quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Timão mira internacionalização da marca e intercâmbio com a China

Rosenberg Corinthians (Foto: Marcos Guerra/Globoespote.com) 
Rosenberg quer promover troca de conhecimentos com a China 
 
O Corinthians já é um clube conhecido mundo afora, mas o Timão planeja internacionalizar sua marca ainda mais. Segundo o vice-presidente do clube, Luis Paulo Rosenberg, o Alvinegro tem dois projetos principais: um intercâmbio com a China e aproveitar a visibilidade do Mundial de Clubes - e o Timão espera contar com Ronaldo para isso, mas não em campo.

O Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro deste ano, é o carro-chefe dessa empreitada alvinegra. Rosenberg conta que estão nos planos festas, pacotes de viagens para o Japão - sede da competição -, divulgação do evento na Europa e um programa junto à embaixada brasileira e ao Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). O Cartola, porém, descarta ter Ronaldo em campo como uma das ações, como queria a Fiel.

- Queremos ter o Ronaldo ao nosso lado, sem dúvida. Ele é um fator de motivação, de exposição da marca do Corinthians e um amigão, uma figura notável, mas seria uma injustiça com os jogadores. Não esperemos uma invasão como no Maracanã (no Brasileirão de 1976), mas a Fiel irá em peso. Vamos tentar seduzir também a torcida inglesa, porque a maioria não torce pelo Chelsea (maior rival do Timão no Mundial). São corintianos em potencial - disse Rosenberg.

O Zizao é parte desse intercâmbio com a China. Queremos mostrar a eles como encontrar bons técnicos e como formar bons jogadores. Não vamos lá para tomar o dinheiro deles"
Luis Paulo Rosenberg
 
As ações em solo japonês não são as únicas no Oriente. O Corinthians quer firmar um intercâmbio com a China. O Alvinegro está de olho no gigantesco mercado chinês, mas afirma ter interesses que vão além do financeiro com relação com o país.

- O Zizao é parte desse intercâmbio com a China. Queremos mostrar a eles como encontrar bons técnicos e como formar bons jogadores. Não vamos lá para tomar o dinheiro deles. Vamos para fomentar o futebol em um país daquela dimensão e que não tem um futebol à sua altura – disse o dirigente.

Rosenberg conta que uma das ações na China será a promover seminários para levar os conhecimentos do Timão aos profissionais de lá - tanto aspectos fisiológicos como técnicos dos jogadores serão colocados em pauta. Em troca, o Corinthians espera adquirir conhecimento em outra modalidade esportiva, uma em que os chineses são especialistas: o tênis de mesa.

- Uma das coisas que estamos tentando fazer é trazer um técnico chinês consagrado de tênis de mesa para treinar uma equipe corintiana. Queremos fazer bonito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (em 2016). Espero solucionar isso nas próximas semanas.

A internacionalização da marca é comum para clubes europeus. Muitos fazem pré-temporada no Oriente ou nos Estados Unidos como forma de expandir seu mercado – o Real Madrid e o Paris Saint-Germain são exemplos.

O Barcelona costumava faze parte dessa lista de clubes que se aventuram mundo afora. Este ano, porém, o time catalão optou por uma pré-temporada caseira. Por outro lado, a equipe é destaque em outra ação de expansão de marca: o Barça mantém escolinhas em dezenas de países.

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