A estreia de Zizao deve impulsionar a terceira etapa do projeto de
marketing que o Corinthians diz ter baseado no jogador chinês.
Impressionado com a repercussão da entrada do meia-atacante, que atuou
por apenas 13 minutos, mas foi o principal assunto das redes sociais e
da mídia no dia seguinte, o departamento responsável já pensa em ações
para 2013. Entre elas, lançar um boneco de Zizao e camisas alusivas à
relação entre Brasil e China.
O jovem de 24 anos foi apresentado com pompas no início de março.
Badalado, recebeu a camisa 200 em homenagem aos dois séculos da
imigração chinesa no Brasil, celebrados este ano. A intenção do
Corinthians era abrir mercado no país e expandir pela Ásia, mas o fato é
que até agora pouco foi feito nesse sentido.
A participação de Zizao na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro pode ser o
ponto de partida que o marketing tanto esperava. No Brasil, a
repercussão foi satisfatória. O chinês foi o tema mais comentado no
mundo no Twitter na noite de quarta-feira, e nesta quinta já foram
criados os "Zizao Facts", série de factóides bem humorados sobre o
jogador (leia mais abaixo). Agora o Timão quer descobrir que efeito os 13 minutos finais da partida causaram na China.
Zizao entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Corinthians
- Desde a meia-noite de ontem a repercussão tem sido muito grande. Isso
gera uma mídia positiva e fortalece um conceito que a gente plantou.
Agora vamos começar a viabilizar, para 2013, as possibilidades
comerciais. Nesses próximos dias vamos ver como foi lá fora, se cresceu,
se a China noticiou, se foi bacana ou não - afirmou Caio Campos,
gerente de marketing do Corinthians.
Quando fala em "possibilidades comerciais", Caio não pensa no
patrocínio principal da camisa, que segue "em branco". Ele admite que a
participação mais efetiva de Zizao na equipe pode até influenciar na
negociação, mas garante que este não é o foco. A ideia é mesmo assegurar
novas parcerias no mercado asiático.
O gerente jura que nunca houve pressão interna para que o jogador fosse
escalado por Tite, mas reconhece que dar início ao que chama de
"terceira etapa" do projeto feito em cima de Zizao só será possível a
partir de agora.
- A primeira etapa era conseguir um bom atleta para fazer parte do
grupo, feita pelo Edu Gaspar (gerente de futebol do clube). Depois era
conquistar a confiança do treinador e da comissão técnica para
participar, efetivamente, do grupo. Agora, vendo a repercussão tão
bacana mesmo com pouco tempo em campo, podemos iniciar a terceira etapa,
que é consolidar parcerias. Era impossível chegar à terceira etapa
antes da segunda. Tudo foi bem planejado.
Na China, os jornais noticiaram a estreia de Zizao e ressaltaram o
"momento histórico" para o futebol do país, afinal, o jogador entrou em
campo com a camisa do atual campeão brasileiro e também da Libertadores.
Mas, nos comentários da população chinesa, em meio a incentivos, alguns
admitiam não saber de quem se tratava e outros temiam que Zizao
envergonhasse o nome do país no Brasil.
Já no fim de outubro e com foco no Mundial de Clubes, o Corinthians
admite que as ações devem ficar só para o ano que vem, mas deve,
imediatamente, aumentar a produção da camisa 200 com o nome do jogador
às costas. Zizao, aliás, é patrocinado pela Nike, mesma fornecedora de
material esportivo do Timão.
- Só agora vamos ter condição de passar números de venda de camisas,
vamos começar a sentir isso nas lojas. E os produtos que havíamos
planejado vão começar a ir para o mercado. Temos de ter essa
sensibilidade. Tem que fazer boneco, camisas alusivas à relação entre
Brasil e China...
Falta de malícia e pressão do grupo
A decisão de colocar Zizao em campo contra o Cruzeiro foi tomada por
Tite antes mesmo da delecação chegar a Varginha. Isso iria ocorrer
independentemente do placar. O técnico não sofreu, realmente, pressão da
diretoria para que o chinês fosse escalado. O vice-presidente Luis
Paulo Rosenberg, até havia dito a Tite que não havia nenhuma obrigação
de colocá-lo em campo. A "pressão", se é que pode ser chamada assim,
acabou vindo dos próprios jogadores.
O grupo não via a hora de ver Zizao em campo. Emerson, que deve
desfalcar a equipe no próximo mês em razão de uma lesão, anunciou no
Twitter a entrada do companheiro. Outros afirmam que o chinês é esperto,
entende tudo que é falado e também estavam loucos para vê-lo em campo,
até como forma de motivação.
Três fatores atrasaram muito a estreia de Zizao. Na avaliação de Tite, o
chinês tem bons fundamentos com a bola nos pés, mas não possui malícia e
força. Por exemplo, não abre os braços, não tem malandragem para
proteger a bola e acaba sendo facilmente desarmado, até por ser frágil
fisicamente. A comissão técnica vinha fazendo um trabalho de força com o
atleta, mas a lesão no ombro fez com que tudo voltasse à estaca zero.
Por fim, no Brasileirão, o técnico não o escalaria enquanto não
atingisse a margem de pontos considerada suficiente para não correr
nenhum risco de rebaixamento, já que a equipe, campeã da Libertadores,
ficou fora da briga pelo título desde o início. Agora, a expectativa é
que Zizao volte a ter oportunidades até o fim do Campeonato Brasileiro.
Ainda assim, é muito difícil que ele seja um dos 23 inscritos no Mundial
de Clubes, em dezembro, no Japão.
Zizao Facts
Confira algumas das brincadeiras que rolaram na internet após a estreia do chinês:
- Zizao é tão bom que já estreou no Corinthians comemorando 200 jogos
- Na China, Pelé é conhecido como "Black Zizao"
- Zizao jogou mais que o Valdivia
- Para chegar ao Corinthians, Zizao veio de Pequim a São Paulo driblando todo mundo
- Zizao já tem um iPhone 6
- O Corinthians só ganhou a Libertadores porque Zizao desbloqueou
- Na China, Pelé é conhecido como "Black Zizao"
- Zizao jogou mais que o Valdivia
- Para chegar ao Corinthians, Zizao veio de Pequim a São Paulo driblando todo mundo
- Zizao já tem um iPhone 6
- O Corinthians só ganhou a Libertadores porque Zizao desbloqueou
Chinês tenta novo drible após pedalada, mas é desarmado por rival
Nenhum comentário:
Postar um comentário