sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Corinthians mira bi da Copa SP para comprovar filosofia e formação

Técnico Rodrigo Leitão comanda treino do Corinthians Foto: Bruno Santos / Terra
Técnico Rodrigo Leitão comanda treino do Corinthians
O ano de 2012 foi dos mais vitoriosos da história do Corinthians, e as alegrias já começaram em 25 de janeiro. Naquela data o clube derrotou o Fluminense de virada por 2 a 1 e conquistou sua oitava Copa São Paulo de Futebol Junior. Para a edição 2013 da principal competição de base do Brasil, o time alvinegro terá um elenco mudado e um novo treinador.

Rodrigo Leitão foi o escolhido para substituir Narciso, que foi ao Palmeiras após ser dispensado. O novo treinador se destacou no comando do Flamengo de Guarulhos Sub-18, clube com quem o Corinthians tem parceria na base. Em conversa com jornalistas após treino no Parque São Jorge, ele admitiu a importância de vencer a Copinha, ainda que seu foco seja na formação do jogador.

"Formar não significa abrir mão de vencer. No Corinthians queremos formar jogadores vencedores, então não está desconectado vencer da formação. Temos o objetivo de trazer jogadores para o profissional, mas ganhando títulos", disse Leitão.

"O objetivo do Corinthians é formar. Queremos levar jogadores para a equipe profissional. Desses que jogaram agora em janeiro de 2012, vários subiram. Teve um que estava agora no Mundial. Agora estamos com uma safra mais nova, já que muitos foram aproveitados", completou.

O Corinthians que disputará a Copa São Paulo de 2013 terá muitas mudanças. Dos titulares da final contra o Flu, somente o atacante Leonardo permaneceu. O restante seguiu outros rumos, como transferências a outros times e permanência no elenco profissional da equipe alvinegra. Para Leitão, isto é prova da força da base do clube.

"Conseguimos montar outra equipe que está se preparando desde agosto, disputamos o Campeonato Paulista Sub-20 com uma equipe Sub-18 e fomos bem, e vamos mostrar que conseguimos. Falam que no Corinthians não tem tradição de formar. Bobagem. Subiu um monte de jogadores e prova disso que estamos com uma equipe renovada", afirmou.

Entretanto, não foi possível ver forte presença de pratas da casa no Corinthians em 2012. No time titular campeão do Mundial de Clubes não havia jogadores da base - os goleiros Júlio César e Danilo Fernandes e o meia-atacante Giovanni, no banco, eram os únicos representantes formados no próprio clube. Leitão, contudo, se sente satisfeito.

"Para nós o Giovanni estar lá, não importa se jogando ou não, isso é o importante. E mais importante, ter outros jogadores que efetivamente participaram do profissional e estão em outras equipes jogando profissionalmente. Os caras chegaram", disse o treinador.

"O processo não acaba após a Copa São Paulo. Para alguns, como o Giovanni, chegou. Para outros, a coisa continua por mais um ano e meio ou dois. O orgulho é ver que isso está dando certo. Se vai jogar como titular ou não, depende do Tite ou do treinador que vai estar por lá", ponderou.

Leitão ainda explicou o perfil de jogador que o Corinthians procura, para que se encaixe na "filosofia" do clube. "O Corinthians tem uma filosofia. Quando busca um jogador, busca um perfil. Isso é na base e no profissional. Queremos um jogador aguerrido, determinado e que busque sempre a bola, querendo ganhar os jogos. Isso queremos construir na equipe", falou o treinador do Corinthians para a Copa São Paulo.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário