tetracampeão do mundo. Desta vez, porém, os xeneizes saberão bem quem é o dono da cabeleira que estará em campo com a camisa 14.

Autor do gol de empate por 1 a 1 no fim daquela primeira partida, em Buenos Aires, Romarinho virou xodó instantâneo da torcida do Corinthians e passou por altos e baixos até chegar às oitavas de final da atual Libertadores. Sem Renato Augusto, machucado, ele virou o novo responsável pela armação das jogadas - foi titular contra a Ponte Preta, no domingo, e deve ser mantido no time. Em La Bombonera, ele estará à vontade. Quem sabe, com um novo gol histórico.

Tenho de sonhar jogar, fazer outro gol como aquele. Estou sonhando sempre"
Romarinho
 
– Tenho de sonhar jogar, fazer outro gol como aquele. Estou sonhando sempre. Mas primeiro temos de pensar no título e na vaga nas quartas de final. O resto vem naturalmente – afirmou Romarinho.

– Espero trabalhar bem e ser titular. Caso contrário, vou aguardar minha chance – completou, humilde, ainda em solo brasileiro, já que ele e os demais jogadores do Timão não deram entrevistas na chegada a Buenos Aires, na tarde desta segunda-feira.

Recém-contratado pelo Bragantino, Romarinho ainda era uma aposta do técnico Tite naquela noite de 27 de junho de 2012. Ele só tinha feito uma partida com a camisa do Corinthians, três dias antes, e marcou dois gols logo em um clássico contra o Palmeiras. Por isso, a confiança do técnico era plena ao colocar o reforço em campo contra o Boca, a dez minutos do fim, com o Timão perdendo por 1 a 0.

Com uma frieza incomum, Romarinho recebeu passe de Emerson Sheik e deu uma “cavadinha” na saída do goleiro Orión. O empate deu tranquilidade ao Corinthians para o jogo de volta, vencido pelo Timão por 2 a 0, no Pacaembu.
Romarinho marca gol do Corinthians contra o Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Romarinho marca sobre o Boca Juniors na Bombonera 
 
Um ano depois, o atacante chega a La Bombonera com responsabilidade bem maior. O talismã de ontem quer ser o homem de confiança de hoje. Se depender de Tite, ele terá essa chance.

– O Romarinho está muito bem, merece a sequência que está tendo. Está cada vez mais adaptado, vai ajudar como Danilo, Emerson, Guerrero... Todos serão importantes – avisou o técnico.

Paulo André pede cabeça no lugar em partida contra o Boca Juniors

paulo andré corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini) 
Paulo André corinthians 
 
O Corinthians encara o Boca Juniors pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Bombonera. E a maior preocupação do zagueiro Paulo André é em relação ao estilo de jogo dos argentinos. Segundo ele, o Timão terá de tomar cuidado para não perder a cabeça com a catimba rival e acabar com um jogador a menos.

O Corinthians tem experiência em atuar na casa do Boca. O Alvinegro conquistou o título da Libertadores do ano passado justamente contra este adversário. A partida disputada na Argentina acabou 1 a 1, no jogo de ida. Na ocasião, apenas Chicão recebeu cartão amarelo, mas desta vez o zagueiro sequer viajou porque sente dores na região lombar.

– Precisamos ter os nervos no lugar. A gente sabe da pressão que eles fazem lá. Vão tentar nos provocar e desestabilizar. É importante acabar o jogo com 11 jogadores – disse o zagueiro Paulo André, no embarque do Corinthians para a Argentina.

O Corinthians ainda não teve jogadores expulsos nesta Libertadores. Por enquanto, foram apenas nove cartões amarelos na seis partidas disputadas na primeira fase. Para Paulo André, o time terá de manter uma marcação forte para conseguir vencer o Boca Juniors fora de casa.

– Jogadores próximos uns aos outros para que a gente consiga fazer um bom resultado – completou.

A partida de volta será no próximo dia 15, às 22h, no Pacaembu.

FPF pretende tirar quartas de final do Campeonato Paulista de 2014

Presidente da FPF Marco Polo del Nero (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com) 
Marco Polo Del Nero, presidente da FPF
 
O Campeonato Paulista do ano que vem não deve mais ter quartas de final. A intenção da Federação Paulista de Futebol é que a partir de 2014 a competição volte a classificar apenas os quatro primeiros colocados da primeira fase, quer permaneceria com as 19 rodadas de atualmente.

Assim, a fase de mata-mata teria apenas semifinal e final. O presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, pretende anunciar a mudança em breve.

– Nós recebemos várias sugestões de mudanças, mas a maioria tirando times do interior. Isso não interessa. Nós vamos levar para avaliação uma mudança tirando duas datas (a dos jogos das quartas de final). Depois que as todos forem ouvidos, vamos decidir e anunciar – declarou Del Nero.

Atualmente, as fases de quartas de final e semifinal são disputadas em apenas uma partida. Com a mudança, a vaga na decisão poderia voltar a ser decidida em duas.

– O estado de São Paulo tem um potencial muito grande. Nós temos muitos clubes profissionais. Não há como reduzir os clubes da primeira divisão – acrescentou.

Já em fase semifinal, o Paulistão 2013 decide a vaga na final no próximo fim de semana. No sábado, às 18h30, o Santos encara o Mogi Mirim, no interior de São Paulo. E no domingo, às 16h, o São Paulo recebe o Corinthians, no estádio do Morumbi. Os classificados brigam pelo título em jogos de ida e volta.

Reviravolta em negociação breca ida de Julio Cesar para o Vasco

Julio Cesar treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Julio Cesar diz que ficará no Corinthians
 
Em questão de poucas horas, a transferência do goleiro Julio Cesar, do Corinthians para o Vasco, que parecia certa, acabou não se concretizando. O jogador, excluído da delegação corintiana que viajou para a Argentina - onde o time enfrenta o Boca Juniors, quarta-feira, pela Libertadores -, disse numa rede social, pouco antes das 16h desta segunda, que ficará no Timão.

Ele não entrou em detalhes sobre o motivo de a transferência não ter se concretizado. Disse apenas que "Deus não quer" que ele deixe o clube paulista.

- Deus não quer que eu saia mesmo do Corinthians!!! Por alguns detalhes de contrato não deu certo minha transferência! Seria uma grande oportunidade profissional, mas estar no lugar que você ama não tem preço!

A expectativa era de que ele fechasse por empréstimo até o fim do ano. Antes de negociar com o Vasco, o goleiro chegou a ser sondado pelo Criciúma. Criticado por boa parte da torcida corintiana, ele vem sendo o terceiro na "hierarquia" do Corinthians, atrás de Cássio e Danilo Fernandes. O jovem Matheus Vidotto, recentemente convocado para a seleção brasileira, viajou com o time para a Argentina (está inscrito na Libertadores), dando mostras de que pode assumir a condição de terceiro goleiro do Timão. Julio Cesar, portanto, ainda pode ser negociado pelo clube.

Se a negociação fosse concretizada, Julio Cesar seria o segundo goleiro contratado pelo Vasco este ano. Em janeiro, o clube fechou com Michel Alves, ex-Criciúma, mas o então técnico Gaúcho decidiu escalar Alessandro entre os titulares no início da temporada. Ao chegar ao Vasco, Paulo Autuori manteve Alessandro na equipe, porém o goleiro ainda não conseguiu conquistar a confiança dos torcedores.
Julio Cesar Instagram "fico" (Foto: reprodução) 
Julio Cesar postou no Instagram foto com a taça de campeão mundial e mensagem dizendo que fica no Corinthians

Danilo prega respeito ao Boca, mas destaca importância do gol fora

danilo corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini) 
Danilo, do Corinthians 
 
O Corinthians reencontra o Boca Juniors nesta quarta-feira, às 21h50m, na Bombonera, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. A primeira partida será na Argentina, já que o Timão teve melhor campanha na primeira fase. E o meia Danilo sabe a receita para voltar para o Brasil com boas chances de se classificar às quartas: fazer gols fora.

Por mais que saiba das dificuldades da partida, o armador ressalta que, por conta do regulamento da competição, o gol marcado na casa do adversário tem peso maior nos critérios de desempate. Assim, ele prega que o time tem de ser firme na defesa para tentar voltar sem ser vazado, mas lembra da importância de tentar o ataque.

– O gol fora de casa pesa. Vamos procurar marcar forte, mas temos de criar chances para fazer os nossos gols – disse ele, no embarque da delegação para a Argentina.

O Corinthians só não fez gols em um dos três jogos fora de casa na primeira fase. O time empatou em 1 a 1 contra o San José, perdeu para o Tijuana por 1 a 0 e venceu o Millonarios pelo placar mínimo.
Retorno à Bombonera

O Corinthians volta para a Bombonera menos de um ano depois de encarar o Boca Juniors na final da Taça Libertadores do ano passado. Após sair perdendo por 1 a 0, o Timão conseguiu o empate no primeiro jogo da decisão com gol de Romarinho, que saiu do banco de reservas para igualar a partida. Danilo sabe das dificuldades de encarar a equipe argentina com o apoio da torcida, mas lembra que o Timão não poderá se intimidar.

– Sabemos que lá não é fácil. Sabemos da pressão que eles fazem, mas temos de jogar de igual para igual e criar oportunidades para marcar já que o gol fora pesa.

Zizao substitui Guilherme Andrade e é inscrito na Libertadores

zizao corinthians dia dos namorados (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians) 
Zizao virou opção de Tite para a Libertadores
 
Zizao se tornou uma opção de Tite para o mata-mata da Taça Libertadores. Nesta segunda-feira, o Corinthians anunciou que o chinês foi inscrito para disputar a fase final do torneio continental. Ele ficou com o lugar de Guilherme Andrade, recuperando-se de grave lesão no joelho direito.

Contratado principalmente para participar de campanhas de marketing do Timão, com foco no mercado asiático, Zizao ganhou o carinho da torcida após participar das primeiras partidas do Paulista. Na época, os principais jogadores estavam voltando de férias depois do título mundial conquistado em dezembro, no Japão.

Zizao ganhou a chance em razão da lesão de Guilherme Andrade. No dia 7 de abril, contra o São Bernardo, o lateral-direito rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e precisou passar por cirurgia. A expectativa é que ele só retorne aos gramados em seis meses.

Santos abre semifinais no sábado; Timão e Tricolor se encaram domingo

A partida entre Mogi Mirim e Santos abre as semifinais do Paulistão no próximo sábado, às 18h30m (transmissão do SporTV), e Corinthians e São Paulo decidem o outro finalista no domingo, às 16h (Globo). Os detalhes dos dois confrontos foram confirmados na tarde desta segunda-feira pela Federação Paulista de Futebol.
 
Dono da melhor campanha na primeira fase, o São Paulo recebe o Corinthians no estádio do Morumbi três dias depois de pegar o Atlético-MG pelas oitavas de final da Taça Libertadores. A equipe de Tite, por sua vez, terá um dia a mais de descanso, já que visita o Boca Juniors pelo torneio continental nesta quarta. Os alvinegros terão 3,2 mil ingressos à disposição no Morumbi (5% do total, seguindo determinação da Polícia Militar).

No outro duelo, o Mogi tem a vantagem de atuar como mandante e receberá Neymar e companhia em seu estádio. O Peixe terá direito a 6 mil ingressos, de uma carga total de 16 mil. Nos dois jogos, as rendas serão divididas igualmente entre os dois clubes envolvidos.

O São Paulo conquistou a vaga nas semifinais ao bater o Penapolense, por 1 a 0, no Morumbi. Já o Corinthians atropelou a Ponte Preta, em Campinas, com uma goleada por 4 a 0. No clássico da primeira fase, o Timão venceu o Tricolor por 2 a 1, com direito a muita polêmica.

O Santos foi o único time que precisou dos pênaltis para se garantir nas semifinais, ao despachar o Palmeiras. Já o Mogi humilhou o Botafogo de Ribeirão Preto com uma vitória por 6 a 0. Vale lembrar que, na primeira fase, o Mogi foi o único time a não perder para o Santos na Vila Belmiro - houve empate em 2 a 2 - e agora tem a vantagem de jogar em casa.
montagem semifinais do Paulistão (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado) 
Tricolor, Timão, Peixe ou Sapão: quem será o campeão?
 
Torneio do Interior
São Paulo, Corinthians, Mogi Mirim e Santos lutarão pelo título do Campeonato Paulista, mas outras quatro equipes continuarão em busca de um troféu nas próximas semanas. Ponte Preta, Botafogo, Penapolense e Linense vão disputar o Torneio do Interior.

Além das três equipes eliminadas nas quartas de final, o grupo conta com o reforço do Linense, melhor time do interior na primeira fase, mas que não avançou para o mata-mata. Como o Mogi se garantiu nas semifinais, ele não entra na disputa. O mesmo já havia acontecido com Guarani e Ponte Preta no ano passado, quando os rivais fizeram o dérbi por uma vaga na final do Paulistão - o Bugre acabou derrotado pelo Santos na decisão.

No domingo, às 19h30, a Ponte Preta recebe o Linense no Moisés Lucarelli, enquanto o Botafogo vai encarar o Penapolense em Ribeirão Preto às 16h de sábado.

A competição foi resgatada pela Federação Paulista de Futebol em 2007. O objetivo da entidade é motivar os clubes do interior do estado nas finais da competição. De lá para cá, Guaratinguetá (2007), Grêmio Barueri (2008), Ponte Preta (2009), Botafogo (2010), Oeste (2011) e Mogi Mirim (2012) conquistaram o torneio.

Sheik revê Caruzzo e diz que voltaria a mordê-lo: 'Faço o que precisar'

Emerson e Caruzo, Corinthians x Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com) 
Emerson e Caruzzo, no Corinthians x Boca Juniors de 2012
 
Por essa, Emerson Sheik não esperava. Após infernizar o zagueiro Caruzzo na decisão da Taça Libertadores do ano passado, o atacante corintiano não imaginava reencontrar o inimigo tão rapidamente. Menos de um ano depois da troca de “gentilezas” entre os rivais no Pacaembu, o corintiano e o jogador do Boca Juniors vão travar novo duelo nesta quarta-feira, em La Bombonera, pelo primeiro jogo das oitavas de final da competição internacional.

- Foi sem querer a mordida. Mas agora é outro jogo. Não tem nenhum outro tipo de sentimento - disse Sheik, no embarque do time para a Argentina, nesta segunda-feira.

Questionado se voltaria morder Caruzzo, Emerson disse:

- Faço tudo o que precisar para vencer.

Caruzzo continua como titular da defesa do Boca, enquanto Sheik se consolidou após um período de altos e baixos e retomou seu espaço na equipe de Tite – deixando até Alexandre Pato no banco de reservas. Por isso, o reencontro deve mesmo ocorrer. Nenhum dos dois lados falou sobre o caso, nem criou polêmica. Por enquanto, ficam os resquícios de 2012.
Faço tudo o  que precisar para vencer"
Emerson Sheik
 
Na época, o duelo caminhava com tranquilidade até Sheik marcar os dois gols que deram o título da Libertadores ao Corinthians. O atacante alvinegro alegou que levou duas cusparadas de Caruzzo e teve de responder na mesma moeda – ainda que de forma inusitada. Em uma disputa de bola, Sheik mordeu a mão do rival.

– A ideia era que fosse um duelo honesto, mas por duas vezes ele cuspiu em mim. Eu pensei: “Como vou matar esse cara?”. Não poderia dar um soco, perder a cabeça. Fiz ele provar do próprio veneno. Eles (argentinos) gostam de fazer isso, e fiz com eles – disse Emerson, logo após aquela decisão.

Por várias vezes, o confronto chegou a ficar cômico. Com a vantagem do Timão no placar, Sheik se soltou e passou a provocar Caruzzo. A cada dividida mais dura, o corintiano se levantava e gesticulava como se estivesse tremendo de medo do rival. A disputa ainda rendeu um apelido do corintiano ao “amigo”.

– Eu só falava “boludo” (idiota) porque achava bonita a palavra (risos).

Ele só não imaginava que teria de encontrar Caruzzo tão cedo. Desta vez, porém, ele terá nomes como Guerrero e Romarinho para dividir as atenções em La Bombonera.
Emerson e Caruzo, Corinthians x Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com) 
Emerson morde braço de Caruzzo

Dinamismo de trio corintiano deve manter Pato no banco do Timão

Tite e Pato no jogo do Corinthians e Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Pato deve ser mantido no banco por Tite
 
Contratado em janeiro deste ano, por R$ 40 milhões, Alexandre Pato tem ficado no banco de reservas do Corinthians nas últimas partidas. Na goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, neste domingo, o técnico Tite optou por uma linha de três jogadores no meio-campo, com o peruano Paolo Guerrero como centroavante, mais avançado. Após mais uma partida de sucesso sob tal formação, a tendência é que o atacante seja mantido entre os suplentes contra o Boca Juniors, nesta quarta-feira, pela Libertadores.

As características de Danilo, Romarinho e Emerson Sheik – que têm atuado em posições diferentes no esquema de Tite – constituem o principal motivo para o reforço mais caro do Corinthians para esta temporada continuar no banco de reservas. Na visão do treinador, os três têm condições de atuar tanto centralizados como pelos flancos, o que aumenta a efetividade alvinegra no setor ofensivo.

– Para quem era retranqueiro, agora jogar com quatro atacantes... (risos). Eu tenho a possibilidade de mexer nessa linha, com Romarinho, Emerson e Danilo. Contra a Ponte, comecei com o Sheik por dentro, como havia sido contra o São Paulo. Depois mudei, coloquei o Danilo no setor para aumentar a velocidade do time. Tenho essa versatilidade – argumentou.

Pelas quartas de final do Paulistão, o Corinthians marcou quatro gols, que saíram dos pés de quatro jogadores diferentes: Romarinho, Sheik, Alexandre Pato e Paolo Guerrero deixaram suas marcas.

Foi a segunda maior goleada da equipe nesta temporada – atrás apenas dos 5 a 0 aplicados sobre o Oeste de Itápolis, pela quinta rodada do Paulistão, jogo que marcou a estreia de Pato.

O Pato foi nosso atacante que teve mais chances de gol no jogo inteiro, mesmo atuando 25 minutos"
Tite
 
O camisa 7 corintiano entrou somente no segundo tempo da vitória sobre a Ponte Preta, mas ganhou aprovação imediata do técnico Tite. Ágil, Pato deixou a defesa campineira ainda mais desorganizada, e criou oportunidades desde que entrou em campo. Nos últimos minutos, marcou um golaço, deixando para trás zagueiros e também o goleiro adversário. O comandante não poupou elogios.

– O Pato foi nosso atacante que teve mais chances de gol no jogo inteiro, mesmo atuando aproximadamente 25 minutos. É importante demais para o Corinthians contar com essa composição de equipe – completou.

No setor ofensivo do Timão, quem continua é Paolo Guerrero. Referência dentro da grande área, o peruano é artilheiro da equipe em 2013, com 12 gols marcados. O vigor físico e as características de centroavante, que prefere jogar em posição mais fixa, fazem com que o herói corintiano do Mundial de Clubes continue entre os titulares.

Dinamismo de trio corintiano deve manter Pato no banco do Timão

Tite e Pato no jogo do Corinthians e Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Pato deve ser mantido no banco por Tite
 
Contratado em janeiro deste ano, por R$ 40 milhões, Alexandre Pato tem ficado no banco de reservas do Corinthians nas últimas partidas. Na goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, neste domingo, o técnico Tite optou por uma linha de três jogadores no meio-campo, com o peruano Paolo Guerrero como centroavante, mais avançado. Após mais uma partida de sucesso sob tal formação, a tendência é que o atacante seja mantido entre os suplentes contra o Boca Juniors, nesta quarta-feira, pela Libertadores.

As características de Danilo, Romarinho e Emerson Sheik – que têm atuado em posições diferentes no esquema de Tite – constituem o principal motivo para o reforço mais caro do Corinthians para esta temporada continuar no banco de reservas. Na visão do treinador, os três têm condições de atuar tanto centralizados como pelos flancos, o que aumenta a efetividade alvinegra no setor ofensivo.

– Para quem era retranqueiro, agora jogar com quatro atacantes... (risos). Eu tenho a possibilidade de mexer nessa linha, com Romarinho, Emerson e Danilo. Contra a Ponte, comecei com o Sheik por dentro, como havia sido contra o São Paulo. Depois mudei, coloquei o Danilo no setor para aumentar a velocidade do time. Tenho essa versatilidade – argumentou.

Pelas quartas de final do Paulistão, o Corinthians marcou quatro gols, que saíram dos pés de quatro jogadores diferentes: Romarinho, Sheik, Alexandre Pato e Paolo Guerrero deixaram suas marcas.

Foi a segunda maior goleada da equipe nesta temporada – atrás apenas dos 5 a 0 aplicados sobre o Oeste de Itápolis, pela quinta rodada do Paulistão, jogo que marcou a estreia de Pato.

O Pato foi nosso atacante que teve mais chances de gol no jogo inteiro, mesmo atuando 25 minutos"
Tite
 
O camisa 7 corintiano entrou somente no segundo tempo da vitória sobre a Ponte Preta, mas ganhou aprovação imediata do técnico Tite. Ágil, Pato deixou a defesa campineira ainda mais desorganizada, e criou oportunidades desde que entrou em campo. Nos últimos minutos, marcou um golaço, deixando para trás zagueiros e também o goleiro adversário. O comandante não poupou elogios.

– O Pato foi nosso atacante que teve mais chances de gol no jogo inteiro, mesmo atuando aproximadamente 25 minutos. É importante demais para o Corinthians contar com essa composição de equipe – completou.

No setor ofensivo do Timão, quem continua é Paolo Guerrero. Referência dentro da grande área, o peruano é artilheiro da equipe em 2013, com 12 gols marcados. O vigor físico e as características de centroavante, que prefere jogar em posição mais fixa, fazem com que o herói corintiano do Mundial de Clubes continue entre os titulares.

domingo, 28 de abril de 2013

Sheik exalta 'Pato no banco' e dispara contra Chiquinho: 'Às vezes é melhor calar a boca'

Emerson Sheik - Ponte Preta x Corinthians (Foto: Tom Dib/LANCE!Press)


Autor do segundo gol do Corinthians na goleada por 4 a 0 em cima da Ponte Preta, neste domingo, pelas quartas de final do Pauistão Chevrolet, Emerson deixou o gramado do Moisés Lucarelli criticando o ex-companheiro Chiquinho.

Na última quinta-feira, o pontepretano concedeu coletiva em Campinas e rebateu Ralf, que, dias antes, afirmou que o Corinthians teria de atropelar a Macaca para vingar a derrota de 2012, também pelo Estadual. Sheik, por sua vez, criticou e deu conselhos ao jogador, que defendeu a equipe do Parque São Jorge na temporada passada.

- Faltou um pouquinho mais de respeito de alguns jogadores, principalmente, do Chiquinho, que durante a semana falou bobagem. Ele foi mal, não lembro as palavras certas dele. O relacionamento de um atleta com outro deve ser diferente. Fora é amizade - criticou.

- Ele deveria ter falado menos, sei lá. Foi motivação pra gente na hora. Estou falando isso porque é um jovem que está começando. Já fiz muitas coisas erradas como ele. Às vezes é melhor calar a boca - complementou.

Mas Sheik não ficou apenas nas críticas. Ao analisar o trabalho da diretoria neste ano, o camisa 11 corintiano exaltou o fator "Pato no banco" para elogiar a estrutura do clube.

- O Tite, juntamente com a diretoria,, conseguiu fazer com que a equipe fosse mantida e trouxe novos jogadores visando as duas competições (Paulistão e Libertadores). Tem alteta que sai do banco e define também, jogador de Seleção no banco, o Pato no banco, enfim, temos um grupo para buscar o melhor dentro das duas competições - finalizou.

Lancenet!

Tite pede pés no chão ao Timão após goleada sobre a Ponte Preta

Tite Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Tite, no jogo do Corinthians diante da Ponte Preta
 
O Corinthians teve sua segunda maior goleada da temporada neste domingo, ao vencer a Ponte Preta por 4 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (a maior foi um 5 a 0 diante do Oeste, na quinta rodada), e avançar à semifinal do Campeonato Paulista. Cauteloso em relação ao resultado atípico, o técnico Tite pediu pés no chão aos seus jogadores, para evitar que falte humildade na fase decisiva do estadual e também da Taça Libertadores da América. 
 
Na próxima quarta-feira, o Timão enfrenta o Boca Juniors, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da competição continental. O treinador destacou a superioridade da Ponte Preta nos primeiros minutos do jogo deste domingo para esclarecer ao seu elenco que a atuação não foi perfeita, apesar da vantagem elástica no placar, e que ainda existem erros a serem corrigidos.

– É fácil dizer agora que o Corinthians ganhou de quatro, que é favorito... Na quarta, dizer que o Boca não está fazendo grande campeonato, e que por isso vamos ganhar. Temos de entender porque passamos. Soubemos tirar vantagem do jogo e construímos esse placar, mas passamos 15 minutos para superar – analisou, em entrevista coletiva após a partida.

Pressionado na reta inicial do jogo, o Corinthians ficou acuado em seu campo de defesa. Viu a Ponte Preta ter três chances de gol para, somente depois, corrigir os vacilos e abrir o placar com Romarinho, em rebote de chute de Paolo Guerrero. O clima quente entre os jogadores deu o tom da partida nos 45 minutos iniciais, especialmente com Emerson Sheik, que alegou falta de respeito do meia adversário, e ex-companheiro de Timão, Chiquinho.

Assim como já havia dito em sua última entrevista antes da partida em Campinas, Tite destacou a capacidade do Corinthians de se moldar às diversas situações impostas pelo jogo. Mesmo eleito pelo terceiro ano consecutivo como time mais disciplinado do Campeonato Paulistão, o Timão não fugiu à postura mais “pegada” na Ponte Preta e respondeu à altura. Na opinião do treinador, uma questão de equilíbrio.

– É preciso ser mentalmente forte. Jogos decisivos são assim. Se você errou, preste atenção na próxima. Não há tempo para lastimar. Se tomar um gol, tem de correr atrás. Se fizer um gol, precisa manter a naturalidade – completou.

O próximo compromisso corintiano será na Argentina. Nesta segunda-feira, a delegação embarca para Buenos Aires, onde o Timão enfrenta o Boca Juniors, no estádio de La Bombonera, na próxima quarta-feira. Será o jogo de ida pelas oitavas de final do torneio: a volta, no Pacaembu, está agendada para o dia 15.

Emerson enaltece força do grupo, elogia Tite e rebate Chiquinho

Emerson Ralf Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Emerson comemora o segundo gol do Corinthians em Campinas
 
Autor do segundo gol da vitória corintiana por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o atacante Emerson deixou o Estádio Moisés Lucarelli enaltecendo o trabalho feito pelo técnico Tite no comando da equipe. O jogador destacou a conversa com o comandante antes do início do jogo deste domingo, em Campinas. 
 
– Algumas coisas que o torcedor não consegue enxergar, vocês (jornalistas) também não, mas a preleção do Tite hoje foi contagiante. Chamou a atenção para alguns pontos que a nossa equipe acabou perdendo de alguma maneira no meio do caminho – afirmou o atacante.

– A diretoria conseguiu manter a equipe para esse ano e contratou novos jogadores visando as duas competições. Tem atleta que sai do banco e que define também. Temos jogadores de seleção brasileira, até o Pato está no banco. Temos grupo para buscar o melhor nas duas competições – analisou Sheik.

Melhor mandante da primeira fase do Paulistão – foram 23 pontos em dez rodadas no Moisés Lucarelli –, a Ponte tentou se aproveitar do fato de poder atuar diante de sua torcida para intimidar os corintianos. A vontade excessiva, porém, foi muitas vezes confundida com jogadas violentas de ambos os lados.

Baraka deixou o braço em lance com Ralf, na direita, logo na primeira disputa. A resposta corintiana veio do outro lado do gramado, em lance duro entre Emerson e Chiquinho. Na sequência, Gil e William trocaram empurrões no ataque pontepretano e iniciaram grande discussão entre as duas equipes. No segundo tempo, Baraka ainda foi expulso após pisar em Romarinho.

– Pela dificuldade que sabíamos que encontraríamos contra a Ponte Preta, a nossa equipe ligada. Eles marcaram forte, chegaram duro, e tivemos até algumas jogadas duvidosas, mas conseguimos manter o mesmo ritmo deles. Tivemos a felicidade de fazer o gol e, depois disso, eles se perderam e conseguimos fazer mais – disse Sheik.

Além da importância de se manter vivo na luta pelo título do Paulistão, o duelo contra a Ponte Preta teve uma motivação extra para os jogadores do Corinthians. Durante a semana, o meia Chiquinho, da Macaca, revelou guardar mágoa do Timão, clube que defendeu no segundo semestre do ano passado. A declaração não foi bem recebida no Parque São Jorge.

– Faltou um pouco mais de respeito de alguns jogadores. Principalmente do Chiquinho, ele foi muito infeliz durante a semana. Ele tinha sido bem tratado no Corinthians. É assim que acontece lá. O grupo é muito bom entre diretoria, quem joga, quem não joga, vai embora... O relacionamento é de respeito absoluto – completou.

Confusão entre torcida da Ponte e PM deixa 14 feridos e quatro presos

Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Torcedores da Ponte Preta entram em conflito com a polícia
 
Uma confusão entre a torcida da Ponte Preta e a Polícia Militar deixou pelo menos 14 pessoas feridas, durante o jogo contra o Corinthians, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na tarde deste domingo. Segundo informações iniciais, pelo menos quatro sofreram lesões  mais sérias - duas com fraturas, duas com cortes profundos - e foram encaminhadas a hospitais da região. 
 
A briga começou no fim do primeiro tempo, quando o Corinthians já vencia por 2 a 0 - o jogo terminou em 4 a 0 para o time da capital. Membros de uma torcida organizada da Ponte passaram a implicar com pessoas que não vestiam a camisa do time de Campinas, supondo que fossem torcedores adversários "infiltrados" - antes do jogo, alguns corintianos foram retirados pela PM do setor da Ponte, justamente para evitar problemas.

- Tivemos alguns problemas, pessoas sendo agredidas por pontepretanos. Seriam corintianos infiltrados. Tiramos a maioria dessas pessoas e resguardamos a integridade física delas, mas algumas se machucaram - disse o Coronel Coelho, responsável pelo policiamento no local.

A confusão se deu quando torcedores da Ponte passaram a hostilizar um casal, supostamente de corintianos. Os policiais tentaram proteger o casal e aí se deu o tumulto generalizado. O grupo envolvido no confronto tentou usar o portão de acesso ao setor exclusivo do Torcedor Camisa 10+ - que neste domingo foi aberto a todos os torcedores - contra os policiais.

- Temos de apurar o que ocorreu, Duas pessoas ficaram feridas com maior gravidade - disse o Coronel Coelho, acrescentando que "algumas pessoas foram conduzidas ao JECRIM", o Juizado Especial Criminal, dentro do estádio.

A arbitragem também recolheu objetos atirados em campo, como por exemplo um isqueiro, que devem ser relatados na súmula, resultando em denúncia no TJD-SP, sob risco de perda de mando de campo para a Ponte na sequência da temporada.

Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Policial ameaça torcedor da Ponte 
 
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Torcedora é socorrida após passar mal em tumulto 
 
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Torcedor da Ponte sofreu corte na cabeça

Feliz no clube, Pato agradece apoio do time e diz aceitar escolhas de Tite

 
Alexandre Pato Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Alexandre Pato dribla Edson Bastos antes de fazer o quarto gol
 
Alexandre Pato saiu do banco de reservas aos 27 minutos do segundo tempo quando a classificação corintiana estava praticamente definida. Mas a vantagem do Corinthians no marcador – o jogo já estava 3 a 0 – fez com que o atacante entrasse em campo contra a Ponte Preta desmotivado. Muito pelo contrário. 
 
Procurando seu espaço entre os titulares, Pato mostrou disposição e transformou o triunfo do Timão em goleada em grande estilo. Aos 43, ele fez fila na defesa da Macaca, passou pelo goleiro e completou para o fundo do gol.

– Venho trabalhando, respeito sempre as decisões do professor. Estou muito feliz, e nas oportunidades que ele me dá tento aproveitar. Eu vivo de tentar e lutar. Infelizmente as duas primeiras não entraram, mas fui feliz no final e conseguir fazer o gol – disse o atacante, ainda no gramado do Moisés Lucarelli.
 
O golaço marcado nos minutos finais arrancou elogios do lateral-direito Alessandro e de outros companheiros. Ao ser informado dos comentários, Pato agradeceu e enalteceu a união do grupo comandado pelo técnico Tite.

– É um craque, mostrou qualidade e frieza e soube fechar a vitoria – resumiu o lateral-direito.

– Fico feliz de receber elogios do capitão que levantou a taça de campeão mundial. Estou feliz com o carinho deles. Tento fazer o meu melhor, fazer para eles (defensores) o que eles fazem por nós lá atrás – completou Pato.

Com ajuda do goleiro da Ponte Preta, Corinthians vence e se classifica


Com as atenções divididas entre Taça Libertadores da América e Campeonato Paulista, o Corinthians viveu seu primeiro teste de fogo da temporada neste domingo. E foi aprovado sem maiores dificuldades. Em jogo que começou nervoso, mas depois virou um "passeio", o Timão goleou a Ponte Preta por 4 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e avançou à semifinal do estadual. O adversário será definido no duelo entre São Paulo e Penapolense, logo mais, às 18h30m. 
 
Os primeiros minutos foram de domínio do time da casa. Bem postada, a Macaca sufocou o Timão. O clima esquentou dentro e fora de campo: enquanto os jogadores batiam boca, os torcedores locais que trocaram agressões com a Polícia Militar no segundo tempo. Bastaram dois gols do Corinthians, de Romarinho e Emerson, ambos contando com falha de Edson Bastos, para toda a superioridade da Ponte acabar e a experiência dos visitantes falar mais alto.

Após construir dois gols de vantagem no primeiro tempo, o Timão utilizou a etapa complementar para administrar o resultado. A Ponte ainda foi prejudicada com a marcação de um pênalti inexistente (convertido por Guerrero), e depois se entregou de vez quando Baraka foi expulso. Tite, então, resolveu dar chances aos reservas. E no banco do Timão estava "apenas" Alexandre Pato. Na última jogada da partida, o atacante marcou um golaço, fazendo fila na zaga da Ponte.

O Corinthians lutará por uma vaga na final do Campeonato Paulista no próximo domingo. Agora, a equipe volta suas atenções para a prioridade declarada do técnico Tite: a Taça Libertadores da América. Nesta segunda, o Timão embarca para Buenos Aires, onde enfrenta o Boca Juniors pelas oitavas de final da competição continental, quarta, no estádio de La Bombonera.

Eliminada do estadual, depois de ter sido derrotada apenas uma vez na primeira fase, a Ponte Preta volta suas atenções para o torneio do interior, cujas datas ainda não estão definidas, e para a Copa do Brasil. No dia 9 de maio, a Macaca enfrenta o Bragantino, em Brangaça Paulista, pela segunda fase do torneio.
Romarinho gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Romarinho comemora o primeiro gol do Corinthians
 
Ponte começa melhor, mas falhas põem Timão na frente

O Corinthians foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o time mais disciplinado do Campeonato Paulista. Orgulho repetidamente exaltado pelo técnico Tite em suas entrevistas coletivas. Na última sexta-feira, porém, o comandante alvinegro alertou: na hora do mata-mata, sua equipe também saberia se portar – sendo leal, mas sem dar moleza aos adversários. E no primeiro teste eliminatório do Timão em 2013, a tese se confirmou.

Dona do mando de campo por ter terminado a primeira fase uma posição à frente do Corinthians, a Ponte Preta fez valer o fato de jogar dentro dos seus domínios. A torcida lotou as arquibancadas do Moisés Lucarelli e empurrou a equipe para o campo de ataque. Desde o primeiro minuto, a Macaca não se acuou diante do campeão mundial. Pelo contrário: sufocou, e muito, o time visitante.
Emerson Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Jogo entre Ponte e Corinthians foi muito 'pegado'
 
A sequência de chances da Ponte começou com o ex-corintiano Chiquinho, curiosamente um dos mais perseguidos pela marcação. Em chute da entrada da área, logo aos três minutos, o meio-campista animou ainda mais os campineiros. Outras oportunidades, criadas por Bruno Silva e William, deixaram evidente o domínio dos donos da casa. Superioridade, esta, que seria ofuscada na sequência, quando o disciplinado Timão decidiu provar que também sabe brigar.

A personalidade forte de Emerson Sheik aflorou, e o clima dentro de campo esquentou. O atacante dividiu forte com Chiquinho, enquanto Fábio Santos e Danilo batiam boca com o técnico Guto Ferreira. Nas arquibancadas, a torcida da Ponte Preta entrou em confronto com a Polícia Militar, aumentando ainda mais o clima hostil da partida.

O clima de catimba serviu para o Corinthians segurar o ímpeto ofensivo da Ponte. E o jogo virou. Mas menos por mérito do Timão e mais por falhas do goleiro da equipe campineira, Edson Bastos. Aos 32, ele espalmou para o meio da área um chute arriscado de muito longe por Guerrero. Gol de Romarinho no rebote.

Seis minutos depois, com a Ponte totalmente desorganizada em campo, Edson Bastos foi pego no contrapé e não conseguiu segurar um chute fraco, quase despretensioso, de Emerson Sheik: 2 a 0. Duas duchas seguidas de água fria numa equipe que, até então, vinha se impondo diante do atual campeão mundial.
Emerson Ralf Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Emerson comemora o segundo gol, observado por Ralf
 
Erro do juiz ajuda o Timão e acaba com a Ponte

A tentativa de reação da Ponte foi completamente abortada aos 9 minutos do segundo tempo, quando o árbitro Raphael Klaus inventou um pênalti a favor do Timão. No lance, Sheik se joga sobre o zagueiro Cleber (que estava parado, estático, inclusive com as mãos pra cima, deixando claro que não tinha intenção de dar o combate). Talvez impressionado com o salto de Emerson, o árbitro entrou na onda do corintiano e marcou o pênalti. Na cobrança, Guerrero fez o terceiro.

Quatro minutos depois, Raphael Klaus se redimiu ao acertar na expusão direta do volante Baraka, que deu um inexplicável pisão em Romarinho, caído no chão. O que já estava dificílimo para a Ponte ficou praticamente impossível com um homem a menos.

O goleiro Danilo Fernandes se tornou praticamente um espectador de luxo da partida. Pouquíssimo ameaçado, o Corinthians teve oportunidade de trocar algumas de suas peças: Edenílson entrou no lugar de Alessandro, Alexandre Pato substituiu Romarinho, Douglas reapareceu na vaga de Guerrero.
Dos três que saíram do banco, ninguém entrou com mais fome do que Pato. Ele teve duas boas chances para marcar, mas parou em Edson Bastos. Na terceira, fez fila na defesa da Ponte, driblou o goleiro e marcou um golaço: 4 a 0.

O resultado deixou bem claro que o Timão, mesmo sem ser brilhante, é capaz de atropelar qualquer equipe do interior, por melhor que ela seja - e a Ponte tem qualidade para fazer um bom papel no Brasileirão, prova disso é que saiu aplaudida pelo seu torcedor, apesar da derrota.