segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Timão ganha tempo de preparação para Libertadores, mas viajará mais

Tite no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
Tite: mais tempo para preparar o Corinthians
 
O pouco tempo de preparação foi apontado pelo Corinthians como um dos vilões para a queda já na fase prévia da Taça Libertadores de 2011, diante do Tolima-COL. Mas, em 2012, o Timão não vai poder reclamar. Apesar das longas viagens que fará ao longo de toda a primeira fase, o técnico Tite tem pela frente 42 dias para armar a equipe até a estreia, contra o Deportivo Táchira, em San Cristóbal, na Venezuela.

De férias desde a conquista do Campeonato Brasileiro, o elenco alvinegro voltará aos treinos em 4 de janeiro, no CT Joaquim Grava. Como o clube paulista se classificou diretamente para os grupos, sem passar pela primeira eliminatória, o primeiro jogo no torneio mais importante das Américas está marcado para apenas 15 de fevereiro.

Tite teve menos tempo em 2011. O grupo iniciou a pré-temporada em 3 de janeiro, em Itu, e foi a campo já em 26 do mesmo mês para encarar os colombianos. Mal fisicamente, Ronaldo foi o reflexo de uma equipe sem padrão de jogo e facilmente dominada. Com um empate em São Paulo e uma derrota por 2 a 0, em Ibagué, os corintianos disseram adeus mais uma vez à briga pelo tão sonhado troféu.

- Ter mais tempo de preparação vai ser fundamental. Sabemos o quanto é difícil a primeira fase da Libertadores e precisamos estar em boas condições – afirmou o zagueiro Paulo André.

Nem mesmo o Campeonato Paulista serviu como auxílio para fazer o Timão evoluir em meio aos duelos internacionais. Até o empate sem gols contra o Tolima, no Pacaembu, o Alvinegro fez apenas três jogos pelo estadual – Portuguesa (2 a 0), Bragantino (1 a 1) e Noroeste (1 a 1). Depois, encarou o São Bernardo (2 a 2)  um dia antes de viajar e ser derrotado no interior colombiano.

O TIMÃO NA LIBERTADORES
 
15/02 Táchira (San Cristóbal)
07/03 Nacional (Pacaembu)
14/03 Cruz Azul (C. do México)
21/03 Cruz Azul (Pacaembu)
11/04 Nacional (Assunção)
18/04 Táchira (Pacaembu) 

Agora, a condição é outra. O Corinthians fará sete partidas pelo Paulistão até seguir para a Venezuela. Tite deve usar o início da competição para poupar alguns titulares que não estejam em boas condições físicas e fazer experiências no grupo, principalmente com os jogadores recém-contratados, casos do zagueiro Felipe, do meia Vitor Júnior, do goleiro Cássio, e dos atacantes Gilsinho e Elton.

O Corinthians, aliás, terá um clássico justamente antes de pegar o Táchira. No dia 12 de janeiro, enfrenta o São Paulo, no Pacaembu. Até lá, Tite já pretende ter todos os titulares em ação. As outras seis rodadas são contra Mirassol, Americana, Linense, Ituano, Bragantino e Mogi Mirim.

Apesar de não gostar de priorizar torneios, o treinador enfrenta como obstáculo as longas viagens da Libertadores e as partidas com datas próximas no Paulistão. O Timão é quem mais acumulará milhas na primeira fase. Além da Cidade do México, onde enfrenta o Cruz Azul, a equipe irá também a San Cristóbal, sede do Táchira, cidade distante quase 800km da capital Caracas. Em Assunção, o Alvinegro encara o Nacional-PAR.

- Não é um grupo fácil. Vamos viajar bastante. Vai ser desgastante - disse o lateral-esquerdo Fábio Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário