quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Favorito à abertura, estádio do Timão vai ter 24 mil lugares descobertos

Lula no Itaquerão durante festa do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
Itaquerão há 20 dias: estádio deve ter 'forma' no fim do ano  

Até o fim de outubro, a Fifa deverá anunciar a distribuição dos grupos por sede e também quem ficará com a abertura da Copa do Mundo de 2014, o momento mais esperado da cerimônia. Favorito a conquistar a honraria, o futuro estádio do Corinthians, o Itaquerão, terá 24 mil lugares descobertos, no universo da capacidade de 68 mil assentos, segundo o jornal "Agora". A medida, que representa quase 40% do total, é ligada ao fato de que as arquibancadas móveis a serem instaladas (20 mil lugares) não têm proteção prevista.

A arena se adequa à exigência inicial da Fifa, que, por regra, não permite estreias de Mundial em estádio menor do que o projeto provisório do estado paulista. Com os atrasos, o Timão ainda vê na disputa Belo Horizonte (Mineirão, de 65 mil), Brasília (Estádio Nacional, 71 mil) e Salvador (Arena Fonte Nova, 55 mil - teria de incluir mais 10 mil lugares improvisados).

A ideia do Corinthians é ter 48 mil lugares para a utilização posterior de sua casa - o Pacaembu, onde costuma ser o mando oficial, é municipal. Neste projeto pós-Mundial, apenas sete mil torcedores estarão "descobertos". A entida máxima do futebol não demanda cobertura completa, mas desaprova o uso de instalações provisórias, o que pode pesar contra. O Corinthians, no entanto, já tomou providências e ouviu que não perderia a eleição por conta disso.

Avanços rápidos

estádio corinthians 3d odebrecht (Foto: Divulgação) 
Construtiora divulgou, em setembro, imagens em 3D do maquete do Itaquerão 

Para minimizar os efeitos do impasse que durou aproximadamente um ano, a construtora Odebrecht, responsável pelas obras, agiliza ao máximo os trabalhos, que já contam com quase mil operários. O clube e a empresa garantem que cerca de 60% do processo de terraplenagem já foi realizada. Aos poucos, as estruturas começam a ser erguidas. Já há até a delimitação de onde será o gramado. Ainda assim, a expectativa de entrega é só fevereiro de 2014.

Em visita recente ao estádio, o presidente alvinegro, Andrés Sanches, revelou que o custo geral vai passar de R$ 1 bilhão. Em seguida, desmentia a informação "imprecisa". Oficialmente, no último balanço divulgado pelo governo federal, o valor seria de R$ 820 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário