terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Com "alertas corintianos", Toyota se prepara para receber Mundial

Estádio de Toyota será o palco da estreia do Corinthians no Mundial de Clubes 2012, no próximo dia 12 Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Estádio de Toyota será o palco da estreia do Corinthians no Mundial de Clubes 2012, no próximo dia 12
Com direito a almoço entre membros da Fifa e autoridades japonesas, o Estádio de Toyota realizou seus últimos preparativos para o Mundial de Clubes 2012 nesta segunda-feira. A arena será palco de duelos das quartas e semifinal do torneio, incluindo a estreia do Corinthians no próximo dia 12. E, para recepcionar os visitantes, foram colocadas até algumas placas em português para alertar os torcedores brasileiros contra irregularidades.

Uma delas, por exemplo, foi instalada em um gramado que dá a volta no estádio e coincidentemente fica no setor que deverá ser utilizado pela torcida corintiana. "Ocupação desta área de gramado é proibida de usar (sic)", dizia a instalação, com tradução para o português feita de maneira equivocada e pretendendo evitar "maus modos" dos brasileiros no local.

Vale lembrar que o Consulado do Japão no Brasil havia divulgado uma cartilha ensinando boas maneiras aos fãs alvinegros, recomendando coisas como "não existe o jeitinho brasileiro no Japão", "deve-se sempre respeitar os horários dos metrôs", além de proibições de brigas e armas de fogo e outras solicitações de bons modos e pedidos de educação.

Toyota também recebeu nesta segunda a visita de funcionários da Fifa, que almoçaram no restaurante do estádio em companhia de japoneses engravatados. Lasanha, iguarias da culinária local e sobremesas estavam no cardápio. O Terra compareceu ao estabelecimento e acompanhou de perto a movimentação dos presentes durante o início da tarde.

Logística e facilidades do Estádio de Toyota

O Estádio de Toyota fica a exatos 1200 m da estação de trem mais próxima. Para chegar, os corintianos precisarão apenas percorrer uma avenida em linha reta antes de chegar a uma ponte branca, que atravessa um rio, alguns campos esverdeados e um punhado de árvores típicas da região. Ali, os brasileiros poderão se instalar para conversar e torcer antes dos jogos, desde que não estraguem a paisagem.

O preço da passagem para o turista que sai do centro de Nagoya é de 740 ienes, ou cerca de R$ 15 reais, em viagem que tem duração de aproximadamente 1h. Como o Corinthians ficará hospedado em Nagoya, a expectativa é que a maior parte dos torcedores brasileiros também saia da cidade, fato que pode superlotar os trens. Por isso, a polícia irá organizar um esquema especial de trânsito.

A arena em Toyota possui capacidade para 45 mil pessoas, sendo 43 mil lugares sentados. Ali, dois clubes esportivos costumam mandar suas partidas: o Nagoya Grampus, de futebol, e o Toyota Verblitz, de rúgbi, além da seleção japonesa de ambas as modalidades. O teto suspenso é um de seus principais atrativos e demora 50min para fechar completamente as comportas.

Um gigantesco telão de led, com medidas de 9,6 m de altura a 19,2 m de largura, é outro ponto positivo do estádio, já que pode ser movido em até 110 m na horizontal e mais 50 m na vertical. O Corinthians atua em Toyota no dia 12 de dezembro, pela semifinal, contra Sanfrecce Hiroshima, Al Ahly ou Auckland City. O complexo esportivo receberá, anteriormente, duelos das quartas, no dia 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário