quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

De infecção dentária a 500 dias lesionado, Pato luta contra sina

Pato terá que superar histórico de lesões para vingar no Corinthians
Anunciado nesta quinta-feira pelo Corinthians como principal reforço para a temporada 2013, o atacante Alexandre Pato precisará brigar contra uma sina pessoal se quiser vingar com a camisa do atual campeão mundial de clubes da Fifa: a da série de lesões que assolam sua carreira há alguns anos.

O ex-camisa 7 do Milan encarou ao longo das últimas temporadas ao menos 15 lesões que o afastaram por cerca de 500 dias de partidas pelo time italiano. O excesso fez com que Pato disputasse apenas 150 partidas com a camisa rubro-negra em cinco anos de clube, com média de apenas 30 por temporada.

Os especialistas e a imprensa italiana não cansaram de apontar os motivos pela sina do brasileiro. Sua ida precoce ao futebol europeu ainda é apontada como a principal causa - ele se transferiu ao Milan ainda com 17 anos e passou por rápido desenvolvimento muscular.

Mas existiu até uma hipótese levantada por médicos da Itália e do Milan de que o grande número de lesões de Pato era motivado por uma infecção dentária. Segundo dentistas, problemas bucais podem ocasionar queda de rendimento físico e acentuar riscos de se lesionar.

Só entre estiramentos na coxa direita foram 200 dias como desfalque milanês, em lesões sofridas em abril e novembro de 2009, fevereiro de 2010 e setembro de 2011. Os adutores de ambas as pernas também sempre foram um problema, responsáveis por ao menos três meses de reclusão.

O calvário de Alexandre Pato foi acentuado nos últimos dois anos, com torção no joelho direito, fratura na clavícula, estiramento nas duas coxas, cansaços musculares e também estiramento na perna esquerda, que o deixaram de fora por mais de seis meses.

Pato foi contratado pelo Corinthians por 15 milhões de euros, ou R$ 40 milhões, e chega para ser o astro do time que brigará pelo bicampeonato da Libertadores e também pelo tri mundial em 2013. Além disso, espera ter maior espaço na Seleção Brasileira, desde que as lesões não continuem atrapalhando - só com Mano Menezes o jogador foi cortado quatro vezes da lista de convocados.
 
Veja principais lesões de Pato no Milan nos últimos anos:
 
Torção no tornozelo esquerdo - Fevereiro de 2008
Torção no tornozelo direito - Maio de 2011
Distensão na perna esquerda - Agosto de 2012
Estiramento na coxa direita (quatro vezes) - Abril e Novembro de 2009, Fevereiro de 2010 e Setembro de 2011
Estiramento na coxa esquerda (duas vezes) - Janeiro e Fevereiro de 2012
Estiramento no adutor esquerdo - Novembro de 2010
Estiramento no adutor direito - Abril e Setembro de 2011
Cansaço muscular na coxa esquerda (duas vezes) - Fevereiro e Abril de 2012
Fratura na clavícula - Maio de 2011
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário