quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Após estreia, Timão inicia 'etapa 3' de projeto e planeja boneco de Zizao

A estreia de Zizao deve impulsionar a terceira etapa do projeto de marketing que o Corinthians diz ter baseado no jogador chinês. Impressionado com a repercussão da entrada do meia-atacante, que atuou por apenas 13 minutos, mas foi o principal assunto das redes sociais e da mídia no dia seguinte, o departamento responsável já pensa em ações para 2013. Entre elas, lançar um boneco de Zizao e camisas alusivas à relação entre Brasil e China.
 
O jovem de 24 anos foi apresentado com pompas no início de março. Badalado, recebeu a camisa 200 em homenagem aos dois séculos da imigração chinesa no Brasil, celebrados este ano. A intenção do Corinthians era abrir mercado no país e expandir pela Ásia, mas o fato é que até agora pouco foi feito nesse sentido.

A participação de Zizao na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro pode ser o ponto de partida que o marketing tanto esperava. No Brasil, a repercussão foi satisfatória. O chinês foi o tema mais comentado no mundo no Twitter na noite de quarta-feira, e nesta quinta já foram criados os "Zizao Facts", série de factóides bem humorados sobre o jogador (leia mais abaixo). Agora o Timão quer descobrir que efeito os 13 minutos finais da partida causaram na China.

Zizao, Cruzeiro e Corinthians (Foto: Rodrigo Coca / Agência Estado) 
Zizao entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Corinthians
 
- Desde a meia-noite de ontem a repercussão tem sido muito grande. Isso gera uma mídia positiva e fortalece um conceito que a gente plantou. Agora vamos começar a viabilizar, para 2013, as possibilidades comerciais. Nesses próximos dias vamos ver como foi lá fora, se cresceu, se a China noticiou, se foi bacana ou não - afirmou Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians.

Quando fala em "possibilidades comerciais", Caio não pensa no patrocínio principal da camisa, que segue "em branco". Ele admite que a participação mais efetiva de Zizao na equipe pode até influenciar na negociação, mas garante que este não é o foco. A ideia é mesmo assegurar novas parcerias no mercado asiático.

O gerente jura que nunca houve pressão interna para que o jogador fosse escalado por Tite, mas reconhece que dar início ao que chama de "terceira etapa" do projeto feito em cima de Zizao só será possível a partir de agora.

- A primeira etapa era conseguir um bom atleta para fazer parte do grupo, feita pelo Edu Gaspar (gerente de futebol do clube). Depois era conquistar a confiança do treinador e da comissão técnica para participar, efetivamente, do grupo. Agora, vendo a repercussão tão bacana mesmo com pouco tempo em campo, podemos iniciar a terceira etapa, que é consolidar parcerias. Era impossível chegar à terceira etapa antes da segunda. Tudo foi bem planejado.

Na China, os jornais noticiaram a estreia de Zizao e ressaltaram o "momento histórico" para o futebol do país, afinal, o jogador entrou em campo com a camisa do atual campeão brasileiro e também da Libertadores. Mas, nos comentários da população chinesa, em meio a incentivos, alguns admitiam não saber de quem se tratava e outros temiam que Zizao envergonhasse o nome do país no Brasil.

Já no fim de outubro e com foco no Mundial de Clubes, o Corinthians admite que as ações devem ficar só para o ano que vem, mas deve, imediatamente, aumentar a produção da camisa 200 com o nome do jogador às costas. Zizao, aliás, é patrocinado pela Nike, mesma fornecedora de material esportivo do Timão.

- Só agora vamos ter condição de passar números de venda de camisas, vamos começar a sentir isso nas lojas. E os produtos que havíamos planejado vão começar a ir para o mercado. Temos de ter essa sensibilidade. Tem que fazer boneco, camisas alusivas à relação entre Brasil e China...

Falta de malícia e pressão do grupo
A decisão de colocar Zizao em campo contra o Cruzeiro foi tomada por Tite antes mesmo da delecação chegar a Varginha. Isso iria ocorrer independentemente do placar. O técnico não sofreu, realmente, pressão da diretoria para que o chinês fosse escalado. O vice-presidente Luis Paulo Rosenberg, até havia dito a Tite que não havia nenhuma obrigação de colocá-lo em campo. A "pressão", se é que pode ser chamada assim, acabou vindo dos próprios jogadores.

O grupo não via a hora de ver Zizao em campo. Emerson, que deve desfalcar a equipe no próximo mês em razão de uma lesão, anunciou no Twitter a entrada do companheiro. Outros afirmam que o chinês é esperto, entende tudo que é falado e também estavam loucos para vê-lo em campo, até como forma de motivação.

Três fatores atrasaram muito a estreia de Zizao. Na avaliação de Tite, o chinês tem bons fundamentos com a bola nos pés, mas não possui malícia e força. Por exemplo, não abre os braços, não tem malandragem para proteger a bola e acaba sendo facilmente desarmado, até por ser frágil fisicamente. A comissão técnica vinha fazendo um trabalho de força com o atleta, mas a lesão no ombro fez com que tudo voltasse à estaca zero.

Por fim, no Brasileirão, o técnico não o escalaria enquanto não atingisse a margem de pontos considerada suficiente para não correr nenhum risco de rebaixamento, já que a equipe, campeã da Libertadores, ficou fora da briga pelo título desde o início. Agora, a expectativa é que Zizao volte a ter oportunidades até o fim do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, é muito difícil que ele seja um dos 23 inscritos no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.

Zizao Facts
Confira algumas das brincadeiras que rolaram na internet após a estreia do chinês:
- Zizao é tão bom que já estreou no Corinthians comemorando 200 jogos
- Na China, Pelé é conhecido como "Black Zizao"
- Zizao jogou mais que o Valdivia
- Para chegar ao Corinthians, Zizao veio de Pequim a São Paulo driblando todo mundo
- Zizao já tem um iPhone 6
- O Corinthians só ganhou a Libertadores porque Zizao desbloqueou

Zizao, Cruzeiro e Corinthians (Foto: Rodrigo Coca / Agência Estado) 
Chinês tenta novo drible após pedalada, mas é desarmado por rival

Nenhum comentário:

Postar um comentário