sexta-feira, 1 de julho de 2011

Armandão: Julio Cesar leva Timão à liderança e vira o craque da rodada

seleção da 7ª rodada do brasileirão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
seleção da 7ª rodada do brasileirão

Depois de quatro rodadas em poder do São Paulo, a liderança do Campeonato Brasileiro de 2011 pulou para as mãos do Corinthians pela primeira vez. E falar em mãos é bem pertinente neste caso. Tudo porque foi o goleiro Julio Cesar o grande responsável pelo triunfo do Timão por 1 a 0 sobre o Bahia neste meio de semana. A excelente atuação do camisa 1 corintiano rendeu a ele o rótulo de craque da sétima rodada do Troféu Armando Nogueira. Mesmo com um jogo a menos do que a maioria dos concorrentes, o clube do Parque São Jorge vem fazendo campanha brilhante e se junta ao Flamengo como únicos invictos da competição.

Quem vem fincando seu espaço no Armandão semana a semana é Ronaldinho Gaúcho. Pelo bom desempenho na vitória do Flamengo por 3 a 2 contra o América-MG, o craque rubro-negro se garantiu na seleção da rodada pela terceira vez neste início de competição. No dia seguinte, o meia Oscar também brilhou intensamente na brilhante exibição colorada diante do Atlético-MG, que acabou em goleada por 4 a 0. Curiosamente, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG, foi palco de ambos os jogos citados para decantar o craque consolidado mundialmente e uma das mais novas joias do futebol brasileiro.

Com mais três pontos conquistados de maneira incontestável, o Palmeiras também teve o seu destaque na rodada. O estreante Maikon Leite e o volante Márcio Araújo foram essenciais para que o Alviverde batesse o Atlético-GO no Canindé (2 a 0) e asseguraram seus lugares na seleção da sétima rodada.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou toda a seleção da sétima rodada.


GOLEIRO
Contestado até pouco tempo atrás pela sua irregularidade, o goleiro Julio Cesar voltou a viver um grande momento com a camisa do Corinthians. Na quarta-feira, ele fez pelo menos quatro defesas espetaculares, que garantiram o triunfo como visitante sobre o Bahia e consequentemente a primeira colocação do Brasileiro ao Timão. Pela atuação, o paredão alvinegro recebeu nota 8,5. Marcelo Grohe (Grêmio), Aleks (Avaí) e Wilson (Figueirense) tiveram avaliação bem menor do que a de Julio, mas ainda assim foram destaques de suas equipes.

LATERAL-DIREITO
Na provável despedida do argentino Conca, Mariano se encarregou de iniciar a vitória do Fluminense sobre o Atlético-PR por 3 a 1 no Engenhão. Foi dele o primeiro gol tricolor num lance de categoria extrema: recebeu pela direita, deu um corte no zagueiro e mandou de canhota para o gol, fazendo jus à nota 7. Com uma assistência para o gol de Everton Costa, Jonas também foi preponderante para que o Coritiba superasse o Ceará pelo mesmo marcador. Cicinho (Palmeiras) e Alessandro (Botafogo) ganham menção honrosa por suas participações na rodada.

ZAGUEIROS

Sóbrio na parte defensiva e letal na bola parada, Chicão fez valer o seu poder de fogo para marcar, de pênalti, o único gol do Corinthians. Suficiente para bater o Bahia no Estádio Pituaçu. A boa atuação rendeu-lhe a nota 7. Com a mesma avaliação, Gustavo Bastos, do Avaí, também figura na seleção da rodada. Foi dele o primeiro gol do clube catarinense no empate por 2 a 2 contra o Grêmio, no Olímpico, numa jogada de puro oportunismo. Maurício Ramos (Palmeiras), Antonio Carlos (Botafogo) e Roger Carvalho (Figueirense) também foram bem avaliados.

LATERAL-ESQUERDO

Como a fase do lateral-direito Gabriel não é boa, coube a Bruno Collaço ser a válvula de escape do Grêmio no empate contra o Avaí. Pelo seu lado, surgiram as principais jogadas do Tricolor gaúcho e isso ocasionou a nota 6,5 dada a ele. Romano (Avaí), Juan (São Paulo) e Carlinhos (Fluminense), todos sem brilhar intensamente, merecem o registro por cumprirem bem os seus papéis. Os laterais-esquerdos não estavam tão inspirados neste meio de semana.

VOLANTES

Numa atuação de típico volante moderno, Márcio Araújo teve participação preponderante para a glória do Palmeiras diante do Atlético-GO (2 a 0). Além de marcar com extrema eficiência, ele encontrou tempo para ajudar o ataque e mereceu a nota 7,5. Foi em uma investida pela direita que ele encontrou Maikon Leite livre para abrir o marcador. Ainda à procura de seu espaço na equipe do Cruzeiro, Leandro Guerreiro teve a sua boa atuação coroada pelo gol de cabeça que abriu as portas para o sucesso celeste em São Januário. Nota 7 para ele. Marcos Assunção (Palmeiras) e Pedro Ken (Avaí) também fizeram bonito na rodada.

MEIAS

Uma das mais promissoras revelações da nova safra do futebol brasileiro, Oscar vem demonstrando não sentir o peso de ser titular de um gigante como o Internacional. Com leveza e categoria, ele fez um gol e deu passe para outro no passeio colorado sobre o Atlético-MG por 4 a 0. Conquistou a nota 8 pelo belo jogo que fez. Com meio ponto a menos uma regularidade assustadora para quem é recém-chegado ao Botafogo, Elkeson cavou terreno pela terceira vez na seleção da rodada. Foi dele o gol que iniciou o triunfo alvinegro sobre o São Paulo, no Morumbi, por 2 a 0. D'Alessandro (Internacional), Montillo (Cruzeiro) e Bottinelli (Flamengo) ganham menção honrosa por sua boas atuações.

ATACANTES

Ronaldinho Gaúcho vem reagindo às críticas de que vem levando uma vida desregrada com bom desempenho dentro de campo. Foi assim contra o Atlético-MG no sábado e diante do América-MG na última quarta-feira. Os dois gols sobre o Coelho renderam ao craque a artilharia do Campeonato Brasileiro e uma vaga na seleção da rodada com nota 8. Com seu camisa 10 inspirado, o Flamengo venceu em Minas por 3 a 2. Com a mesma pontuação, Maikon Leite brilhou em sua estreia com a camisa palmeirense. Além de abrir o placar com um chute certeiro no canto, o atacante foi um terror constante para a defesa do Atlético-GO. Tem tudo para ser um dos destaques da equipe de Felipão ao longo da competição. Zé Roberto (Internacional), Ciro (Fluminense) e Aloísio (Figueirense) foram outros destaques da posição na rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário