quinta-feira, 4 de julho de 2013

Evolução do futebol americano no Brasil é tema de livro do Corinthians

O Corinthians Steamrollers venceu o Torneio Touchdown em 2011 e 2012 (Foto: Divulgação) 
O Corinthians Steamrollers venceu o Torneio Touchdown em 2011 e 2012
 
Em 2008, o Corinthians resolveu apostar em algo inusitado para os padrões brasileiros. Ao decidir apoiar uma equipe surgida em Diadema (SP) quatro anos antes, o Timão se consagrou também nos campos de futebol americano - esporte de grande popularidade nos Estados Unidos, mas que ainda não havia chamado a atenção por aqui. O Corinthians Steamrollers fez com que a modalidade se consolidasse de vez, estimulando outros importantes clubes de futebol a estender sua influência ao “football”.

A história dessa saga acaba de virar livro. Em parceria com a B&B Editora, o Corinthians produziu "Futebol Americano Corinthiano", uma obra fotográfica de autoria de Susy Nomura, que reúne imagens de momentos icônicos dos Steamrollers, como as vitórias nos campeonatos paulista e brasileiro em 2011 e 2012. A conquista do tricampeonato, este ano, já está garantida para as edições futuras. O lançamento está marcado para esta quinta-feira, às 19h, em São Paulo.

Além de imagens captadas por Susy Nomura, dentista que tem por hobby fotografar os jogos dos Steamrollers desde o surgimento da equipe, o livro apresenta relatos de pessoas que participaram do processo de desenvolvimento do time e do futebol americano no Brasil Um dos depoimentos é de Felipe Ezabella, ex-diretor de esportes terrestres do Corinthians e responsável por estabelecer a parceria do Timão com a equipe de Diadema em 2008. Jornalistas especializados na modalidade também falaram sobre a equipe paulista.
O livro 'Futebol Americano Corinthiano' relata a história do clube (Foto: Divulgação) 
O livro 'Futebol Americano Corinthiano' relata a história do clube 
 
O livro ainda conta a trajetória do futebol americano no Brasil e aborda as principais regras e características do esporte, que surgiu em 1867 a partir de uma variação do rúgbi. Praticado no Brasil de forma amadora até meados da década passada, o futebol americano presenciou uma rápida profissionalização nos últimos anos. Em 2009, o Torneio Touchdown foi o primeiro campeonato nacional disputado com todos os equipamentos obrigatórios.

Atualmente, além do Corinthians, clubes como Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo, Portuguesa, Ipatinga e Vitória da Bahia também apoiam a modalidade. Em 2013, o Torneio Touchdown é disputado por 20 equipes. Os Steamrollers ocupam o segundo lugar da Conferência George Halas, atrás do Flamengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário