Rosenberg quer promover troca de conhecimentos com a China
O Corinthians já é um clube conhecido mundo afora, mas o Timão planeja
internacionalizar sua marca ainda mais. Segundo o vice-presidente do
clube, Luis Paulo Rosenberg, o Alvinegro tem dois projetos principais:
um intercâmbio com a China e aproveitar a visibilidade do Mundial de
Clubes - e o Timão espera contar com Ronaldo para isso, mas não em
campo.
O Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro deste ano, é o carro-chefe
dessa empreitada alvinegra. Rosenberg conta que estão nos planos festas,
pacotes de viagens para o Japão - sede da competição -, divulgação do
evento na Europa e um programa junto à embaixada brasileira e ao
Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). O Cartola, porém,
descarta ter Ronaldo em campo como uma das ações, como queria a Fiel.
- Queremos ter o Ronaldo ao nosso lado, sem dúvida. Ele é um fator de
motivação, de exposição da marca do Corinthians e um amigão, uma figura
notável, mas seria uma injustiça com os jogadores. Não esperemos uma
invasão como no Maracanã (no Brasileirão de 1976), mas a Fiel irá em
peso. Vamos tentar seduzir também a torcida inglesa, porque a maioria
não torce pelo Chelsea (maior rival do Timão no Mundial). São
corintianos em potencial - disse Rosenberg.
O Zizao é parte desse intercâmbio com a China. Queremos mostrar a eles
como encontrar bons técnicos e como formar bons jogadores. Não vamos lá
para tomar o dinheiro deles"
Luis Paulo Rosenberg
As ações em solo japonês não são as únicas no Oriente. O Corinthians
quer firmar um intercâmbio com a China. O Alvinegro está de olho no
gigantesco mercado chinês, mas afirma ter interesses que vão além do
financeiro com relação com o país.
- O Zizao é parte desse intercâmbio com a China. Queremos mostrar a
eles como encontrar bons técnicos e como formar bons jogadores. Não
vamos lá para tomar o dinheiro deles. Vamos para fomentar o futebol em
um país daquela dimensão e que não tem um futebol à sua altura – disse o
dirigente.
Rosenberg conta que uma das ações na China será a promover seminários
para levar os conhecimentos do Timão aos profissionais de lá - tanto
aspectos fisiológicos como técnicos dos jogadores serão colocados em
pauta. Em troca, o Corinthians espera adquirir conhecimento em outra
modalidade esportiva, uma em que os chineses são especialistas: o tênis
de mesa.
- Uma das coisas que estamos tentando fazer é trazer um técnico chinês
consagrado de tênis de mesa para treinar uma equipe corintiana. Queremos
fazer bonito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (em 2016). Espero
solucionar isso nas próximas semanas.
A internacionalização da marca é comum para clubes europeus. Muitos
fazem pré-temporada no Oriente ou nos Estados Unidos como forma de
expandir seu mercado – o Real Madrid e o Paris Saint-Germain são
exemplos.
O Barcelona costumava faze parte dessa lista de clubes que se aventuram
mundo afora. Este ano, porém, o time catalão optou por uma
pré-temporada caseira. Por outro lado, a equipe é destaque em outra ação
de expansão de marca: o Barça mantém escolinhas em dezenas de países.
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