O Corinthians é dono de marca mais valiosa do futebol brasileiro,
segundo pesquisa da consultoria BDO. O Flamengo é o segundo, logo acima
do São Paulo. A informação foi divulgada pelo jornal Estado de São
Paulo, nesta sexta-feira.
De acordo com o levantamento, que considerou os 23 maiores clubes do
Brasil, o Timão vale R$ 1,108 bilhão. O Rubro-Negro (R$ 855,4 milhões)
vê o Tricolor Paulista (R$ 848,2 mi) se aproximar. Ambos, no entanto,
estão bem acima do Palmeiras, quarto colocado com o valor em R$ 496,4
mi.
O estudo leva em conta balanços contábeis das áreas de marketing,
exploração de estádio, mídia e sócios. Os dados provam que os clubes
valorizaram-se nos últimos cinco anos, apesar do crescimento variar
entre os times. Todas as agremiaçõs juntas enriqueceram 69% desde 2008. O
Timão foi o que mais cresceu, aumentando em 97%, já que valia R$ 562
milhões há cinco anos.
O Vasco viu o Grêmio superá-lo na lista, enquanto o Atlético-MG passou o Cruzeiro. Confira a lista abaixo.
Na opinião do jornalista André Rizek, nem sempre o valor da marca é
sinônimo de boa gestão. Segundo ele, o Botafogo é exemplo de clube que
conseguiu formular uma equipe competitiva mesmo sem grandes recursos.
- O Botafogo vem trabalhando muito bem com muito pouco, em comparação
aos rivais. É um mérito muito grande, conseguir se igualar com quem tem
muito.
Fonte: BDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário