sábado, 24 de agosto de 2013

Em 'remontagem', Corinthians passa por processo de transição

A história recente do Corinthians, desde o retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro até esta temporada, não deixa mentir: o clube se reestruturou e passou a ganhar títulos todos os anos. De 2009 para cá, foram sete taças levantadas. Porém, o elenco mudou muito neste período. Novamente em processo de remontagem de sua equipe, o técnico Tite pediu paciência aos torcedores e assegurou que em breve a estabilidade voltará.
 
Na última quarta-feira, uma improvável derrota por 1 a 0 para o Luverdense, na estreia da Copa do Brasil, irritou parte da torcida alvinegra. As atuações no Campeonato Brasileiro, apesar da quarta colocação, também não vinham empolgando. Mesmo tendo conquistado dois dos três campeonatos disputados em 2013, as críticas chegaram. Na opinião de Tite, trata-se de um processo natural de readaptação do elenco.
Corinthians treino grupo jogadores (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Tite destaca renovação do time e pede paciência ao torcedor
 
Em relação ao time que venceu a final do Mundial de Clubes sobre o Chelsea, da Inglaterra, em dezembro do ano passado, cinco jogadores saíram da equipe titular: o lateral Alessandro (perdeu vaga para Edenílson), o zagueiro Chicão (negociado com o Flamengo), o volante Paulinho (vendido para o Tottenham), o atacante Jorge Henrique (hoje no Internacional) e Emerson Sheik (constantemente revezado no ataque com seus concorrentes).

– Da equipe que foi campeã mundial, cinco jogadores saíram do time. É natural que a equipe se renove, e outros tenham oportunidades. O Igor e o Felipe, por exemplo, que estão em processo de maturidade. O Jorge (Henrique) seguiu o caminho dele. O Alessandro teve a questão da continuidade. Ninguém é eterno – analisou o treinador.

Da equipe que foi campeã mundial, cinco jogadores saíram do time. É natural que a equipe se renove, e outros tenham oportunidades"
Tite
 
As lesões representam outro ponto de mudança constante na equipe. O volante Guilherme, por exemplo, vinha criando sequência entre os titulares desde a saída de Paulinho. Na semana passada, machucou-se no fim do empate sem gols com o Fluminense e deverá voltar apenas na reta final do Brasileirão. Tite assegurou sequência de jogos a Ibson, mas admitiu que o jogador contratado do Flamengo precisa de um período de adaptação.

Renato Augusto, um dos maiores destaques do Timão nesta temporada nas vezes em que esteve em campo, também é atrapalhado por constantes dores ou problemas médicos. Após ficar três meses afastado devido a uma grave lesão muscular na coxa esquerda, o meio-campista fraturou a face logo após retornar, e agora enfrenta incômodos no joelho direito. Uma sequência que atrapalhou sua constância no time titular e na montagem do setor de criação alvinegro.

– O Paulinho ficou quase um ano para se tornar titular. É injusto achar que o Ibson tem de ter um desempenho igual ao do Guilherme, por exemplo. Os jogadores precisam de um tempo para que as coisas aconteçam. Somente depois desse período teremos uma real avaliação sobre o desempenho – argumentou Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário