Com mais da metade dos times ainda indefinidos, a Conmebol realizará nesta sexta-feira o sorteio dos grupos da Taça Libertadores da América de 2012, em evento no Centro de Convenções da entidade, na cidade de Luque, perto de Assunção.
O Uruguai, com Nacional, Defensor e Peñarol, e a Venezuela, com Deportivo Táchira, Zamora e Caracas, são os únicos países que já definiram todos seus representantes no torneio de clubes mais importante do continente, realizado desde 1960.
A imprensa paraguaia anunciou que o ato de programação também marcará a despedida do secretário-geral da Conmebol, o argentino Eduardo Deluca. Deluca deixará o cargo após 25 anos, e seu pedido de renúncia, solicitado por motivos pessoais, foi avaliado nesta quinta, na reunião do Comitê Executivo da Confederação.
Pessoas ligadas à entidade citaram como possível sucessor de Deluca seu compatriota José Luis Meiszner, secretário-executivo da Associação do Futebol Argentino (AFA) e que presidiu o Comitê Organizador Nacional da Copa América de 2011, na Argentina.
O Brasil é o país com mais representantes na Libertadores de 2012: são seis no total, incluindo o Santos, atual campeão. Além do Santos, o Vasco entrará no torneio por ter vencido a Copa do Brasil deste ano. Corinthians e Fluminense também têm vaga garantida via Campeonato Brasileiro, mas não sabem que postos ocuparão no sorteio por ainda não terem suas posições na competição nacional definidas.
O campeão da Copa Sul-Americana também participará da competição no primeiro semestre de 2012, ocupando um dos lugares de seu país.
Durante a cerimônia desta sexta-feira, a Commebol premiará o atacante Roberto Nanni, do Cerro Porteño, artilheiro da última Libertadores, com sete gols. O jornalista boliviano Alfonso 'Toto' Arévalo também será homenageado.
Fonte: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário