sábado, 29 de junho de 2013

Neymar e Paulinho concorrem à Bola de Ouro da C. das Confederações

Finalistas da Copa das Confederações, Brasil e Espanha dominam os indicados para a Bola de Ouro da competição. A Fifa divulgou na manhã deste sábado os seis nomes indicados ao prêmio e as seleções têm dois representantes cada. Neymar e Paulinho concorrem pelo Brasil, enquanto Iniesta e Sergio Ramos são os espanhóis na disputa. Pirlo, da Itália, e Luis Suárez, do Uruguai, completam a lista. A escolha será feita por jornalistas esportivos.
Paulinho Neymar comemoração Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Paulinho e Neymar disputam a Bola de Ouro 
 
A votação será feita da seguinte maneira: os jornalistas devem selecionar os três melhores jogadores do torneio, distribuindo pontos por posição (1º - cinco pontos, 2º - três pontos, 3º - um ponto). O jogador que somar mais pontos vai levar o prêmio. O voto pode ser dado até o fim do tempo normal ou prorrogação da final de domingo. A votação se encerra antes da decisão por pênaltis, se necessária.

Logo após a partida, a Fifa anunciará o ganhador da Bola de Ouro e de todos os outros prêmios da Copa das Confederações. Quatro jogadores brasileiros já conquistaram esse prêmio. Denilson (1997), Ronaldinho (1999), Adriano (2005) e Kaká (2009). Brasil e Espanha decidem a Copa das Confederações neste domingo, às 19h (de Brasília), no Maracanã. O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmitem a partida ao vivo.

O desempenho dos concorrentes

 Neymar foi decisivo em todos os jogos da Seleção na Copa das Confederações. O cartão de visitas do craque veio logo aos dois minutos da estreia contra o Japão, com um golaço de fora da área. Diante do México, na sequência, o camisa 10 voltou a marcar um belo gol e ainda fez uma grande jogada antes de dar uma assistência para Jô balançar às redes. Para fechar o show na primeira fase, ele deixou sua marca de falta na vitória sobre a Itália, acertando o ângulo de Buffon. Na semifinal contra o Uruguai, Neymar passou em branco pela primeira vez, mas participou dos gols de Fred e Paulinho.

Peça chave no esquema de Felipão, Paulinho se firmou de vez na Seleção nesta Copa das Confederações. Com liberdade para chegar ao ataque, ele mostrou também sua grande presença de área e marcou dois gols no torneio, diante de Japão e Uruguai. Na semifinal, aliás, o volante também foi decisivo ao dar o lançamento para Neymar que resultou no gol de Fred.

Iniesta é o grande comandante do meio de campo espanhol. Sempre ditando o ritmo do toque de bola da equipe, o meia do Barça conduziu o time até a decisão. No entanto, não marcou nenhum gol até o momento. Lá atrás, Sergio Ramos mostra grande regularidade e é o principal destaque da defesa que só tomou um gol na competição.

Mesmo fora da final, Pirlo e Suárez também tiveram bons momentos na Copa das Confederações. Principalmente em cobranças de falta. O volante italiano marcou um dos gols mais bonitos do torneio, ao acertar a bola no ângulo do goleiro Ochoa, do México, na vitória sobre o México. Com o mesmo estilo, o uruguaio fez um lindo gol em Casillas, mas a Celeste acabou saindo de campo derrotada pela Espanha.

Emerson Sheik e Chicão prometem comprometimento ao Corinthians

Chicão treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Chicão promete a Tite que seguirá focado
 
O atacante Emerson e o zagueiro Chicão ainda não sabem se permanecerão no Corinthians. Com contratos até dezembro, ambos negociam as respectivas renovações com o clube do Parque São Jorge e ouvem propostas de outros times interessados. Independentemente do andamento das negociações, o técnico Tite assegurou que ambos prometeram comprometimento ao Timão no segundo semestre.

Peça mais antiga do atual elenco, Chicão está no Corinthians desde 2008. Ganhou os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B, Copa do Brasil, Taça Libertadores da América, Mundial de Clubes e dois estaduais. Nesta semana, o defensor conversou com Tite sobre sua situação contratual e tranquilizou o técnico, dizendo que defenderá o Alvinegro sem pensar no que ocorre fora de campo entre ele e a diretoria.

- O Chicão me procurou e disse diretamente: 'Independentemente de qualquer situação, você pode contar comigo, professor'. Eu tenho muito disso, de que é mais importante fazer do que falar. Comigo é dentro do campo mesmo - afirmou o técnico.

De acordo com Tite, a mesma conversa ocorreu entre Emerson e membros da diretoria. Sheik foi procurado pelo Flamengo na última semana, mas ainda está em dúvida sobre seu futuro. Com a proposta de renovação de contrato apresentada pelo Corinthians, o jogador ainda não sabe se permanecerá no Parque São Jorge ou voltará à Gávea, por onde passou rapidamente em 2009.

Alheio às negociações, o técnico corintiano disse que se limita a torcer pela permanência de ambos, mas prefere não entrar em detalhes com nenhum dos dois sobre as respectivas negociações. Tite acredita que seria antiético entrar no debate entre jogadores e diretoria, sobre valores e possíveis ajustes de ambas as partes, mas deixou claro: espera que as coisas se resolvam o quanto antes.

- A minha vontade é que eles permaneçam, mas eu não tenho nenhum direito de intervir, se o clube deve dar um valor a mais ou a menos. Não tenho esse direito. Eu não posso dizer pro Emerson abrir mão disso, ou para a direção fazer de determinado jeito. Tenho de torcer para que haja o ajuste, e entendo que isso não pode se prolongar. Os dois estão trabalhando – completou.

Além de Chicão e Emerson Sheik, o Corinthians ainda aguarda a posição do lateral Alessandro para definir sua possível renovação de contrato. Atualmente com 34 anos, o jogador ainda estuda se anunciará ou não sua aposentadoria ao final desta temporada. A diretoria alvinegra admitiu a renovação do elenco: até agora, sete reforços foram anunciados ao longo de 2013.

Tite defende Pato de críticas: 'Deixem o menino trabalhar'

Alexandre Pato está há dez partidas oficiais sem fazer gol pelo Corinthians. No treino da última sexta-feira, ele balançou a rede na goleada do Timão por 4 a 1 sobre o Audax, em jogo-treino realizado no CT Joaquim Grava. Sob pressão, especialmente de parte da torcida, que vinha cobrando maior eficiência antes da pausa para a Copa das Confederações, o jogador ganhou o voto de confiança do técnico Tite: para o comandante, as críticas são injustas.
 
- As pessoas veem muito a individualidade, eu vejo a equipe. Respeito todas as manifestações, mas o Pato teve uma fase muito boa aqui no Corinthians. Deixem o menino na trabalhar. Uma hora a bola vai começar a entrar.
Pato e Tite, treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Pato, por enquanto, é apenas opção para o banco de Tite
 
Contratado por R$ 40 milhões, do Milan, da Itália, Alexandre Pato chegou ao Corinthians em janeiro. Estreou marcando gol na vitória por 5 a 0 sobre o Oeste, de Itápolis, no Campeonato Paulista, e ganhou vaga entre os titulares na primeira fase da Taça Libertadores da América. Atrapalhado por incômodos musculares, abriu caminho para que Emerson Sheik voltasse à equipe.

Atualmente, Pato é reserva do Timão. Autor de sete gols nesta temporada (é vice-artilheiro alvinegro, atrás apenas de Paolo Guerrero, que marcou 12 vezes), o jogador começará o segundo semestre no banco: Tite vem treinando a formação principal sob o esquema 4-2-3-1, já utilizado na primeira metade da temporada, com Danilo centralizado, Romarinho e Emerson abertos pelas pontas e Guerrero como referência na área.

Deixem o menino na trabalhar. Uma hora a bola vai começar a entrar"
Tite, técnco do Timão
 
Em todas as vezes que foi questionado sobre o assunto, Pato adotou a mesma postura: disse que, obviamente, gostaria de ser titular, mas que continuaria trabalhando e respeitaria as decisões de Tite. Na opinião do treinador, o atacante rende melhor no esquema 4-4-2, como foi nas vitórias sobre Millonarios e Tijuana, pela Taça Libertadores da América. Uma questão de opção tática.

- Ele teve uma sequência, seguida de um problema. Depois o Renato (Augusto) saiu, a equipe se reestruturou e voltou a crescer. O Emerson, quando voltou, voltou bem. Guerrero, Emerson e Pato são jogadores muito agudos, com os três é difícil, sobrecarrega muito a equipe. Há uma busca pelo melhor momento do Pato – argumentou.

Na primeira fase da Libertadores, a parceria entre Renato Augusto e Alexandre Pato agradou à torcida corintiana. Porém, a grave lesão muscular sofrida pelo meio-campista interrompeu a sequência da dupla, e Tite passou a adotar o 4-2-3-1, dando mais chances a Romarinho. O técnico chegou a testar o Timão com três atacantes, mas, por deixar a defesa mais vulnerável, optou por não repetir o esquema.

Tite sonha com Paulinho na Recopa: 'Não entreguei a rapadura'

Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Tite ainda tem esperança de contar com Paulinho
 
O volante Paulinho já acertou sua transferência para o Tottenham, da Inglaterra, mas o técnico Tite assegurou que ainda não abriu mão do jogador. Em sua primeira entrevista coletiva desde o retorno do Corinthians aos treinamentos paralisação do Campeonato Brasileiro, o comandante alvinegro se mostrou esperançoso, inclusive, sobre a possibilidade de ter o camisa 8 na disputa da Recopa Sul-Americana, contra o São Paulo. O primeiro jogo será na próxima quarta-feira, dia 3 de julho.

Assim que fechou negócio com o Tottenham, a diretoria do Timão entrou em contato com os responsáveis pelo futebol do clube inglês, para tentar convencê-los a permitir que Paulinho jogasse ao menos os dois clássicos pela competição continental – uma despedida diante da Fiel. O volante ainda se nega a falar como reforço da equipe londrina, e disse que só vai se pronunciar sobre o assunto quando voltar da Copa das Confederações.

O último jogo de Paulinho pelo Corinthians foi o empate por 1 a 1 com o Botafogo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. Na oportunidade, o volante fez o gol que evitou a derrota do Timão no estádio do Pacaembu e ouviu gritos insistentes de “Fica, Paulinho!” das arquibancadas. Na oportunidade ele vestia, inclusive, a faixa de capitão da equipe. Em entrevista após a partida, o jogador assegurou que aquela não era sua despedida.

– Eu ainda não entreguei a rapadura. Enquanto ele não chegar para mim e dizer que vai embora, eu fico na esperança de poder contar com ele – afirmou o técnico.

Na ausência de Paulinho, Tite vem ensaiando a equipe titular do Corinthians com Guilherme na formação principal. Na goleada do Timão por 4 a 1 sobre o Audax, em jogo-treino realizado nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, o jogador foi titular ao lado de Ralf, em esquema tático disposto no 4-2-3-1. Se não houver imprevisto - e Paulinho não puder mesmo atuar, Guilherme começará o jogo contra o São Paulo, na próxima quarta-feira.

Reticente sobre as futuras comparações que serão feitas entre Paulinho e Guilherme, o técnico corintiano pede que não se exija do jovem volante atuações como a do camisa 8. Tite explicou as diferenças de estilo entre os jogadores, mas assegurou que Guilherme está pronto para assumir a vaga do antigo titular. 

– O Guilherme está habituado a essa posição, mesmo com características diferentes. Ele mesmo colocou de forma inteligente que não é o Paulinho. Tem qualidade de passe, bola aérea, finalização de média distância. O Paulinho é mais infiltrador, não surpreende, apenas repete jogadas. Não posso pedir que o Guilherme seja o Paulinho, mas ele tem domínio da função – analisou.

Corinthians nega querer Luis Ricardo e abre caminho para o Palmeiras

Luis Ricardo, Portuguesa x Internacional (Foto: Marcelo Machado de Melo/Agência Estado) 
Luis Ricardo deverá se transferir para o Palmeiras
 
A diretoria do Corinthians não entrará na briga pela contratação do lateral Luis Ricardo, da Portuguesa. Apesar da possível perda de Alessandro, que atualmente está com 34 anos, ao final temporada, o Timão deixará caminho livre para o arquirrival Palmeiras, que havia demonstrado interesse no jogador anteriormente. A Lusa aceita liberar o atleta pelo valor de R$ 2 milhões.

Em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o diretor-adjunto do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, esclareceu que o clube não está interessado em Luis Ricardo - desmentindo informação do vice-presidente de futebol da Lusa, Roberto Santos.

Dessa maneira, a situação deve se tornar mais cômoda para o Palmeiras. Embora a diretoria alviverde tenha dito que não pode se pronunciar sobre negociações, o clube deve continuar o contato para ter Luis Ricardo no Campeonato Brasileiro da Série B. Na última quinta-feira, ele disputaria o jogo-treino entre o Verdão e a Lusa na Academia de Futebol, mas acabou não entrando em campo.

Recentemente, a Portuguesa renovou o contrato de Luis Ricardo. O jogador de 29 anos fechou compromisso até 2016, sob a condição de que a diretoria rubro-verde facilitaria sua saída caso houvesse uma boa proposta. Ele já deixou claro a vontade de defender o Palmeiras. O Verdão pensa em incluir outros atletas na transação para abater o valor.

No entanto, a possibilidade de troca por outros jogadores não agrada a alguns dirigentes da Lusa. Mesmo assim, a inclusão de atletas alviverdes na troca, como o lateral Ayrton e o atacante Maikon Leite, foi aprovada pelo técnico Edson Pimenta.

Corinthians encaminha empréstimos de Denner e Nenê Bonilha

Nenê Bonilha evento Corinthians (Foto: Maria Clara Ciasca) 
Nenê Bonilha vem sendo emprestado desde que chegou ao Timão 
 
O Corinthians encaminhou os empréstimos de dois jovens jogadores do seu elenco para o segundo semestre: o lateral-esquerdo Denner está a caminho do Atlético-GO, enquanto o volante Nenê Bonilha vai para o América-RN. Ambos sequer treinaram no CT Joaquim Grava nesta sexta-feira, e deverão assinar com seus novos clubes já na próxima semana.

Recuperado de cirurgia, após grave lesão no joelho direito, Denner perdeu espaço para Igor, jovem recentemente promovido das categorias de base, que se tornou substituto imediato de Fábio Santos. Ele se destacou na Copa São Paulo de Juniores do ano passado e havia ganhado espaço com a saída de Ramon, mas antes mesmo do problema no joelho foi atrapalhado por lesões musculares.

Já Nenê Bonilha, contratado do Paulista, de Jundiaí, em 2011, mal foi aproveitado pelo Timão. Emprestado, ele passou por Avaí, Catanduvense e Audax, sem grande destaque em nenhum deles. Ele deverá disputar o restante do Campeonato Brasileiro da Série B pelo América-RN, que atravessa um momento complicado na competição nacional.

Ataque volta a funcionar, e Timão goleia Audax em jogo-treino

Corinthians x Audax (Foto: Rodrigo Faber) 
Corinthians derrotou o Audax nesta sexta-feira
 
O Corinthians goleou o Audax por 4 a 1, em jogo-treino realizado na tarde desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava. No único teste do Timão antes da primeira partida contra o São Paulo pela Recopa Sul-Americana, quarta-feira que vem, o ataque se destacou: Emerson Sheik (duas vezes) e Paolo Guerrero abriram o caminho da vitória no primeiro tempo, e Alexandre Pato, reserva, marcou o último. O setor vive má fase e foi responsável por apenas um gol nos últimos dez confrontos oficiais disputados pelos alvinegros.

A atividade foi realizada em dois tempos de 45 minutos. Na primeira etapa, com os titulares, 3 a 0 para o Timão. Na segunda, com os suplentes, empate por 1 a 1. Tite escalou sua formação principal da seguinte maneira: Cássio; Edenílson, Gil, Chicão e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Emerson Sheik; Paolo Guerrero.

Sem ritmo nos primeiros minutos, o Corinthians se encontrou em campo após 20 minutos de bola rolando. Emerson Sheik roubou bola no meio-campo e deu boa assistência para Paolo Guerrero, que invadiu a área pela esquerda e fuzilou o goleiro, abrindo o placar. Na sequência, a jogada se inverteria: com boa assistência do peruano, Sheik bateu de primeira, marcando um golaço e ampliando o marcador.

Diante da marcação falha do Audax, o Timão se sentiu à vontade. Danilo quase marcou um golaço do meio-campo, aproveitando posição adiantada do goleiro adversário, mas a bola saiu logo ao lado direito da trave. Na sequência, Emerson, um dos mais ativos do Corinthians, recebeu lançamento longo de Ralf e aproveitou falha da defesa para fechar o placar dos titulares na etapa inicial.

Para o segundo tempo, o Timão voltou com: Júlio César; Willian Arão, Jocinei, Felipe e Igor; Maldonado e Ibson; Léo, Douglas e Renato Augusto; Alexandre Pato. O primeiro lance de destaque foi do camisa 7: há 10 jogos sem fazer um gol pelo Corinthians, ele saiu cara a cara com o goleiro do Audax, mas chutou na trave direita. Logo depois, o adversário alvinegro diminuiria a desvantagem, fazendo seu “gol de honra”.

Tite testou Walter no lugar de Júlio César e também Paulo Victor na vaga de Léo. Impaciente e movimentando-se pouco no setor ofensivo, Alexandre Pato, enfim, deixou sua marca: em boa jogada pela esquerda, o meia Douglas chutou de fora da área. No meio do caminho, o atacante desviou do goleiro, fechando o placar a favor do Corinthians: 4 a 1. No único teste antes da Recopa, o Timão foi aprovado.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Com jejum do ataque, defesa vira trunfo do Corinthians em 2013

Tite e Emerson treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Tite preocupado com má fase do ataque corintiano
 
Os atacantes do Corinthians vivem jejum de gols desde o dia 28 de abril. Naquela oportunidade, o Timão goleou a Ponte Preta por 4 a 0, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, com gols de quatro jogadores diferentes do setor ofensivo: Emerson Sheik, Alexandre Pato, Romarinho e Paolo Guerrero. Com a seca dos responsáveis por balançar as redes, a consistência da defesa alvinegra ganhou destaque: Gil e Paulo André formaram a dupla menos vazada ao longo do estadual.

Desde o jogo em Campinas, o Corinthians disputou 10 partidas – entre Paulistão, Taça Libertadores da América e Campeonato Brasileiro. Marcou sete gols, sendo que apenas um saiu dos pés de um atacante – Emerson Sheik fez o gol da vitória sobre a Ponte Preta, pelo Brasileirão, no estádio do Pacaembu. O volante Paulinho, por exemplo, marcou três.

As finalizações foram pauta constante nas entrevistas do técnico Tite, que reclamou da falta de pontaria do Timão. A defesa, por outro lado, foi a melhor do Campeonato Paulista. Sofreu 18 gols em 23 jogos, e manteve o bom retrospecto construído no ano passado, quando a zaga formada por Chicão e Leandro Castán fez história ao ser vazada apenas quatro vezes em 14 partidas. 

Com a pausa para a Copa das Confederações, o técnico espera ter nivelado os dois setores. O primeiro teste será contra o rival São Paulo, no próximo dia 3, no estádio do Morumbi, jogo de ida da Recopa Sul-Americana. Há duas semanas em programação intensa no CT Joaquim Grava, o Timão acumulou sete dias a mais de treinamento que o Tricolor, que voltou às atividades somente na última segunda-feira.

- Nessa parada deu para ficarmos concentrados, trabalhando em dois períodos. Chegando aos jogos vamos poder mostrar tudo o que passamos aqui nos treinamentos - afirmou o zagueiro Gil.

No ano passado,  com a saída de Leandro Castán para o Roma, da Itália, Paulo André assumiu a vaga na defesa e foi titular na conquista do Mundial de Clubes, em dezembro. Teoricamente, Chicão iniciaria o ano como titular, reeditando a dupla, mas uma artroscopia no joelho fez com o que o jogador perdesse a vaga para Gil. Tite ainda conta com Felipe, contratado do Bragantino, como opção para o setor.

Lusa vê Palmeiras à frente por Luis Ricardo, mas se divide sobre negócio

Luis Ricardo em treino da Lusa (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com) 
Luis Ricardo é disputado por Palmeiras e Timão. Verdão está pouco à frente 
 
A situação do lateral-direito Luis Ricardo, da Portuguesa, promete render novos capítulos de uma negociação que envolve Corinthians e Palmeiras. O Verdão vinha conversando com a diretoria da Lusa para contratar o jogador há alguma semanas, mas uma consulta feita por dirigentes do Timão na última terça-feira bagunçou a negociação. Na Lusa, a maior dúvida é sobre o tipo de transação: a cúpula rubro-verde ainda é reticente sobre negociar o lateral por empréstimo ou envolvendo outros atletas.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM apurou que a Portuguesa aceita ceder Luis Ricardo pelo valor de R$ 2 milhões. O jogador de 29 anos renovou contrato com a equipe do Canindé recentemente: o compromisso dele vai até junho de 2016. A assinatura só ocorreu porque a diretoria rubro-verde prometeu ao atleta facilitar uma eventual transferência, caso a proposta agradasse a ele e ao clube.

Quem recebeu a sondagem do Corinthians foi o presidente da Portuguesa, Manuel Da Lupa. Procurado pela reportagem, o mandatário preferiu não se pronunciar. A Lusa já havia recebido contato de outros clubes do Brasil, como Flamengo, Internacional e Grêmio. As negociações não andaram por conta de exigências dos lusitanos: para o Fla, por exemplo, Da Lupa pediu dois jogadores e mais uma quantia em dinheiro.

Havia expectativa de que a negociação caminhasse na manhã da última quinta, quando a Portuguesa disputou um jogo-treino com o Palmeiras na Academia de Futebol. Porém, Luis Ricardo não participou da atividade. A diretoria alviverde também foi procurada pela reportagem, mas disse que não pode falar sobre negociações.

- O Palmeiras formalizou uma proposta por escrito, mas na última terça-feira recebemos o contato do Corinthians, através do nosso presidente. Admitimos negociar com o jogador desde que seja benéfico para ele e para o clube. O Luis Ricardo sempre foi um bom atleta, comprometido com o clube, e prometemos que iríamos liberá-lo por uma proposta interessante - explicou Roberto Santos, vice-presidente de futebol da Portuguesa.

A possibilidade de envolver outros jogadores na negociação não agrada a alguns dirigentes da Lusa. Luís Iaúca, conselheiro do clube e antigo vice de futebol, que é um dos homens mais influentes no futebol do clube, não aprova a ideia de ceder Luis Ricardo sem que o clube receba uma boa compensação financeira. Mesmo assim, a inclusão de atletas alviverdes na troca, como o lateral Ayrton e o atacante Maikon Leite, foi aprovada pelo técnico Edson Pimenta.

No Corinthians, o contato aconteceu principalmente por conta da possível aposentadoria de Alessandro, atualmente com 34 anos e com contrato até dezembro. No momento, o Timão conta somente com Edenílson para a posição. Até agora, a busca por Luis Ricardo limitou-se a uma consulta informal. A negociação com o zagueiro Cleber, da Ponte Preta, por exemplo, começou da mesma forma: hoje, o defensor depende apenas de exames médicos para ser apresentado no Parque São Jorge.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Corinthians assina por três anos com jovem santista em fim de contrato

Vitor Hugo defenderá o Corinthians depois de sair do Santos a custo zero (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação)

Principal destaque dos juvenis do Santos até a temporada 2011, Vítor Hugo (94) foi contratado pelo Corinthians. Ponta canhoto de bom drible e finalização, ele fechou acordo válido por três temporadas na quarta-feira. Tentará um lugar no time titular júnior que disputa o Campeonato Paulista Sub-20 e, principalmente, a próxima edição da Copa São Paulo. Antes, porém, Vítor precisará se reabilitar.

Em dezembro de 2011, então pelo Santos, ele sofreu grave lesão de joelho e, diante de concorrentes de qualidade, jamais conseguiu retomar a forma que havia exibido em 2010/11. Especialmente neste último ano, dividia o protagonismo da equipe com Victor Andrade (95) e chegou até o vice-campeonato paulista da categoria. Hoje, é encarado pela direção da base corintiana como uma aposta, apesar do longo vínculo. 

Sem acordo financeiro para renovar o contrato de três anos que vencia no último dia 25, o Santos então abriu mão de Vítor Hugo. Nos tempos mais recentes, em virtude de uma renovação que não aconteceria, a comissão técnica dos juniores do Santos deixou de utilizá-lo. A situação é parecida à de Bruno Lamas (94), meia que deixou a Vila Belmiro para assinar com o Cruzeiro recentemente.

A caminho de seu último ano de juniores, Vítor Hugo foi contratado pelo Corinthians para reforçar uma carente safra corintiana de 1994, especialmente depois do empréstimo de Giovanni (94) para a Ponte Preta e porque Paulo Victor (93), o Paulinho, não é elegível para a próxima Copa São Paulo. Além de Vítor, o Corinthians fez contratações pontuais para o elenco júnior nos últimos tempos, o que também evidencia defeitos na prospecção e formação de atletas.

Yan (95), lateral direito do Desportivo Brasil, foi o nome mais expressivo desta lista. Soma-se a ele o volante Fabiano Alves (94, ex-Palmeiras), o atacante João Pedro (94, ex-Palmeiras) e o lateral esquerdo Dudu (94, ex-Flamengo). 

Prata da Casa - Terra

Timão muda horário de jogo-treino contra o Audax pela segunda vez

Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Danilo, Tite e Maldonado participam de treino no Timão 
 
O jogo-treino entre Corinthians e Audax mudou de data novamente. A partida no CT Joaquim Grava, único teste do técnico Tite antes do jogo de ida da Recopa Sul-Americana, contra o São Paulo, havia sido marcada para esta sexta-feira. Foi transferida para sábado e agora recuou para sexta novamente. O confronto está agendado para 15h30.

Assim, ao contrário do que costuma fazer, o Corinthians treinará com portões fechados para a imprensa no sábado. O mesmo acontecerá no domingo, quando os jogadores não terão folga – todos, sem exceção, trabalharão normalmente. O técnico Tite tem evitado ensaiar a equipe nos treinos abertos, e o time titular para encarar o São Paulo segue como incógnita.

O único jogo-treino do Corinthians até aqui nesta temporada foi contra o Flamengo de Guarulhos, pouco antes da estreia do atacante Alexandre Pato. Na oportunidade, a equipe ainda voltava de férias após conquistar o Mundial de Clubes, no Japão, e se preparava para o longo Campeonato Paulista.

A última semana foi de preparação intensa para o Timão. Com o treinador mais reservado, passando a maioria do tempo em sua sala no centro de treinamento, os holofotes se voltaram para o preparador físico Fábio Mahseredjian, que comandou o elenco em dois períodos praticamente todos os dias. A intenção é ter o elenco inteiro com 100% das condições para o confronto com o São Paulo.

Internacional volta a tentar Alan e pode atrapalhar o Corinthians

Alan Luciano Ruschel (Foto: Divulgação)

O Corinthians, mais uma vez, terá uma disputa com o Internacional para acertar uma contratação. Isso porque o lateral-esquerdo Alan, da Chapecoense, voltou a ser procurado pelo time gaúcho. Cleber, que deve ser anunciado nos próximos dias, também esteve na mira do time de Porto Alegre.

A princípio, o Colorado tinha desistido e deixado a situação do Timão ainda mais tranquila pelo jogador de 23 anos. Vendo o interesse alvinegro, o presidente Giovanni Luigi tornou a fazer contato com o agente do jogador, que repassou os valores que a equipe de Chapecó (SC) quer para liberá-lo agora.
 
A quantia exigida pela equipe líder da Série B é mantida em sigilo entre as partes. O certo é que Alan tem contrato somente até o dia 30 de novembro, ou seja, já pode assinar um pré-contrato com outro clube.

Por isso a Chapecoense está disposta a ceder o lateral por uma compensação financeira. Por meio de Tite, que tem amizade com o treinador do atleta, Gilmar Dal Pozzo, o time de Parque São Jorge encaminhou a chegada do jogador. Ele seria mais uma aposta desconhecida e chegaria com a ajuda do banco BMG.
 
 Lancenet!

Reforço, Cleber diz que concretiza o sonho de jogar no Corinthians

Cleber, zagueiro da Ponte Preta (Foto: Divulgação/Jornal Todo Dia)

Acertado com a Ponte Preta, o Corinthians ainda aguarda os exames médicos para assinar contrato e anunciar o zagueiro Cleber como seu novo reforço. O defensor, porém, já não esconde a sua felicidade pelo acerto com o Timão:

- É um time de ponta, campeão mundial, é uma felicidade muito grande jogar em um clube desses. Todo jogador sonha em jogar no Corinthians e eu sou um desses sonhadores que concretizou isso - afirmou, em entrevista concedida à Rádio Bradesco Esportes nesta quarta-feira.
 
Em contato com a reportagem do LANCE!Net ainda na tarde de quarta-feira, a Macaca confirmou a negociação do jogador de 22 anos, que deve assinar um vínculo por quatro anos. A quantia deve ser mesmo a da multa rescisória, que é de R$ 8 milhões. O time da capital contou com a ajuda de parceiros para fechar a transação.

- Todo jogador pensa em buscar seu espaço. Devagarzinho vou fazer meu trabalho. Espero fazer um bom campeonato e ajudar o elenco para o professor ver meu trabalho. Chego para somar - completou ele.

Cleber recusou propostas do Basel, da Suíça, e Torino, da Itália, que ofereceram cerca de R$ 9 milhões para tirá-lo da equipe campineira. Sua ideia, desde o começo, era permanecer no Brasil e jogar em uma grande equipe, para só depois ir para exterior.

QUEM É

Nome: Cleber Janderson Pereira Reis
Posição: Zagueiro
Nascimento: 5/12/1990 (22 anos)
Naturalidade: São Francisco do Conde (BA)
Altura: 1,87m
Peso: 87 kg
Clubes: Legião-DF, Paulista, Itumbiara, Catanduvense e Ponte Preta

Lancenet!

Gil vê Timão no caminho certo e garante foco em título da Recopa

Gil Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Gil será titular nos dois jogos contra o Tricolor
 
Após quase duas semanas completas de treinamento, o Corinthians está a poucos detalhes de ficar pronto – física e tecnicamente - para enfrentar o São Paulo na próxima quarta-feira, no Morumbi, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. Destaque no primeiro semestre, o zagueiro Gil acredita que o Timão esteja no caminho certo para buscar o segundo título em três campeonatos disputados na temporada.

Campeão paulista, o Corinthians foi eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores e agora disputará a primeira Recopa de sua história. Titular desde que chegou ao clube, Gil exaltou a importância do time reforçado e disse acreditar em uma constante evolução. Além do torneio de tiro curto, o Timão ainda disputará o Brasileiro e a Copa do Brasil no segundo semestre.

– Há todo um processo. No começo do ano, chegamos eu, o Renato Augusto, o Alexandre Pato... Estamos fazendo de tudo para somar. Não podemos esquecer que fomos campeões paulistas. De dois títulos, ganhamos um. A equipe está no caminho certo – afirmou, no CT Joaquim Grava.

– Essa parada foi muito boa para recarregar as energias, para fazermos tudo o que o professor (Tite) pede. Estamos dando nosso melhor e todo mundo está em perfeitas condições.

As primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro mostraram um Corinthians instável. Em cinco jogos, apenas uma vitória, três empates e uma derrota, que renderam a 13ª colocação antes da pausa para a Copa das Confederações. O técnico Tite atribuiu a falta de fôlego como principal fator responsável pelo mau desempenho. Para a segunda metade de 2013, o preparador físico Fábio Mahseredjian assegurou: o Timão estará "voando".

– Para o torcedor vai ser bom. A equipe vai voltar 100%, física e mentalmente. Estamos nos preparando para voltar com força total – completou Gil.

O Corinthians chegará à Recopa com uma semana de vantagem em relação ao São Paulo. Enquanto o Timão treina no CT Joaquim Grava desde o dia 17, com atividades em dois períodos na maioria dos dias, o Tricolor voltou aos trabalhos somente nesta segunda. Nos dois confrontos entre os rivais neste ano, ambos pelo Paulistão, os alvinegros levaram a melhor: 2 a 1 pela primeira fase e vitória nos pênaltis, após empate sem gols, pela semifinal do Paulista.

Renovação do elenco não assusta jogadores do Corinthians: ‘Normal’

Cassio treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Cássio não se preocupa com reformulação do elenco
 
A diretoria do Corinthians já deixou claro que o atual elenco está passando por um processo de renovação. O volante Paulinho já foi negociado com o Tottenham, da Inglaterra. Três outros jogadores – Alessandro, Chicão e Emerson Sheik – ainda negociam a renovação dos respectivos compromissos, que terminam em dezembro. A saída e chegada de atletas ao Parque São Jorge não assusta o plantel, convicto da gratidão dos dirigentes.

Somente neste ano, sete jogadores assinaram contrato com o Timão: o goleiro Walter, o zagueiro Gil, os volantes Maldonado e Jocinei, os meias Renato Augusto e Ibson e o atacante Alexandre Pato. A reforma do elenco, que conquistou quatro títulos nos últimos dois anos e meio (Brasileirão de 2011, Libertadores e Mundial de 2012 e Paulistão de 2013) é vista como algo natural e inevitável.

– Isso acontece, alguns jogadores são vendidos, outros de certa idade acabam deixando o clube para renovar o elenco. Quem está aqui é comprometido com o trabalho. Todo time é assim, e não vejo nada de anormal – opinou o goleiro Cássio.

O fato de ter mantido a base da equipe vitoriosa nos últimos anos é considerado uma conquista pela diretoria do Timão. O próprio Paulinho, antes de acertar transferência para o futebol inglês, recusou duas propostas do Internazionale de Milão. Atletas como o volante Ralf e o atacante Paolo Guerrero, mesmo sondados constantemente por times europeus, preferiram continuar no Corinthians.

Alheio às negociações em que o Timão está envolvido no mercado de transferências, Cássio assegurou que o assunto não é pauta das conversas entre os jogadores. Atualmente, por exemplo, o clube está pela assinatura de contrato para anunciar o zagueiro Cleber, da Ponte Preta, como oitavo reforço de 2013. No elenco, o foco é o segundo semestre abarrotado de partidas, com Recopa, Brasileirão e Copa do Brasil a serem disputados.

– Não ficamos preocupados. Isso é problema da direção. É difícil se envolver nessas situações, opinar, se meter com a diretoria. Sempre estamos perto de jogadores de qualidade, comprometidos com a causa, que querem vencer e ajudar o Corinthians a ganhar títulos – completou.

Conmebol define árbitros para decisões da Recopa Sul-Americana

paulo cesar oliveira árbitro juiz (Foto: Divulgação) 
Paulo César comanda clássico 
 
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu os trios de arbitragem para as duas partidas que decidirão a Recopa Sul-Americana, entre São Paulo e Corinthians. O primeiro confronto será no estádio do Morumbi, no dia 3 de julho, e o duelo decisivo no dia 17, no Pacaembu.

O mineiro Ricardo Marques Ribeiro foi escolhido para o jogo de ida, enquanto o paulista Paulo César de Oliveira acabou designado para a partida de volta.

A Recopa reúne os campeões da Libertadores (Corinthians) e da Copa Sul-Americana (São Paulo) de 2012. Será a primeira vez que os rivais decidirão um título internacional. Os dois fizeram a semifinal da Copa Conmebol em 1994, em que o Tricolor levou a melhor nos pênaltis.

Confira a escala de arbitragem dos dois jogos:

Jogo de ida – Morumbi, 3 de julho
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistente 1: Marcelo Van Gasse
Assistente 2: Kléber Lúcio Gil

Jogo de volta – Pacaembu, 17 de julho
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Assistente 1: Marcio Santiago
Assistente 2: Fabricio Vilarinho

Palmeiras ganha concorrência do Corinthians na luta por Luis Ricardo

Luis Ricardo, Portuguesa x Internacional (Foto: Marcelo Machado de Melo/Agência Estado) 
Palmeiras e Corinthians querem Luis Ricardo
 
O jogo-treino desta quinta-feira, às 10h, será entre Palmeiras e Portuguesa, mas o Corinthians vai acompanhar atentamente os acontecimentos na Academia de Futebol. O motivo de tanta atenção atende pelo nome de Luis Ricardo, lateral-direito que vem negociando com o Alviverde há algumas semanas e que agora desperta interesse no Timão.

As conversas entre Lusa e Verdão estão mais avançadas e a expectativa nos dois clubes é que o encontro na manhã desta quinta-feira defina o acordo. O Corinthians, porém, procura alternativas para o seu plantel caso não renove com Alessandro e já trabalha nos bastidores para aplicar um novo chapéu no rival – no ano passado, o Timão anunciou a contratação de Guilherme um dia após o Verdão acertar com a diretoria do clube do Canindé.

Luis Ricardo, que não tem empresário, vive expectativa sobre seu futuro e disse aguardar definição da Portuguesa. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o lateral se mostrou empolgado com a possibilidade de vestir a camisa do Palmeiras e afirmou desconhecer qualquer investida do rival corintiano.

– É uma conversa entre os clubes (Portuguesa e Palmeiras). Não sei em que pé anda, mas gostaria que se resolvesse logo porque fica uma situação complicada. Minha cabeça está um trevo. Gostaria, sim, de jogar no Palmeiras. É um grande clube. Mas no momento o principal é que tenha uma resolução o mais rápido possível – afirmou.

Gostaria, sim, de jogar no Palmeiras. É um grande clube"
Luis Ricardo
 
Gerente de futebol da Portuguesa, Candinho admitiu que o encontro desta quinta-feira poderá ser decisivo nas negociações com o Palmeiras. Segundo o dirigente, o Verdão foi o único clube que manifestou interesse na contratação do jogador e desconhece qualquer oferta alvinegra.

– Se chegou algo além do Palmeiras foi diretamente para o presidente – desconversou o cartola.

O principal desejo do clube do Canindé é negociar o jogador em definitivo, mas o empréstimo não foi descartado. A Lusa pede a inclusão de jogadores como o lateral-direito Ayrton e o atacante Maikon Leite para liberar Luis Ricardo ao Palmeiras. O zagueiro Maurício Ramos, que também interessava ao time rubro-verde, foi retirado da negociação por estar perto de acertar transferência para o Sharjah FC, dos Emirados Árabes. O defensor nem tem treinado com o restante do elenco e apenas aprimora parte física na Academia de Futebol aguardando definição do clube.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Anderson Silva e Corinthians não chegam a acordo para renovação

Anderson Silva não tem mais contrato com o Corinthians. O clube paulista divulgou nesta quarta-feira que não chegou a um acordo para renovação com o campeão dos médios do UFC. No dia 12 deste mês, o Spider já se apresentou em uma coletiva de imprensa sem o escudo do clube, e as primeiras desconfianças sobre o fim da parceria se iniciaram.

O Corinthians anunciou a contratação de Anderson Silva em agosto de 2011. Em outubro do mesmo ano, o clube inaugurou uma academia voltada às lutas no valor aproximado de R$ 120 mil. Sob contrato do clube, o Spider disputou três lutas e manteve a invencibilidade dos últimos anos com vitórias sobre Yushin Okami, Chael Sonnen e Stephan Bonnar.
Anderson Silva MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque) 
Anderson Silva sem o escudo do Corinthians em coletiva no dia 12
 
Confira a íntegra da nota:

"No último dia 31 de maio, foi encerrado o contrato do atleta Anderson Silva com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde então, o clube procurou o lutador para a renovação do vínculo, mas os seus representantes legais informaram que, por hora, não há interesse na continuidade do trabalho em conjunto.

"O Sport Club Corinthians Paulista agradece Anderson Silva pelo tempo que defendeu a camisa alvinegra com dedicação e talento nos octógonos do UFC, a principal competição de MMA do planeta, e deixa as portas abertas para o seu retorno.

"Mesmo sem estar estampado em seu uniforme na próxima luta, o escudo do Sport Club Corinthians Paulista ficará cravado para sempre no coração do multicampeão e eterno corinthiano Anderson Silva."

Dúvida, Paulo André faz novo treino sozinho; Alessandro vai a campo

Paulo André e Alessandro - Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Paulo André é dúvida; Alessandro está descartado
 
Na expectativa de se recuperar a tempo para disputar o jogo de ida da Recopa Sul-Americana, contra o São Paulo, no dia 3 de julho, o zagueiro Paulo André treinou separadamente mais uma vez nesta quarta-feira. Com um problema muscular, o jogador fez trabalhos leves com bola, monitorado pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Ainda não se sabe se ele terá condições de disputar o clássico

No campo ao lado, no CT Joaquim Grava, o técnico Tite testou possíveis formações do Timão para o primeiro jogo após a pausa para a Copa das Confederações. Com Gil como titular absoluto, o treinador escalou Chicão para formar a dupla de zaga em um primeiro momento, mas também testou Felipe no posto. Por falta de jogador para a posição, os reservas tiveram de atuar com o volante Jocinei recuado.

Descartado do primeiro jogo contra o São Paulo, o lateral Alessandro voltou a correr em volta do campo. Ele vinha trabalhando somente na academia, mas se exercitou normalmente nesta quarta, ao lado do fisioterapeuta Caio Mello. Atualmente com 34 anos, o jogador ainda estuda a possibilidade de se aposentar ao final desta temporada. O contrato dele com o Timão termina exatamente em dezembro.

Ainda readquirindo os movimentos normais do joelho direito, o volante Guilherme Andrade adotou ritmo mais moderado, e apenas caminhou em volta de um dos campos. Ele operou o joelho direito, e tinha previsão de retorno somente para outubro, mas está evoluindo e deve voltar antes do prazo. O atacante Zizao foi outro que trabalhou sozinho: sem ser testado sequer entre os reservas no treino comandado por Tite, ele fez uma atividade com bola.

Tite testa formações no Corinthians e mantém Pato na reserva

Pato treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Pato deverá ficar no banco contra o São Paulo
 
O técnico Tite mostrou pela primeira vez em trabalho aberto, desde o retorno do Corinthians aos treinamentos, na última semana, a provável escalação para o confronto contra o São Paulo, no dia 3 de julho, às 21h50m (horário de Brasília), no Morumbi, jogo de ida da Recopa Sul-Americana. Em jejum de gols que já dura 10 jogos, o atacante Alexandre Pato não ficou entre os titulares em nenhum momento, em um claro indício de que ele iniciará o clássico no banco.

Tite resolveu utilizar o esquema do primeiro semestre, 4-2-3-1, e escalou Romarinho na linha de três jogadores à frente dos volantes, ao lado de Danilo e Emerson Sheik, com Paolo Guerrero como referência no ataque. Depois, Renato ocupou a vaga de Romarinho, voltando o time ao 4-4-2.

Sem Alessandro, machucado, e Paulo André, que ainda é dúvida, o técnico corintiano escalou Edenílson na lateral direita e começou com Chicão na defesa, compondo a zaga ao lado de Gil. Na segunda parte, ele também testou o jovem zagueiro Felipe na formação principal. Chicão e Felipe são opções para o caso de Paulo André não poder atuar.

Para o lugar de Paulinho, negociado com o Tottenham, da Inglaterra, no último fim de semana. Tite testou Guilherme, substituto mais óbvio do camisa 8, mas também observou Ibson, que vinha atuando como armador, no setor.

Os goleiros também ganharam uma chance no teste: Walter foi escalado no lugar de Cássio e Júlio César entrou no lugar de Danilo Fernandes. A equipe titular foi escalada da seguinte maneira: Cássio (Walter); Edenílson, Chicão (Felipe), Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Ibson); Romarinho (Renato Augusto), Danilo e Emerson Sheik; Paolo Guerrero.

Com o jovem Jocinei, contratado do Rio Claro, como zagueiro, os reservas tiveram: Danilo Fernandes (Júlio César); Willian Arão, Felipe (Chicão), Jocinei e Igor; Maldonado, Ibson (Guilherme), Renato Augusto (Romarinho) e Douglas; Alexandre Pato e Léo (Paulo Victor).

Ponte revela acordo com o Corinthians para vender Cleber

cleber ponte preta O Cara do Paulistão (Foto: Carlos Velardi/ EPTV) 
Cleber está a caminho do Corinthians: Ponte confirma acordo 
 
Os detalhes que separam a assinatura de contrato entre Cleber e Corinthians não impedem a Ponte Preta de confirmar o fim da novela com o zagueiro. Após reunião na noite da última terça-feira, o presidente da Macaca, Márcio Della Volpe, confirmou ao departamento de futebol que entrou em acordo com o Timão para vender o defensor por R$ 8 milhões. A cúpula do Corinthians não oficializa a contratação, mas admite que a negociação está em estágio avançado, tanto que o atleta é aguardado no CT Joaquim Grava partir da próxima semana. Corinthians e Cleber já acertaram bases salariais e tempo de contrato.

– O Márcio voltou de São Paulo e deu a informação que está fechado. Foi um bom negócio para a Ponte – se limitou a dizer o executivo de futebol da Ponte, Ocimar Bolicenho, à Rádio Bandeirantes, no início da tarde desta quarta-feira.

O valor cobre a multa rescisória para o mercado interno. Com um contrato bem amarrado, a Macaca também conseguiu satisfazer suas pretensões. O Timão terá a ajuda de investidores para realizar a compra. Os direitos de Cleber são divididos entre Ponte Preta (60%, sendo 30% ao presidente afastado Sérgio Carnielli), empresários (30%) e o próprio jogador (10%). O vínculo iria até 2015.

Desde que o zagueiro deixou claro o desejo de defender um clube grande do Brasil, a Ponte avisou que não abriria mão de receber uma boa recompensa pela sua parte. O Internacional chegou a fazer uma proposta de R$ 5 milhões, mas a Macaca recusou. O São Paulo foi outro que tentou, sem sucesso, tirar Cleber do Majestoso. Para o desfecho positivo com o Timão, pesou também o bom relacionamento entre as diretorias.

Recentemente, os clubes foram parceiros na ida de Guilherme Andrade para o Parque São Jorge e nos empréstimos dos meias Ramírez e Giovanni para a Macaca. Até por isso não foi necessário o pagamento ‘direto e reto’ da multa rescisória. Como estavam dispostos a definir o impasse sem conflitar os interesses, os lados chegaram a um denominador comum e fecharam verbalmente o negócio. A Ponte ‘levou’ menos que os R$ 9,73 milhões oferecidos pelo Basel, da Suíça – a proposta foi aceita pelo clube, mas recusada pelo jogador –, porém, ficou satisfeita com o acordo. A expectativa é que a oficialização saia até o fim da semana.

A permanência de Cleber no Majestoso ficou insustentável depois que o jogador acusou a diretoria da Ponte de enganá-lo na revisão de contrato, no fim do ano passado, subindo a multa rescisória de R$ 3 milhões para R$ 8 milhões (para o mercado interno) sem avisá-lo. A Ponte rebateu as acusações e garantiu que o processo foi feito dentro da legalidade. Nos últimos dias, o clima esquentou de vez com críticas de ambos as partes. O gerente de futebol Marcus Vinícius chamou Cleber de 'ingrato'. O atleta, por sua vez, disparou: 'estão falando m... de mim'. O ambiente ruim entre jogador e Ponte favoreceu a investida do Timão.

Com o dedo de Tite, Corinthians negocia com lateral-esquerdo Alan

Alan Luciano Ruschel (Foto: Divulgação)

 
 
Foi pelo telefone que o técnico Tite demonstrou o interesse do Corinthians em contratar o lateral-esquerdo Alan, de 23 anos, que atua pela Chapecoense (SC), a líder do Brasileirão da Série B.

Muito amigo do técnico Gilmar Dal Pozzo, que era o goleiro do Caxias na primeira grande conquista da sua carreira – o campeonato gaúcho de 2000 diante do Grêmio de Ronaldinho Gaúcho –, o treinador corintiano entrou com contato com ele e pediu informações sobre o atleta apontado como um dos destaques da equipe.

A resposta foi positiva e, diante da desistência do Internacional na tentativa de contratar o jogador, os dirigentes corintianos entraram forte na negociação nos últimos dias e o acerto deve ocorrer.

Apontado como revelação do Campeonato Gaúcho atuando pelo Juventude, o jovem tem contrato com o clube de Chapecó (SC) apenas até o final do ano. Para tirá-lo de lá, o Alvinegro deverá pagar uma compensação financeira ao clube catarinense. Para isso, contará com a ajuda do banco BMG, que vai adquirir um percentual dos direitos dele. O grupo de investidores tem feito alguns negócios com o Timão. Em 2012, intermediou a vinda do meia Chiquinho, então no Ipatinga (MG).
Tite com Gilmar Dal Pozzo, em 2011, no CT do Timão (Divulgação)

A busca por um reserva para Fábio Santos indica que a comissão técnica ainda não deposita 100% de confiança em Igor e Denner, jovens que saíram das categorias de base. Revelado como meia, Alan seria uma opção mais ofensiva para Tite ter no elenco. Na Série B, já disputou seis jogos e marcou um gol, na estreia.

Lancenet!

Corinthians entra na briga com o Palmeiras para ter Luis Ricardo, da Portuguesa

O Corinthians está negociando com a Portuguesa a transferência do lateral-direito Luis Ricardo. O clube entrou na briga com o Palmeiras e pretende repetir o que conseguiu há um ano, com o volante Guilherme, que estava muito próximo do rival e acabou no Parque São Jorge. A negociação está sendo tocada por Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, e Roberto Santos, vice-presidente de futebol da Portuguesa.
 
Há complicadores para que o negócio saia. A Portuguesa gostaria de receber alguns jogadores, mas Luís Iaúca, ex-homem forte do futebol luso e um dos investidores que garantiram a contratação de Luis Ricardo, quer dinheiro vivo.

Esta foi uma das razões para que nada desse certo com o Palmeiras. A outra é que vazou uma lista de jogadores que poderiam ir para o Canindé. Ao saberem, através dá mídia do que estava acontecendo, Maikon Leite e Maurício Ramos sentiram-se desprestigiados e negaram-se a jogar na Portuguesa.

A diretoria da Lusa prometeu a Luis Ricardo que facilitaria sua transferência. Por isso, ele aceitou renovar o vínculo com o clube por três anos. Caso contrário, a partir do final do mês ele já poderia assinar um pré-contrato pra a próxima temporada e a Portuguesa não receberia nada por sua saída.

Uma outra possibilidade é o empréstimo por um ano em troca de alguns jogadores também por um ano. Nesse caso, a Portuguesa gostaria de continuar pagando os salários de Luis Ricardo e que o Corinthians se responsabilizasse pelo que ganham os jogadores que poderiam fazer parte da transação. Se Luis Iaúca for convencido, é claro.

UOL

Gobbi admite saída de Paulinho e fala em novo ciclo no Corinthians

Mario Gobbi treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Gobbi admite saída de Paulinho, mas diz que novo Corinthians continuará forte
 
O torcedor do Corinthians já pode se preparar para ver um novo time em campo no retorno do Campeonato Brasileiro. Pelo menos é o que diz o presidente Mário Gobbi. No fim da manhã desta quarta-feira, o dirigente emitiu um comunicado através do site oficial do clube falando sobre o processo de reformulação que o elenco está passando.

O mandatário do Timão admitiu a saída do volante Paulinho - ele foi negociado com o Tottenham, da Inglaterra -, mas apostou na qualidade de Guilheme e Edenílson para substituir o ídolo da Fiel, recordando processo semelhante ao adotado pelo clube na negociação que levou Elias para o futebol português e deu a oportunidade para o até então desconhecido Jucilei.

Mário Gobbi enalteceu os reforços contratados pelo Corinthians em 2013 e garantiu que o objetivo da equipe comandada pelo técnico Tite continua o mesmo: brigar de igual para igual com os principais rivais nas disputas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana.

Além de Paulinho, o Corinthians corre o risco de perder o atacante Emerson, que interessa ao Flamengo. O lateral-direito Alessandro e o zagueiro Chicão ainda discutem renovação de contratos que vencem no fim do ano. Por outro lado, o Timão está perto de fechar a contratação do zagueiro Cleber, da Ponte Preta.

Confira a íntegra do comunicado assinado pelo presidente Mário Gobbi:

Torcedor corinthiano,

Após as conquistas inesquecíveis do Bi Mundial de Clubes da FIFA e do 27º Campeonato Paulista, estamos próximos ao encerramento de mais um ciclo. Aqui no Corinthians, o ciclo planejado vai de agosto a agosto e um novo ajuste está em fase de conclusão para o recomeço que é casado com o término da disputa da Copa Libertadores e a grande janela de transferências do mercado internacional.

Desde o início da temporada, o Corinthians vem se reforçando e, consequentemente, se preparando para o início do novo ciclo. Contratamos Alexandre Pato, Gil, Ibson, Jocinei, Maldonado, Renato Augusto e Walter, e estamos de olho em novas oportunidades que possam aparecer para enriquecer ainda mais o nosso elenco de futebol profissional.

Além das contratações, também sofremos assédio dos principais clubes do mundo sobre alguns de nossos principais jogadores. Fazemos todo o esforço para mantê-los, mas temos que avaliar as boas propostas e entender os objetivos e anseios de vida de cada um de nossos atletas.

Com a saída iminente de Paulinho, confiamos no futebol dos outros volantes que estão sendo preparados há algum tempo, como Guilherme e Edenílson, ou mesmo no recém-contratado Ibson. Acreditamos que eles possam assumir a posição, assim como aconteceu com o próprio Paulinho no lugar do Jucilei. Ou mesmo com o Jucilei na vaga do Elias.

Com a certeza de que brigaremos de igual para igual com todos os outros clubes nas competições que serão disputadas após a Copa das Confederações – Recopa, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro –, vamos trabalhar ao máximo para conquistar novos títulos neste novo ciclo que será iniciado.

Mário Gobbi Filho
Presidente do Sport Club Corinthians Paulista

Tite mantém dúvida entre Renato Augusto e Ibson para a decisão

Desde o empate por 1 a 1 com a Portuguesa, no dia 8 de junho, última vez em que o Corinthians entrou em campo antes da pausa para a Copa das Confederações, a principal dúvida do torcedor gira em torno da escalação titular para o segundo semestre. Afinal, quem serão os onze que começarão o jogo contra o São Paulo, no dia 3 de julho, pela ida da Recopa Sul-Americana? Ainda sem dar indícios nos treinos abertos à imprensa, Tite tem no meio-campo seu principal ponto de interrogação.
Ibson, Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians) 
Ibson disputa com Renato Augusto vaga na final da Recopa
 
A filosofia de trabalho do treinador no Timão sempre foi clara: joga quem treinar melhor. Contratado do Flamengo, Ibson deverá brigar por uma vaga no setor com Renato Augusto, recuperado de grave lesão muscular na coxa direita. Ambos terão como principal empecilho a falta de ritmo de jogo, mas despontam como concorrentes diretos pelo posto de armador do time. Douglas seria outra opção, mas, irregular, deverá ficar no banco por enquanto.

- Ele (Tite) tem testado vários jogadores. Acho que o Tite vê o treino de cada um todos os dias, onde os jogadores rendem melhor, e vai de acordo com isso. Com certeza a equipe que vinha jogando não vai mudar muito - apostou o volante Maldonado.

O lateral-direito Alessandro já está descartado devido a um problema muscular; Edenílson ocupará a vaga. O zagueiro Paulo André ainda é dúvida: caso não se recupere a tempo de enfrentar o São Paulo, abrirá novamente brecha para Chicão. Embora não esteja com 100% das condições físicas, Paolo Guerrero dificilmente sairá do time - ele é o artilheiro do Timão na temporada, com 12 gols.

A última incógnita fica por conta de Emerson Sheik. Ele ainda negocia para renovar seu contrato com o clube – que termina em dezembro. Mesmo assim, já deixou claro que planeja disputar a Recopa Sul-Americana e, portanto, se for o caso de sair, fazer sua despedida levantando uma última taça. A má fase de Pato – antes à frente na disputa pela vaga - deverá pesar a favor do camisa 11 na equipe.

O jogo-treino contra o Audax, agendado para o próximo sábado, deverá dar maiores pistas, mas o provável time do Corinthians diante do São Paulo no dia 3 será o seguinte: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Danilo e Renato Augusto (Ibson); Emerson Sheik (Alexandre Pato) e Paolo Guerrero.
Renato Augusto treino Corinthians (Foto: Mauro Horita ) 
Renato Augusto está recuperado de grave lesão muscular

Edenílson e Guilherme ganham espaço em renovação do Timão

Guilherme Corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Guilherme terá a missão de substituir Paulinho
 
O Corinthians passará por uma reformulação gradual de seu elenco a partir do segundo semestre desse ano. Com a perda do volante Paulinho, que acertou sua ida para o Tottenham, da Inglaterra, o Timão terá de fazer alterações pontuais na base da equipe que conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes no ano passado. Dois nomes, especialmente, deverão ganhar mais evidência após a pausa para a Copa das Confederações: o lateral-direito Edenílson e o volante Guilherme.

Contratado da Portuguesa no ano passado, após uma longa e complicada negociação, Guilherme chegou ao Timão como substituto imediato de Paulinho. As boas atuações como segundo volante devem render a ele um lugar na equipe logo contra o São Paulo, dia 3 de julho, no estádio do Morumbi – jogo de ida da Recopa Sul-Americana.

Nos bastidores, o Corinthians ainda negocia para ter Paulinho ao menos na disputa do título continental contra o rival, mas o Tottenham endurece: quer o jogador logo após os compromissos pela seleção brasileira, para que ele faça a pré-temporada completa. A concorrência para Guilherme é praticamente inexistente: o único outro postulante a segundo volante é Jocinei, jovem contratado do Rio Claro, que ainda não foi sequer apresentado pelo Timão, embora treine no CT há quase um mês.

Na avaliação da diretoria alvinegra, Guilherme já vinha sendo preparado por Tite para substituir Paulinho desde o ano passado. A transferência do camisa 8 para o futebol europeu, após constantes investidas de grandes clubes, além das boas aparições do jogador na Seleção, era dada como inevitável.

– O Guilherme é um jogador jovem e adaptado ao grupo. Por isso chegou antes. Ele vai manter a qualidade, como são os casos do Pato, do Gil, do Renato Augusto. É uma renovação do elenco – explicou o diretor-adjunto Duílio Monteiro Alves.

Quem tem grandes chances de voltar a ser titular na lateral direita, após ser atrapalhado por lesões, é Edenílson. Com Alessandro vetado para o primeiro jogo da Recopa, devido a problema muscular na coxa direita, o jogador ganhará nova oportunidade de assumir o setor. No ano passado, ele chegou a deixar o veterano no banco de reservas na primeira fase da Taça Libertadores da América, mas foi forçado a deixar a equipe devido a uma fratura no pé.

O fato de Alessandro, atualmente com 34 anos, ainda não saber se encerrará sua carreira ao final desta temporada é um grande indício de que Edenílson já está sendo preparado para ganhar lugar entre os titulares. Questionado ainda nesta semana se foi sondado pelo futebol europeu, o lateral deixou claro de quer escrever uma história vitoriosa no Timão antes de trilhar novos caminhos.

Definidos os grupos da segunda fase; Corinthians cai em chave difícil

Após 19 rodadas e 342 partidas, a Liga Futsal chega a sua fase de grupos, onde os 16 classificados da primeira etapa são divididos em quatro chaves. Líder da competição, o Joinville será o cabeça do grupo A, que tem ainda Minas, Cascavel e Florianópolis. Segundo lugar no certame, o Corinthians terá uma pedreira pela frente. Cabeça da chave B, o Timão enfrentará o tetracampeão Carlos Barbosa, o atual campeão da Taça Brasil Atlântico Erechim, além do Maringá.
Carlos Barbosa vence o Corinthians pela Taça Brasil de Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/Divulgação) 
Corinthians e Carlos Barbosa se enfrentarão na segunda fase
 
Atual vencedor da Liga Futsal, o Orlândia está no grupo D, ao lado de Umuarama, Marechal Rondon e Guarapuava. Curiosamente, as três equipes que enfretarão o time do craque Falcão são do estado do Paraná. Terceiro lugar na tabela, o Jaraguá encabeça o grupo C. Os adversários do time catarinense são Assoeva, Concórdia e São José.

Na segunda fase, os times jogam contra os adversários das respectivas chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final. A partir de então, o campeonato é disputado no sistema de mata-mata até se conhecer o campeão.
Joinville vence Marechal Rondon pela Liga Futsal (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação) 
O líder Joinville jogará contra Minas, Cascavel e Florianópolis
 
A organização da Liga Futsal ainda não divulgou as datas dos próximos jogos. Entretanto, a ordem dos confrontos já estão definidas usando como critério de escolhas das rodadas a posição final na primeira fase.

Confira a classificação final da primeira fase:
1º Joinville (SC) - 47 pontos

2º Corinthians (SP) - 41 pontos
3º Jaraguá (SC) - 35 pontos
4º Orlândia (SP) - 33 pontos
5º Umuarama (PR) - 29 pontos
6º Assoeva (RS) - 28 pontos
7º Carlos Barbosa (RS) - 27 pontos
8º Minas (MG) - 27 pontos
9º Marechal Rondon (PR) - 27 pontos
10º Concórdia (SC) - 26 pontos
11º Atlântico Erechim (RS) - 24 pontos
12º Cascavel (PR) - 23 pontos
13º Guarapuava (PR) - 23 pontos
14º São José (SP) - 20 pontos
15º Maringá (PR) - 19 pontos
16º Florianópolis (SC) - 18 pontos
17º São Paulo/Suzano* - 13 pontos
18º São Bernardo* - 7 pontos
19º São Caetano* - 3 pontos
*Eliminados

Confira a ordem dos jogos da segunda fase:

Grupo A: Joinville (1º), Minas (8º), Cascavel (12º) e Florianópolis (16º)
1ª rodada - 1º turno: Florianópolis x Joinville; Minas x Cascavel
2ª rodada - 1º turno: Joinville x Minas; Cascavel x Florianópolis
3ª rodada - 1º turno: Cascavel x Joinville; Florianópolis x Minas
1ª rodada - 2º turno: Joinville x Florianópolis; Cascavel x Minas
2ª rodada - 2º turno: Minas x Joinville; Florianópolis x Cascavel
3ª rodada - 2º turno: Joinville x Cascavel; Minas x Florianópolis

Grupo B: Corinthians (2º), Carlos Barbosa (7º), Atlântico Erechim (11º) e Maringá (15º)
1ª rodada - 1º turno: Maringá x Corinthians; Carlos Barbosa x Atlântico Erechim
2ª rodada - 1º turno: Corinthians x Carlos Barbosa; Atlântico Erechim x Maringá
3ª rodada - 1º turno: Atlântico Erechim x Corinthians; Maringá x Carlos Barbosa
1ª rodada - 2º turno: Corinthians x Maringá; Atlântico Erechim x Carlos Barbosa
2ª rodada - 2º turno: Carlos Barbosa x Corinthians; Maringá x Atlântico Erechim
3ª rodada - 2º turno: Corinthians x Atlântico Erechim; Carlos Barbosa x Maringá

Grupo C: Jaraguá (3º), Assoeva (6º), Concórdia (10º) e São José (14º)
1ª rodada - 1º turno: São José x Jaraguá; Assoeva x Concórdia
2ª rodada - 1º turno: Jaraguá x Assoeva; Concórdia x São José
3ª rodada - 1º turno: Concórdia x Jaraguá; São José x Assoeva
1ª rodada - 2º turno: Jaraguá x São José; Concórdia x Assoeva
2ª rodada - 2º turno: Assoeva x Jaraguá; São José x Concórdia
3ª rodada - 2º turno: Jaraguá x Concórdia; Assoeva x São José

Grupo D: Orlândia (4º), Umuarama (5º), Marechal Rondon (9º) e Guarapuava (13º)
1ª rodada - 1º turno: Guarapuava x Orlândia; Umuarama x Marechal Rondon
2ª rodada - 1º turno: Orlândia x Umuarama; Marechal Rondon x Guarapuava
3ª rodada - 1º turno: Marechal Rondon x Orlândia; Guarapuava x Umuarama
1ª rodada - 2º turno: Orlândia x Guarapuava; Marechal Rondon x Umuarama
2ª rodada - 2º turno: Umuarama x Orlândia; Guarapuava x Marechal Rondon
3ª rodada - 2º turno: Orlândia x Marechal Rondon; Umuarama x Guarapuava

Gramado da Arena Corinthians começa a ser plantado por Andrés

andres sanches arena corinthians (Foto: Marcos Favari/Odebrecht) 
Andrés inicia o plantio do gramado da Arena
 
Um marco das obras da futura Arena Corinthians foi estabelecido nesta terça-feira. Pilotando a máquina semeadora, o ex-presidente do Timão Andrés Sanches iniciou o plantio do gramado. O equipamento operou leste/oeste do terreno. Nesta quarta, a máquina de semear vai percorrer o sentido norte/sul (de um gol a outro) e também será realizada a primeira adubagem. De acordo com o cronograma, o gramado da Arena Corinthians deve ficar pronto em setembro.

Até lá haverá um período de maturação pós-plantio de cerca de 90 dias, em que serão feitos poda, irrigação, adubação, controle de pragas e doenças, entre outros trabalhos. Todo automatizado, o sistema de irrigação contará com 48 aspersores, com acionamento individual, permitindo irrigar partes diferentes do gramado, de acordo com as necessidades.

Antes do início da semeadura do gramado, foi realizada uma escavação de 6 mil metros cúbicos de terra, material que foi utilizado para aterrar outras áreas e trabalho dentro do canteiro, e o piso foi rebaixado em cerca de 70 centímetros.

Após a retirada desse material, foram instalados os sistemas de drenagem a vácuo e de resfriamento da grama. Como o gramado será de inverno, o resfriamento é necessário para garantir que no verão o piso sobreviva e esteja perfeitamente firme na época do inverno, quando se jogará a Copa. Em seguida, foram colocadas camadas de britas e areia.