terça-feira, 23 de abril de 2013

Perto de decisões, Tite comemora mais uma semana livre para treinos

Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Tite já pensa no duelo contra a Ponte Preta
 
Em um calendário tão apertado quanto o do futebol brasileiro, qualquer dia extra se preparação de torna fundamental para o Corinthians, ainda mais às vésperas de decisões envolvendo Campeonato Paulista e Taça Libertadores. Por isso, o técnico Tite tem motivos para comemorar a semana livre para treinos que terá até os duelos contra a Ponte Preta, domingo, e Boca Juniors, dia 1º de maio, ambos em fases de mata-mata.

O Corinthians já teve semana livre entre os últimos dois jogos do Paulistão, contra Linense e Atlético Sorocaba. O período serviu para recuperar jogadores mais desgastados e acelerar a recuperação de dois titulares lesionados: o goleiro Cássio, com fratura no punho esquerdo, e o meia Renato Augusto, com lesão no músculo posterior da coxa direita. O primeiro pode até voltar contra a Ponte Preta, enquanto o segundo é preparado para enfrentar o Boca.

Agora, o objetivo é diferente. Com a maioria de seu elenco já em boas condições, Tite quer fazer finos ajustes táticos e técnicos antes do início de uma nova maratona de partidas.

– Foram quase 60 dias com média de um jogo a cada três dias. Isso gera um desgaste, em nós mais ainda, porque voltamos depois das férias. A semana passada serviu para recuperar alguns, fortalecer outros. O Fábio Santos, por exemplo, tinha essa necessidade. Agora temos uma segunda semana para o ajuste, deixar a equipe bem preparada para domingo – afirmou Tite.

Temos uma semana para o ajuste, para deixar a equipe bem preparada para domingo"
Tite
 
O tempo é valioso para o técnico, ainda que ele quisesse que o jogo contra a Ponte fosse sábado, não domingo, para ter um dia a mais de preparação para enfrentar o Boca Juniors. Mesmo assim, Tite se adapta ao calendário e espera dois jogos muito fortes, com grande exigência física e psicológica.

– É pressão contra a Ponte, pressão contra o Boca, pressão por desempenho. Trabalhamos em cima de desempenho e resultado. Todo mundo quer ganhar, jogar bem. Fiz uma cobrança muito forte após a derrota para o Linense, pois nossa marcação foi muito frouxa. Não é nossa característica, e retomamos o padrão – analisou o técnico.

O segundo jogo das oitavas de final da Libertadores é só no dia 15 de maio, o que possibilita a existência de mais uma semana livre para o Corinthians antes do duelo decisivo contra o Boca. Mesmo que se classifique à semifinal do Campeonato Paulista, o time teria um período maior para se preparar, já que as fases agudas do estadual são disputadas apenas nos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário