terça-feira, 31 de julho de 2012

Campeão, Timão tem melhor índice pós-Libertadores no Brasileirão

Muitos imaginavam que o Corinthians, campeão da Libertadores, fosse apenas administrar o Brasileirão, já pensando no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. Mas não é bem assim. Principalmente se o retrospecto pós-título for levado em consideração. Nos últimos sete jogos, o Timão tem 57,1% de aproveitamento.
 
Com esse número, o Corinthians, ao lado do Inter, tem o melhor rendimento dos últimos brasileiros campeões da Libertadores, se for levado em conta apenas a era os pontos corridos, a partir de 2003. Assim como o time gaúcho, em 2010, o Corinthians teve três vitórias, três empates e apenas uma derrota depois do título.

Primeiro time do Brasil campeão da Libertadores nesse período, o São Paulo teve um desempenho pífio após a conquista. Foram quatro derrotas e três empates. Mais adiante, o time do Morumbi se recuperou e terminou na 11ª colocação. No ano seguinte, porém, o Inter foi bem depois de levantar a taça internacional.
Tite e a taça (Foto: Gustavo Serbonchini /Globoesporte.com) 
Inédito: Tite, ao lado da taça da Libertadores da América
 
Sob o comando de Abel Braga, agora no Fluminense, o Colorado teve 52,3% de aproveitamento nos sete primeiros jogos pós Libertadores, com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Já no ano passado, o Santos teve desempenho instável após conquistar a América: 42,8% (três vitórias e quatro derrotas).

- Há um desgaste físico e mental depois da Libertadores. E eu peguei o exemplo do São Paulo e do Santos, que não conseguiram ir bem depois da conquista (em 2005 e 2011). Só eu sei o quanto tive que puxar o elástico para que nosso time tivesse esse nível de concentração – comentou o comandante alvinegro, Tite.

Mas e os vice-campeões da América, como ficam? Desde que o Brasileirão é disputado nos sistema de pontos corridos, seis times brasileiros ficaram com o vice na Libertadores. E à exceção do Fluminense, em 2008, que chegou em 14º, os outros terminaram em posições de boa para ótimas.

Em 2003, por exemplo, o Santos foi vice-campeão brasileiro. Dois anos depois, o Atlético-PR terminou em sexto lugar, assim como o Grêmio, em 2007. Em 2006, por exemplo, o São Paulo foi o campeão nacional. E em 2009, o Cruzeiro terminou em quarto, conquistando novamente a vaga na Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário